Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe Intel 748 LMRT


Maurício (Santos)

Posts recomendados

Meu amigo tem um MB Intel 748 LMRT com um processador Celeron 333 Mhz trabalhando com um FSB de 66 Mhz.

Posso instalar uma memória 128 Mbytes com 100 Mhz ?

Eu sei que não vai ter vantagem, porém caso ele no futuro faça um upgrade do processador para um Pentium III 550 Mhz trabalhando com 100 Mhz a memória estará atualizada.

No manual da placa-mãe diz isto:

Install Memory

The mainboard has three DIMM slots which can be installed with memory modules. You must install at least one memory module in order to use the mainboard. One memory module must be installed in DIMM1 to provide shared memory for the onboard graphics system.

For this mainboard, you must use 168-pin, 3.3V memory modules installed with SDRAM memory chips. If you are using a processor cartridge that runs on a 100 MHz system bus, you must use memory that operates on a 100 MHz memory bus (PC-100 memory). If you are using a processor cartridge that runs on a 66 MHz system bus, you can use memory that operates on a 66 MHz memory bus. You can install any size of memory module from 16 MB up to 256 MB, so the maximum memory size is 3 x 256 MB = 768 MB.

The edge connectors on the memory modules have cut outs, which coincide with struts in the DIMM slots, so the memory modules can only be installed in the correct way.

On the DIMM slot, pull the locking latches at either end of the slots outwards. Position the memory module correctly and insert it into the DIMM slot. Press the module down into the slot so that the locking latches lever inwards and lock the module in place.

Corrigindo: MB PC-CHIPS 748 LMRT, obrigado Marcel Passos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No manual diz que com o processador trabalhando com FSB de 100 Mhz deve-se ter memória de 100 Mhz. O processador trabalhando com FSB de 66 Mhz deve-se ter uma memória de 66 Mhz.

Porém, posso usar uma memória de 100 Mhz com um processador trabalhando com um FSB de 66Mhz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Maurício (Santos)@15 nov 2004, 23:35

No manual diz que com o processador trabalhando com FSB de 100 Mhz deve-se ter memória de 100 Mhz. O processador trabalhando com FSB de 66 Mhz deve-se ter uma memória de 66 Mhz.

Porém, posso usar uma memória de 100 Mhz com um processador trabalhando com um FSB de 66Mhz?

pode sim..

o q não pode acontecer é a memoria em freqüência inferior ao processador...

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Maurício (Santos)@15 nov 2004, 23:35

No manual diz que com o processador trabalhando com FSB de 100 Mhz deve-se ter memória de 100 Mhz. O processador trabalhando com FSB de 66 Mhz deve-se ter uma memória de 66 Mhz.

Porém, posso usar uma memória de 100 Mhz com um processador trabalhando com um FSB de 66Mhz?

Pode usar memória PC100 em 66mhz tranquilo. Mas você procurou a opção q eu falei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No manual diz na parte de BIOS:

CPU Speed Use this item to set the internal clock speed of your CPU.

CPU Base Frequency Use this item to set the system bus frequency that is required by the CPU.

CPU Multiple Factory Use this item to set a multiplier for the system bus frequency. The multiplier x the system bus frequency must equal the internal clock speed of your CPU, e.g. 100 MHz (system bus) x 3.5 (muliplier) = 350 MHz (internal clock speed of installed CPU).

SDRAM Frequency Use this item to set the bus frequency for the memory bus.

Ou seja, se eu especificar 66 Mhz em "CPU Base Frequency" e 100 Mhz "SDRAM Frequency" irá funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...em tempo:

Achei isto no manual:

SDRAM Speed: This item determines the speed of the installed SDRAM main memory. We recommend that you leave this item at the default value.

Refresh Queue Depth: This item determines the operation of the memory refresh timing. We recommend that you leave this item at the default value.

SDRAM CAS Latency: This item determines the operation of the main memory CAS (column address strobe). We recommend that you leave this item at the default value.

O que é "Refresh Queue Depth" ? Que valor devo tentar colocar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SDRAM Frequency: Use this item to set the bus frequency for the memory bus.

SDRAM Speed: This item determines the speed of the installed SDRAM main memory.

"SDRAM Speed" e "SDRAM Frequency" não é a mesma coisa?

Na "SDRAM Speed" a unidade é nano-segundos (ns) e na "SDRAM Frequency" a unidade é mega hertz (Mhz), mas uma não esta ligada a outra pelo tamanho do barramento (neste caso 32 bits) ?

O correto não seria chamar uma memória que trabalha a 100 Mhz com barramento de 32 bits de PC400 (100 Mhz x 32 bits / 8 = 400 MBytes/s) ao invés de PC100 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...