Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Curiosidade: Dê que são feitas as placas?


Luigi Papa

Posts recomendados

Meu irmão me fez essa pergunta e e eu não soube responder...

Lógico tirando a parte dos componentes eletrônicos e das trilhas por onde passa a energia que alimenta a placa e os componentes, meu irmão quer saber de que material é feito a base de todas as placas, onde são colocados os componentes e montados as trilhas.

Geralmente a base é verde, mas já tem placas com cores diferentres como o roxo e o vermelho....é essa parte que meu irmão me perguntou.....

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tinha um material aqui que não sei de onde é então não posso por os creditos, mas deve te responder

Fenolite: constituído de papelão impregnado com uma resina fenólica (de onde surgiu seu nome). Possui boa rigidez e isolação elétrica. Utilizado somente em placas do tipo face-simples. Possui boa estampabilidade, servindo como base para fabricação de placas em larga escala e com baixo custo. Como pontos negativos, podemos colocar as alterações de suas propriedades elétricas com a umidade, podendo afetar circuitos impressos mais críticos (ex.: circuitos de rádio-frequência).

Fibra de Vidro: constituido de um laminado de fibra de vidro, podendo ter uma ou ambas as faces com cobre. Possui boa rigidez e ótima isolação elétrica. Utilizado em circuitos impressos profissionais e para fabricação de placas de face-simples, dupla-face e multi-layer. Não possui boa estampabilidade. Consegue-se produzir circuitos de alta densidade de trilhas, devido as suas características.

Composite: Trata-se de uma mistura de resina fenólica com a fibra de vidro. Possui melhor estampabilidade que a fibra. Trata-se de um intermediário entre os dois tipos espostos. Utilizado apenas em placas de dupla-face.

Cerâmicos: utilizados em placas de rádio-frequência e outros circuitos críticos em que o material base influencia no circuito, atuando como dielétrico entre as camadas, e podendo alterar o funcionamento do mesmo.

ja a cor depende do verniz aplicado, o mais comumente e o verde, mas hoje em dia se usa de diversas cores mas parece que ele ja impregnam a resina com algum corante dexando a placa com o aspecto desejado, alem de aplicar o verniz que protege as trilhas da oxidação!!!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...