Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Crítica ao Blower


Slap

Posts recomendados

Primeiramente, analisaremos a eficiência do blower ok?!

Estava falando com o companheiro GifteD esses dias (que tem um blower) e ele concordou comigo plenamente. Pra nós blower é um estraga esquema de sistema de circulação dentro do gabinete, um item no mínimo mal projetado.

Pelas leis da física, o ar quente sobe (como todos sabem) por essa lógica os fans de retirada de ar (exaustores) dentro do gabinete se localizam nos locais mais altos, ou no teto ou atrás logo abaixo da fonte, pois esses locais não costumam ser ocupados por outros componentes e são mais altos.

Quebrando todas essas regras o blower ocupa uma saída de slot PCI, lá embaixo, onde teoricamente deveria circular o ar mais frio.

%7Boption%7Dhttp://img111.exs.cx/img111/7450/blower.jpg' border='0' alt='' />

Ai você me fala:

- Não! Coloque-o um slot acima da placa de vídeo!

Até ai eu concordo plenamente, visto que a placa de vídeo é um componente que esquenta bastante. Mas nem assim os fabricantes foram felizes. Observando a foto acima podemos ver que a abertura de entrada de ar fica virada para cima. Se pegar ar quente vai ser um tanto desprezível.

Pra derrubar minha tese, apenas uma bateria de testes, com e sem o blower, num PC, mostrando números com respeitáveis variações de temperatura, o que eu nunca achei.

Além do que, quem tem hardware de alto desempenho, tem no mínimo um Fan adicional dentro do case, que mostra resultados bem mais satisfatórios.

Se eu retirar o único fan que eu estou usando (ainda não terminei meu sistema de ventilação) minha temperatura interna aumenta 4ºC.

Embasado nisso posso dar minha opinião:

Blower é inútil!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo,

sem duvida nenhuma você esta certo,

porém nunca diga nunca......

eu estou fazendo um mod pra um treco desses funcionar :D

a minha ideia é desmonta-lo e usar ele apenas como um duto, e adaptar um fan puxando o ar de fora e jogando pra cima.......

acho q vai ficar bom..........

abraços

%7Boption%7Dhttp://sigx.yuriy.net/images/sgxryan1/xflorestal.png' border='0' alt='' />

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por florestal@16 nov 2004, 00:59

ola amigo,

sem duvida nenhuma você esta certo,

porém nunca diga nunca......

eu estou fazendo um mod pra um treco desses funcionar  :D

a minha ideia é desmonta-lo e usar ele apenas como um duto, e adaptar um fan puxando o ar de fora e jogando pra cima.......

acho q vai ficar bom..........

abraços

Com certeza amigo.

Mas é claro que estou considerando o bagulho em suas condições normais, como ele é vendido.

Já vi algo bem próximo do que você esta querendo fazer por ai olha...

case24.jpg

As novas fontes da Dr. Hank também ultilizam blower, não sei se é mais eficiente, mas teóricamente eles ultilizaram corretamente.

%7Boption%7Dhttp://www.drhank.com.br/portugues/fontes/expl_pz2.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://www.drhank.com.br/portugues/fontes/medium/pz-400-med.jpg' border='0' alt='' />

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parabens pelo iniciativa Slap, :palmas:

realmente meu blower num serve de praticamente nada, concordo com que nosso amigo slap fala quanto a lei da fisica e tal, só falar aqui.. quando coloco a mão atras das ventoinhas, cara do blower, o ar q ele exausta chega é "gelado"(não famos exagerar, frio :P) quando ponho pra ver os dos cooler da cpu e da fan abaixo da acima citada, o ar já é muito mais quente... creio q nesse aspecto muitos concordam comigo, e a localização desse blower(nos slot pci), prejudique o funcionamento do mesmo.. Acho q ele num foi bem projetado, na hora q o foram faze-lo..

alem do mais só faz barulho, huahuahuahua, mas, já vi um posicionado na janela lateral direita (Foto I, e II), deve ter um melhor desempenho...

case24.jpg Foto I

%7Boption%7Dhttp://www.terra.com.br/fotos/foto.cgi/1YD.klBwsfSsw-8zJBns15sghi2-SmVCK9Z5vL/blower.JPG' border='0' alt='' /> Foto II

Deixem seus comentarios, principalmente você q tem blower como eu, e uma possivel solução para o blower, seria colocalos como está logo na foto acima ?

t++ :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que como na foto acima ele vai mais roubar ar do coler do processador do que de fato resfriar........

continuo achando que o melhor é um fan (de preferência de 120 no teto),

isso sim obedece as leis da fisica e realmente funciona,

ja que não ha nada melhor que um fan no teto e um na parte superior traseira,

eu acho que um bom uso seria se ele jogar o ar pra dentro, uma maneira simples (gambiarra e não gosto muito dessa ideia mas funciona sem problemas) pra isso é inverter os fios de energia dele, fazendo com q ele jogue ar pra dentro/

mas mesmo assim acho q o ideal seria adaptar um fan nele jogando o ar pra cima, pois iria refrigerar a placa de video e melhorar o fluxo de ar em direcao a saida (teto), fazendo uma corrente maior de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu considero ele útil para se usar em gabinetes slim (deitados) ou em gabinetes de 3 baias, ali em cima, com a ventoinha do blower apontada pra cima pra sugar o ar quente do processador. mas creio que isso só se aplique quando a pessoa n usar um video agp, n creio que haja espaço para uma placa de video e um blower ali em cima.talvez tenha até..

mas em gabinetes de 4 baias é inútel :D

já vi falar também que n adianta trocar a rotação dele, ele vai continua jogando ar pra fora de qualquer jeito..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo no que vocês dizem que o blower é inutil, mas concordo com o que o alex lacerda disse quanto ao gabinete de 3 baias, eu fui um trouxa completo, comprei um blower pro meu gigantão de 6 baias :priv: , claro que não rendeu nenhuma melhora, só que ai eu vi um pc aqui em casa que eu falei deve dar algum efeito que foi nesse de 3 baias, eu coloquei exatamente como o alex falou, deu uma melhorada, na temp do case, mas o sensor do processador ta zuado e não ta reconhecendo, agora eu não sei se aumentou ou diminuiu o do proc, porque eu to com medo q o blower esteja roubando ar do cooler, ai já viu né, não ia adiantar nada.

E outra coisa, se você trocar a rotação, obrigatóriamente ele vai mudar a direção do vento, e vai jogar ar pra dentro, isso é meio obvio, ao contrário do que o alex lacerda disse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rafael.m.c

Deve ter melhorado com ctza! É o q eu falei, se não tiver nenhum fan auxiliar no pc o blower vai ajudar um pouco com ctza.

JosimarCerqueira

O melhor que se tem a fazer é jogar ar frio na PV, o blower ali só fica competindo pelo ar com a PV e não adianta nada. Não rouba ar! Acho que essa não seria a expressão, porque convenhamos o ar não acaba...

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. Não adianta inverter os fios e consequentemente o sentido de rotação dele, pois como ele age como uma centrífuga, vai sempre soprar para fora.

2. Teoricamente a melhor maneira de usar um blower é colocando-o QUASE ENCOSTADO na placa de vídeo, especialmente nas placas de vídeo com dissipador passivo, então ele retira o ar quente que fica nas imediações da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Slap@16 nov 2004, 13:45

rafael.m.c

Deve ter melhorado com ctza! É o q eu falei, se não tiver nenhum fan auxiliar no pc o blower vai ajudar um pouco com ctza.

JosimarCerqueira

O melhor que se tem a fazer é jogar ar frio na PV, o blower ali só fica competindo pelo ar com a PV e não adianta nada. Não rouba ar! Acho que essa não seria a expressão, porque convenhamos o ar não acaba...

:joia:

Eu vou tirar o meu blower!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem galera, como ja citei antes, tenho uma micro empresa de informatica onde façomanutenção em micros... Bem, sempre tenho aqui pra consertar micros com problemas de aquecimento (moro no RJ), e um BLOWER nunca resolveu por completo nenhum problema, pode dar uma ajuda minima, isso quando da, ficando perto de uma VGA q não tenha cooler e num gabinete de 3 baias mesmo, do restante não vale a pena, vale muito mais colocar um FAN, mas fraco q seja ele do q um blower, e o gasto vai ser menor...

valeu !!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Slap+16 nov 2004, 01:10QUOTE (Slap @ 16 nov 2004, 01:10) florestal@16 nov 2004, 00:59

ola amigo,

sem duvida nenhuma você esta certo,

porém nunca diga nunca......

eu estou fazendo um mod pra um treco desses funcionar  :D

a minha ideia é desmonta-lo e usar ele apenas como um duto, e adaptar um fan puxando o ar de fora e jogando pra cima.......

acho q vai ficar bom..........

abraços

Com certeza amigo.

Mas é claro que estou considerando o bagulho em suas condições normais, como ele é vendido.

Já vi algo bem próximo do que você esta querendo fazer por ai olha...

case24.jpg

As novas fontes da Dr. Hank também ultilizam blower, não sei se é mais eficiente, mas teóricamente eles ultilizaram corretamente.

%7Boption%7Dhttp://www.drhank.com.br/portugues/fontes/expl_pz2.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://www.drhank.com.br/portugues/fontes/medium/pz-400-med.jpg' border='0' alt='' />

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês ja pensaram em adaptar um Blower em uma das baias de cd-rom vazia, de preferência a mais alta? Acho que seria melhor retirar o ar da parte superior e soprar para a frente do gabinete do que fazer o contrário.

Ja que tamo falando de soprar,eu to com uma dúvida aqui, a entrada de ar deve ser proporcional a saída? Tipo assim, aqui eu tenho um FAN de 80, um Blower e a ventoinha da fonte soprando o ar para fora e só um FAN de 80 soprando ar pra dentro. Vocês acham que devia existir mais entradas de ar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim eu reconheço que os blowers que agente encontra tem pouco fluxo de ar e ruido muito alto, de todos os blowers que eu vi, no mercadolivre, spon e etc.. nunca vi um que não tivesse 28 cfm e 33dba de ruído, isso é muito ruido.No mercadolivre por exemplo tem uma fan 80mm que faz 32 cfm com 25dba de ruido , ela usa o sistema "riffle bearing".

Alguem conhece um lugar onde vende um blower com baixo ruido e bom fluxo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

pessoal.. blower não resolve o problema em nenhum dos lugares q vocês disseraum..

pois devemos lembrar q o sentido do ar é da frente do gabinete para traz..

portanto na baia vazia de cd não adianta.. pois o ar quente está concentrado + atrás.. perto do processador.. mesmo porque o ar quente é empurrado pelo ar frio q entra pelos fans da frente..

e mesmo q desse pra inverter a rotaçaum e por nas bais trazeiras esse ar também seria empurrado para traz.. já q como vocês disseraum ele é + fraco q um fan normal..

e ainda.. entrar ar por frente e por traz no gabinete pode gerar uma certa turbulencia.. o ar se choca e perde forçah..

a melhor coisa é um 12x12 no teto.. mesmo q não se possa usar a baia superior do CD..

eu penso q seja assim.. se eu tiver errado por favor me corrijam..

[]´s a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que por uma grade na abertura traseira de PCI (só para num entrar bicho e ficar aberto assim mesmo) já deve ser melhor que um blower. Os fans exaustores de cima, da fonte e da traseira do gabinete já se encarregam de criar o fluxo de ar que passará pela grade, refrescando o VGA. É claro que atrás do seu gabinete deve ter espaço para o ar quente não chegar lembaixo, né! E se você tiver aberturas laterais no gabinete, aí acho que não faz diferença também. Mas o blower, cá entre nós, acho que é só barulho mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...