Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compartilhar Velox


skywalker

Posts recomendados

Pessoal,

Já estou a dias tentando resolver um problema que está me perseguindo :

Fazer o windows acessar a internet através do linux.

Eu já fiz tudo que é possível com o Iptables usando o MASQUERADE, habilitei o ip_forward e não adiantou.

Eu vou descrever como está meu ambiente e as configurações das máquinas :

Eu tenho 3 máquinas :

1 Linux Red Hat com tres placs de rede conectado com Velox

2 Windows XP com uma placa de rede cada

O linux está acessando a internet normalmente e as configurações das placas estão assim :

eth2 : 192.168.0.1 -> esta é a placa que conecta a internet

eth0 : 192.168.0.2 -> esta conecta Windows XP com ip 192.168.0.2

eth1 : 192.168.0.3 -> esta conecta Windows XP com ip 192.168.0.3

ppp0 : é a conexão do velox criada com o adsl-setup.

fiz os comandos :

echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0 -o ppp0 -j MASQUERADE

Nos Windows, eu coloquei como Gateway o 192.168.0.1.

Quando eu dou um ping pelo Windows, não consegue achar o linux e o Internet Explorer não conecta .

Isto que eu fiz está correto ?

O IPs estão corretos ?

Por favor se alguem puder me ajudar eu aradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente mudar as configurações das rede para assim:

eth0 = 10.0.0.1 => INTERNET

eth1 = 10.206.75.1 => COLOQUE ESTE IP COMO GATEWAY DO WINDOWS 1

eth2 = 192.168.10.1 => COLOQUE ESTE IP COMO GATEWAY DO WINDOWS 2

você adcionou as configurações de IP_FORWARD no rc.local ou só digitou no terminal?

Depois disso digite "ip a" ou "ifconfig" e posta o resultado falô :)

você também pode tentar depois disso instalar o servidor proxy SQUID.

Fui!!!

:stupid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, várias redes juntas ... funciona mesmo ?

Vou fazer isso.

Tenho algumas dúvidas:

E os IPs das máquinas Windows 1 e 2. Quais que eu coloco ? Pode deixar como dinâmico?

Outra coisa : o iptables continua o mesmo ?

OBS : eu fiz o comando do ip_forward na linha de comando por enquanto porque eu ainda estou tentando colocar no ar. Depois eu faço um script para colocar no rc.local.

Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo! Faça o seguinte!

Máquina Linux eth0: IP do Velox.

Máquina Windows 1 eth1: 192.168.1.1 / 192.168.1.2

Máquina Windows 2 eth2: 192.168.1.1 / 192.168.1.3

Algo assim. Ou faça assim.

Máquina Linux eth0: IP do Velox.

Máquina Windows 1 eth1: 192.168.1.2

Máquina Windows 2 eth2: 192.168.1.3

Espero que funcione. porque é +- assim que está aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

---------------------------------------(((((((((( SERVIDOR LINUX ))))))))))-----------------------------------

---10.0.0.2 <= === = => 10.0.0.1///10.206.75.1///192.168.1.1 <= = = =>192.168.1.2---------

-(INTERNET)---------|--------------------------------|----------------------------|---------(WIN 2)--------------

--------------------ETH0---------------------------ETH1------------------------ETH2----------------------------

-------------------------------------------------------|--------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------10.206.75.2 ----------------------------------------------------

-----------------------------------------------------(WIN 1)--------------------------------------------------------

Configura do jeito acima e habilita o IP_FORWARD.

No micro WIN1 coloque o GATEWAY do ip 10.206.75.1 e o WIN 2 coloque o GATEWAY do ip 192.168.1.1

OBS:

você adcionou as configurações de IP_FORWARD no rc.local ou só digitou no terminal?

TENTE pingar entre os micros windows e posta o resultado aí!!!

Qual distribuição você usa?

:aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal ,

Fiz tudo conforme vocês falaram. Consegui pingar entre as máquinas mas o windows continua sem abrir a página do veloxzone e não está entrando na internet.

Eu troquei os cabos do velox com um dos windows e as máquinas "pingaram" mas quando eu fui conectar na internet no próprio linux, a página do veloxzone deu como não encontrada. Aí eu tive que voltar como estava antes. Aí passou a abrir a pagina do veloxzone.

Eu não entendi porque deu erro, mas em todos casos... voltei ao que estava.

Eu estou com o linux com todas as placas configuradas e os IPs colocados conforme eu estou mostrando abaixo. Só falta abrir a internet no Windows.

Quanto ao iptables, eu também já fiz o Masquerading.

Veja como ficou a configuração:

LINUX

-------

eth0 : IP 192.168.1.1 -> ligada ao Windows com IP 192.168.1.2 e Gateway : 192.168.1.1

eth1 : IP 192.168.2.1 -> ligada ao Windows com IP 192.168.2.2 e Gateway: 192.168.2.1

eth2 : velox IP 192.168.0.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. está errado. A placa de rede do Velox, tem que ser a eth0 e as outras eth1=windows1 e eth2=windows2. Já tentou assim? Caso não consiga, mude a placa eth2 p/ o slot onde a placa eth0 está e coloca a placa eth0 no slot da antiga eth2. E vê se consegue assim.

Eth0=Linux=Velox

Eth1=Windows

Eth2=Windows

beleza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por skywalker@20 nov 2004, 19:12

Pessoal ,

Fiz tudo conforme vocês falaram. Consegui pingar entre as máquinas mas o windows continua sem abrir a página do veloxzone e não está entrando na internet.

Eu troquei os cabos do velox com um dos windows e as máquinas "pingaram" mas quando eu fui conectar na internet no próprio linux, a página do veloxzone deu como não encontrada. Aí eu tive que voltar como estava antes. Aí passou a abrir a pagina do veloxzone.

Eu não entendi porque deu erro, mas em todos casos... voltei ao que estava.

Eu estou com o linux com todas as placas configuradas e os IPs colocados conforme eu estou mostrando abaixo. Só falta abrir a internet no Windows.

Quanto ao iptables, eu também já fiz o Masquerading.

Veja como ficou a configuração:

LINUX

-------

eth0 : IP 192.168.1.1 -> ligada ao Windows com IP 192.168.1.2 e Gateway : 192.168.1.1

eth1 : IP 192.168.2.1 -> ligada ao Windows com IP 192.168.2.2 e Gateway: 192.168.2.1

eth2 : velox IP 192.168.0.1

A configuração de IP está ficando certa...

Só tem uma coisa que é preciso saber....

Seu modem é Router ou Bridge??

Na hora que executa o comando ifconfig aparece a conexão ppp0 com o IP da internet??

Se aparecer ai a linha que você está usando para compartilhamento está certa, se o que acontecer é a placa eth2 ficar com um IP ai você tem que compartilhar de jeito diferente. Ai tem que trocar o ppp0 da linah de compartilhamento pelo eth2.

Aqui tenho a mesma coisa que você, um micro que recebe internet com Linux e dois que utilizam a conexão dele. Só que uso Way (cabo) e ai a minha placa de rede pega o IP da internet (200.alguma.coisa).

Aqui está assim:

iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.1.0/24 -o eth1 -j MASQUERADE

iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.2.07/24 -o eth1 -j MASQUERADE

Sendo a eth1 a placa onde está ligada a conexão com a internet.

Outra coisa que pode está acontecendo é a falta de um servidor DNS nas máquinas Windows. Ai você tem duas opções:

- Configurar um servidor DNS no Linux e colocar o IP do servidor DNS igual o IP do Gateway...

- Colocar o IP do Servidor DNS igual o IP que está no arquivo /etc/resolv.conf que é o servidor DNS da conexão que você está utilizando, deve ser um 200.alguma.coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha conexão ppp0 aparece o IP da internet. POr isso estou colocando no Iptables. Também já tentei com a eth2 mas não funcionou.

Quanto ao servidor DNS , no arquivo resolv.conf tem dois endereços :

200.165.132.147 e 200.149.55.140 . Eu coloquei no windows como DNS primário e secundário mas não adiantou. É isso mesmo ?

Como seria configurar o servidor DNS no linux ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

NO seu caso vai ser o ppp0 mesmo....

Quando você executa o comando ifconfig aparecem todas as placas de rede do Linux configuradas e com os IPs certos??

Quando você executa o comando route o que aparece??

você executou o comando iptables do jeito que você colocou lá em cima ou você colocou -s 192.168.1.0/24 (este 24 indica mascara de rede, que é 255.255.255.0)??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...