Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de som - problema


Rick10

Posts recomendados

Bom, eu estou com problemas na instalação da minha placa de som no Red Hat Linux 9. Primeiramente, eu tenho uma Placa mãe Asus A7V266-MX com processador Athlon XP 2000+ e 384mb de memória DDR-333.

O problema é o seguinte, eu instalei o Linux no meu computador e está funcionando tudo ok, menos o som. O linux, me parece que reconhece a placa de som da minha placa mãe, que é on-board. Dá a seguinte mensagem

Fabricante: VIA Technologies

Modelo: VT8233 AC97 Audio Controller

Módulo: VIA826xxx - Audio

Me parece que o Linux reconhece, mas porque não toca nada??? Alguém sabe?? Eu tenho que fazer alguma configuração para tocar o som???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já olhei o volume do som. Está normal. Tem um programinha no Red Hat 9 que detecta a placa de som. aí ele detecta as informações que eu coloquei acima, como Fabricante, Modelo e Módulo. aí quando eu mando testar o som, não sai som nenhum nas caixas de som. Mas eu vou tentar com esse comanda que você indicou!!! Valeu pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara vai no console como root e digita lsmod.

Tem que ter os modulos: ac97, ac97_codec, sound, soundcore, e alguns outros que eu não lembro.

O seu modulo tá na lista?

Se não, digita como root, #insmod via82xxx, provavelmente ele vai dar um erro falando que depende de um modulo, ai você faz o mesmo processo:#insmod <nome do modulo>, qualquer duvida posta ai o erro que deu que a gente te ajuda.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, valeu pelas dicas!!! Consegui fazer o som funcionar. Mas sem comandos nenhum de linux. Eu andei olhando outros forums e vi pessoas com o mesmo prolema. E um me chamou a atenção. Uma pessoa disse ter conseguido resolver o problema dele trocando o cabo do áudio atrás da cpu. Ele testou nas outras entradas. Eu fiz isso também e deu certo. O som está saindo pelo conector rosa atrás na cpu. Agora fica uma outra dúvida, porque está saindo som no conector rosa e não no verde, que é o que o Windows usa?? Será que é porque realmente a placa não está configurada corretamente??? Se alguém souber responder, eu agradeço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...