Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A7N8X-E Deluxe "BIOS ROM check sum error"


meiolouko

Posts recomendados

Galera,

Comprei uma placa mãe Asus A7N8X-E Deluxe e estava tentando usar ela com um processador Athlon XP 2200+ (AXDA2200DKT3C) com uma memória DDR de 512 PC3200/400Mhz.

No fim de semana instalei todas as peças e quando tentei instalar o Windows, 98 e XP, a instalação não foi, no XP ele carregava todos os drivers e depois, antes de abrir a tela de formatação, contrato, etc. O micro só ficava na tela preta. No 98 nem foi muito afrente disto.

Mas enfim, pensei que fosse algum problema de bios e fui atualizar, baixei a bios 1012-E, coloquei no disquete, antrei pelo setup para atualizar (ALT+F2), ele atualizou só que depois do reboot ela não voltou mais, estava com um video PCI e depois eu coloquei uma AGP e percebi que a placa dava a seguinte mensagem de erro.

==========================================

Award Boot Block Bios v1.0

Copyright © 2000, Award Software, Inc.

BIOS ROM check sum error

Detecting floppy drive A media...

INSERT SYSTEM DISK and PRESS ENTER

==========================================

Eu criei um disco com o arquivo de BIOS 1012-E.bin e com o arquivo

awdflash.exe e o computador leu o arquivo e após abrir a tela do

awdflash.exe mostrou a seguinte mensagem:

Source File not Found

==========================================

Galera, estou meio q desesperado, alguem sabe como me ajudar??

Se ajudar essa é a configuração que eu tenho:

Motherboard: Asus A7N8X-E Deluxe

Memória: DDR 512 400Mhz

Processador: Athlon XP 2200+

Placa de video: GeForce FX5200 PCI

Placa de Som: SMValue 5.1

Teclado e Mouse USB

HD: Seagate 40G

Floppy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A placa ativou o bootblock... Você já aplicou um clear-cmos? Continuou na mesma?

Faça o seguinte então, além do awardflash e o BIOS 1012-E você precisa de um arquivo autoexec.bat com os parâmetros de configuração. Abra o bloco de notas e copie/cole a seguinte linha:

AWDFLASH.EXE 1012-E.BIN /py /sn /cd /cp /cc /LD /R

Salve o arquivo com a extensão .BAT e coloque-o no disquete. Ligue a máquina, com o disquete já inserido, e espere pela atualização, o micro irá rebootar ao seu término.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Criei um disquete de boot do win98 e editei o autoexec.bat e coloquei esta linha que você, mas ainda assim o micro não liga.

Ele reconhece o awdflash.exe mas não reconhece o arquivo de bios 1012-e.bin.

Já tentei dar o clear na CMOS tambem e até agora nada, conversei com um amigo e ele disse pra deixar desligado um tempo e depois ligar novamente que pode ser que ela volte.

Mas estou tentando as dicas que estão me passado.

Lembrando que o micro num faz nem o post.

Abraços, conto com vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei todas a bios, inclusive as anterios que tinha.

Bom, vou criar este disquete só com a bios, o programa e o autoexec.bat pra ver se rola.

Uma pergunta, referente a instalação do XP que deu problema. Isto pode ter ocorrido por causa da placa mãe ou por causa da memoria DDR? Creio que uma das duas estejam com problemas.

Obrigado amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meiolouko, você consegue acessar o bios?

Se puder acessar o bios deixe tudo em default.

Se conseguir veja por onde a placa está bootando o vídeo,

se em AGP ou PCI.

Não entendi: tua placa de vídeo é FX5200 em slot PCi? Deve ser AGP!....

Pode ser que a placa estaja bootando o vídeo errado.

Tenta desconectar tudo da placa e dar CLEAR CMOS, e deixe o jumper

setado assim por algumas horas, Por via das dúvidas, remova a

bateria antes disso (recoloque depois).

Depois ligue só a placa de vídeo e o drive de disquete, e tente

bootar e fazer o flash. Poste o resultado.

Se puder emprestar uma memo por algumas horas,

experimente para ver se não é o teu pente de memo

que está baleado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem que formatar um disquete e copiar o award flash e a bios pra ele (renomeie a bios para o nome 1.bin assim fica mais fácil de lembrar o nome dela quando for digitar , lembre-se, não deixe dentro de pasta. Dar boot e apertar F2 pra usar o boot de atualização de bios, e ai é so fazer o que ele vai pedindo, que eu não me lembro direito mas ele pede o nome da bios, você tem que colocar o nome inteiro.

OBS: você dezipou a bios antes, pois éla vem zipada.

OBS 2: Sé mesmo assim não adiantou, então seu chip da bios ta com problema, leve para a loja e peça pra trocar de placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um problema semelhante com a placa A7N8X DE LUXE da assinatura. O micro funcionou bem durante 6 meses com um processador XP 2400+ depois começou a dar exatamente a mensagem que a sua está dando. Inicialmente pensei que fosse bios corrompida. Fiz a atualização da bios e nada. De vez em quando a placa entrava. Testei todos os componentes, exceto o processador. Comprei uma nova placa MSI K7N2 DELTA L e com todos os componentes ela funcionou otimamente por 2 meses, depois começou a dar a mesma mensagem. Troquei o processador por um XP 2600+ e daí as duas placas funcionaram, inclusive a A7N8X DE LUXE que eu já considerava perdida de tanto que tinha mexido nela. Sugiro que teste um novo processador na sua placa antes de ficar fazendo atualização de bios. Quanto as telas azuis na instalação do XP, com uma PV FX 5200, só consegui resolver isso alterando a opção AGP FREQUENCY de AUTO para 50 MHZ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte galera.

Já tirei todos os cabos, ja dei clear CMOS vaarias vezes, ela já ficou totalmente desligada por mais de 12 hs.

Eu não consigo entrar na bios para fazer nada, quando buta ela pede o disquete com o awdflash.exe e com a bios, alias todas as bios para ela, e nada resolvido.

Troquei por 3 processadores, dois Athlon XP de 2200+ e 1 Athlon de 1,2 e nada.

Troquei a memoria por mais duas diferentes e nada, e ainda testei em todos os slots disponiveis.

Minha placa de video é uma Geforce FX5200 de 128 e ela é PCI mesmo, com ela o micro num da sinal de vida, quando coloco uma SIS305 que é AGP o micro da o sinal de vida mas pede o disquete e ai nada aconte.

Quando ele lê o disquete, ele abre o awdflash.exe e na tela que seria para digitar o nome da bios. aparece a mensagem "Source file not found". Já troquei o nome do arquivo pra A7N8X-E.ROM e nada feito.

Já tentei com a bios descompacta, renomeada, compactada e nada.

Já troquei todos os cabos, ja tirei e coloquei de volta tudo o q deu.

Esse treco tá difícil, estou começando a achar que o erro na propria BIOS, vou ver se consigo trocar a placa.

Mas se tiverem mais alguma sugestão estou disponivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, lamento, meiolouko, mas to achando que vai precisar

trocar a placa. Pelo visto você já tentou de tudo e mais um pouco

e não adiantou, creio estar claro que o hardware está com

algum problema mesmo.

Se quiser fazer um último teste, experimenta colocar qualquer

placa de vídeo AGP p/ver se boota.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, quando você da boot e aperta o F2, ele executa o award automaticamente ou é você que escreve award.exe e da enter ?

Se é você lembre-se que você tem que dar o comando assim:

nome do programa espaço nome da bios.

Suponhamos que o programa seja de nome award.exe e a bios tenha o nome a7n8x.bin. Então você tem que dar o comando:

Ex: award a7n8x.bin (entrre award e a7n8x.bin tem um espaço)

Se você so da o comando award ele não acha a bios sozinho, você tem que colocar o nome da bios também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

vou pegar carona neste topico, tive o mesmo problema de bios checksun error, só que com uma placa foxconn, e minha duvida é este arquivo adwareflash.exe é padrão para todas as placas? Eu não achei ele no site da Foxconn.

Outra coisa, aparentemente o winxp não deixa eu usar o comando format a:/s, o que faço para criar um disco incializavel com os arquivos para a bios?

PS... Perdoem a minha ignorância, estou começando.

Me ajudem....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...