Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como particionar via DOS, sem perder DADOS


_fox_mulder_

Posts recomendados

Olá pessoal,

Procurei por 1 hora e meia pra encontrar a solução do meu problema e nada....Apelei pro meu próprio tópico.

Estou com um micro com WIN 98Se, e ele não está entrando no Windows, a tela congela, diz que é um erro do windows e que ele precisa ser reiniciado.

Quando eu entro pelo disco de boot e verifico a unidade C:, eu encontro todos os meus arquivos e eu preciso fazer um backup desses arquivos para que eu possa formata-lo.

A minha pergunta é: Como eu pego esses arquivos para fazer um backup se o S.O não carrega? Particionando e instalando outro S.O? (mas como eu particiono o meu HD via DOS/Fdisk sem perder meus dados?)

Por favor, preciso de vocês....

Muito obrigado!

EDIT:

Para informa-los um pouco mais, quando tento iniciar normalmente o micro, ele para SEMPRE nos 3% do SCANDISK antes de dar o erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:blink: Desculpe se minha pergunta foi muito boba.....Só a fiz porque não encontrei, em nenhum outro tópico, problema parecido.

Não quero ficar tirando o HD do meu micro, até porque o meu outro micro já não tem espaço para eu instalar o HD, então creio que a sua solução via Kurumin será a utilizada. Entretanto, eu nunca utilizei nenhum sistema Linux na vida.

Após bootar pelo Kurumin, como eu o configuro para que eu possa enviar os arquivos para o meu outro micro , via rede, que utiliza WinXP? (Preciso de um passo-a-passo, porque sou TOTALMENTE leigo em Linux)

Muito obrigado e desculpe qualquer coisa !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo, porque você n tenta refazer a instalação do win98 p recuperar o seu S.O antigo? ja tentou fazer? Fdisk pelo dos ate onde eu sei, se você executá-lo você perderá seus arquivos eu acho q n tem jeito, tente reinstalar o win98, ou então ligar seu hd em outro computador com win dai sim você fará seu backup com mais segurança....

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer realmente criar uma nova partição sem perder o dados existente e via DOS, sugiro que instale na sua outra máquina o Partition Magic e crie os discos de recuperação, com eles você poderá trabalhar com partições em modo DOS, basta criar os 2 discos e usa-los para bootar a máquina, é bem fácil de usar. No entanto, sempre existe a possibilidade de perda de dados.

Mas sinceramente, aconselho a tirar seu HD dessa máquia e colocá-lo na outra, mesmo que ela não tenha espaço, você desliga algo, como um CDrom e coloca o HD no lugar, é temporário mesmo, só para que possa salvar o que há de importante no HD, depois volta tudo onde estava e pronto... Seria a maneira mais segura.

Do contrário, faça um nova instalação do win98, você terá 2 opções, neste caso, sobrepor a instalação atual ou instala-lo em outra pasta, eu não aconselho essa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado mesmo pela ajuda,

Jose, entaõ tirando a alternativa de instalar o HD em outra máquina, qual você me recomenda ?

1 - Utilizar os discos de boot , VIA DOS, do Partition Magic e a partir deles, criar uma prtição no meu HD onde eu instalarei outro S.O?

A versão DEMO do Partition Magic faz isso ou terei que apelar para o crack?

2 - Faço um boot por disquete do Win98, insiro o Cd do Win98 e inicio uma nova instalação, com a opção de restaurar? Existe essa opção quando fazemos por disco de boot ? Instalo o Win98 "por cima" ou em outra pasta ?

Abraço e muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mais fácil no seu caso é a 2ª opção. Reparar a instalação do win98, quanto a pasta em que vai instalar, sinceramente não fará muita diferença. Esta é uma opção que não me agrada. Mas pode usa-la, o que poderá ocorrer é você ter que reinstalar alguns aplicativos, nada que não teria de fazer de qualquer forma. No entanto, se você estiver com algum problema no HD, terá que ligá-lo a um outro, pois seria o modo mais seguro de manter seus dados, criar outra partição não seria uma solução sensata, já que não se sabe exatamente em que ponto a falha do HD pode estar.

Não te aconselho a usar o Linux, que foi mencionado anteriormente, por você já ter dito que não sabe utiliza-lo, então ao invés de solução, poderia lhe trazer mais dores de cabeça e demora para solucionar seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK Jose, você e esse seu avatar me convenceram (muito intimidador ele...principalmente a noite) :ahh:

Amanhã eu tenho um tempinho, aí eu vou instalar o HD no outro micro e posto aqui o sucesso da operação.

Uma dúvida: Após fazer o backup de todos os meus arquivos, eu pretendo formata-lo. Devo fazer alguma coisa antes ou depois do "format" para que esse problema do HD seja resolvido?

De agora em diante, vou seguir o conselho de algumas pessoas, e vou instalar o sistema operacional em uma partição e os arquivos em outra partição. Qual o tamanho que devo colocar para a instalação do WinXp PRO e um Win98SE?

Abraço, e muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o fdisk exclua todas as partições ou partição existente e recrie-a novamente, depois faça a formatação...

Se se deseja dividir as partições, eu sugiro cerca de 5GB para o Win98 e uns 7Gb para o XP (o XP usa 1.5Gb para instalação), pois muitos programas são instalados na unidade do SO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Jose@19 nov 2004, 00:55

Não te aconselho a usar o Linux, que foi mencionado anteriormente, por você já ter dito que não sabe utiliza-lo, então ao invés de solução, poderia lhe trazer mais dores de cabeça e demora para solucionar seu problema.

Ai mesmo que eu não concordo. Num live você tem ainda a interface gráfica (um gnome por exemplo seria muito fácil de ser usado. Muito parecido - a lógica - com o windows). Ele baixando um manual tipo foca linux aprenderia em 2 minutos como montar o disco e o resto faria pela parte gráfica.

Eu acho mais fácil. Não sou nenhum usuário xiita (é assim que se escreve?) radical falando " mate a microsoft! use linux!" mas nesta situação acho muito mais fácil. Até porque meu contato com o linux foi num situação como esta.

Gosto não se discute, lamenta-se :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...