Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas profissionais X Placas pra games


Posts recomendados

Olá pessoal!

Muito se discute neste fórum sobre as placas de video padrão pra games como as Geforce e as Radeon. O pouco que há sobre as placas profissionais (Geforce Quadro e as ATI Fire GL) é pouco esclarecedor...

Porém fiquei meio atormentado com alguns tópicos que perguntam sobre qual placa melhor para aplicativos 3D como o 3D Studio MAX e o Maya e cheguei até a ver recomendações como uma Geforce FX5200...

Bem... ao meu entender uma Geforce FX5200 não é lá essas coisas mesmo pra games como podemos ver nos benchmarks do site www.tomshardware.com, porém a dúvida surge é com relação aos modelos mais top de linha que estão surgindo agora no mercado como a Geforce 6800 Ultra.

É uma placa fora do comum pra games... Mas e pra 3D? Dizem que as QUADRO possuem recursos de visualização em tempo real próprios para os programas gráficos como o 3D MAX e o Maya e isso é que a tornam tão diferentes... Dizem que essas visualizações são bem próximas da renderização final, com efeitos e tudo... Alguém já viu alguma placa QUADRO em funcionamento pra ver se isso é verdade?

Porque dependendo de como for essa aceleração, talvez realmente não seja tão compensador comprar uma QUADRO em comparação com uma Geforce 6800 Ultra... Ou será que seria?

Eu estou pensando em investir em um bom equipamento pois trabalho com gráficos, porém desembolsar 4000 reais numa QUADRO sem ter certeza de que vale a pena mesmo e de que não obteria um resultado de visualização tão ou igualmente parecido com uma placa top de linha pra games como a Geforce 6800 é uma coisa que me faz pensar muito mais de duas vezes...

Alguém pode lançar uma luz nessa questão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, as GPus modernas são tão versáteis que permitem que um mesmo núcleo seja usado tanto pelo pessoal de games qunto o pessoal que mexe com CAD e aplicações profissionais.

Os fabricantes aproveitam e cobram fortunas nas placas profissionais, e sem motivo algum pois se tratando de funcionalidade, são praticamente iguais.

O grande diferencial das placas (e que os fabricantes usam para justificar cobrar um preço tão grande) são os plugins para aplicações como Maya e 3DMAX. esses sim levam tempo enorme para serem desenvolvidos, mas os resultados são compensadores.

Se vale a pena investir? Eu diria "sim" se você não quer muitas complicações. Você pode tentar fazer um mod para Quadro sua placa, mas dizer até onde este procedimento é válido é com você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que esses plugins fazem de especial é que são o grande dilema... O que eles fazem de tão especial assim? A aceleração da renderização depende exclusivamente da CPU então quanto mais poderosa essa melhor. Mas no próprio site da Discreet não faz nenhuma referência a uma placa de video específica. Aliás só pede uma placa com suporte a Direct3D e OpenGL. O MAX 7 tem suporte a shaders então fico pensando... Só pra termos de comparação: uma 6800 Ultra (NV40) tem Shaders 3.0, um bandwidth de 35GB/s enquanto que a QUADRO FX 1100 (que é o mesmo preço da Ultra) só suporta Shaders 2.0 e tem uma bandwidth de 11 GB/s ou seja: 3 vezes menos...

Lógico que isso é bem relativo, pois não estou considerando esses plugins, pois não sei o que eles fazem a mais. Porém me parece que a ULTRA 6800 é mais vantagem (além de ser mais fácil de achar aqui no Brasil).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, no casos da GeForce e da Quadro, elas costumam usar o mesmo GPU, com pequenas alterações nas placas em si, por exemplo, na GeForce 2 GT, bastava soldar um resistor em um dos pinos da gpu que a transformava em uma Quadro 2, o q na época fazia uma grande diferença.

Atualmente, acho que eles fizeram mais mudanças, mas acho q você deve comparar as especificações das placas antes de comprar.

Aqui você encontra as especificações da GeForce 6xxx :

http://www.nvidia.com/object/geforce6_techspecs.html

Aqui da Quadro:

http://www.nvidia.com/object/IO_11761.html

Dá uma olhada nelas e v6e o que satisfaz às suas necessidades.

PS - A Quaro possui modelos AGP, o que n

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza! As placas top de linha da série Quadro são um absurdo de desempenho e de preço... O problema aqui no caso é o preço que estou levando em consideração... A 6800 é top pra games e tem o mesmo preço da FX1100. Queria saber se o desempenho dessa FX1100 seria melhor do que uma 6800... Mas creio que não, mesmo com os plugins... Já as Quadro FX 3000, 4000 e 4400 eu deixo apenas pro sonho... ehehhe Prefiro comprar um carro... hehehe

Mas pelo que eu andei pesquisando parece que as placas pra games estão servindo bem pra acelerar aplicativos como 3D MAX e o Maya. O fator crucial ainda é o processador... A renderização esquece da placa de video e esgoela o processador... Acho que é mais jogo investir mais grana num sistema tipo Athlon 64 ou até mesmo num Dual...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por semmerket@19 nov 2004, 10:22

Com certeza! As placas top de linha da série Quadro são um absurdo de desempenho e de preço... O problema aqui no caso é o preço que estou levando em consideração... A 6800 é top pra games e tem o mesmo preço da FX1100. Queria saber se o desempenho dessa FX1100 seria melhor do que uma 6800... Mas creio que não, mesmo com os plugins... Já as Quadro FX 3000, 4000 e 4400 eu deixo apenas pro sonho... ehehhe Prefiro comprar um carro... hehehe

Mas pelo que eu andei pesquisando parece que as placas pra games estão servindo bem pra acelerar aplicativos como 3D MAX e o Maya. O fator crucial ainda é o processador... A renderização esquece da placa de video e esgoela o processador... Acho que é mais jogo investir mais grana num sistema tipo Athlon 64 ou até mesmo num Dual...

Mas esse que é o objetivo das placas profissionais: tirar o trabalho da CPU e jogar para um equipamento mais adaptado para renderização e tratamento de imagens vetoriais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas até onde eu sei as placas Quadro não ajudam na hora da Renderização, elas ajudam na hora da Visualização no Viewport, mostrando um preview mais apurado e mais próximo do resultado final, com mais velocidade na hora do preview da animação. Geralmente o que acontece com as placas mais antigas é que elas não aguentam animações pesadas e cenas mais complexas acabam dando "leg" na hora da visualização...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Postado Originalmente por semmerket@19 nov 2004, 18:18

Mas até onde eu sei as placas Quadro não ajudam na hora da Renderização, elas ajudam na hora da Visualização no Viewport, mostrando um preview mais apurado e mais próximo do resultado final, com mais velocidade na hora do preview da animação. Geralmente o que acontece com as placas mais antigas é que elas não aguentam animações pesadas e cenas mais complexas acabam dando "leg" na hora da visualização...

Quer dizer então que as placas de vídeo não influenciam na hora da renderização final da imagem, somente na viewport? Então para que investir tanto em uma Quadro só para ter uma imagem mais bonitinha no monitor? Acho preferível comprar uma 6800 e fazer o softmod pra Quadro. Agora com o RivaTuner 2.0 15.3 e o Forceware 71.22 isso ficou bem fácil.

Pode parecer burrice (mas é só falta de informação), mas até hoje eu achava que as placas de vídeo influenciavam no tempo de render.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...