Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Drivers Realtek (análises)


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

Caros amigos, pelo que li nesse post tem muitos aqui que entende bastante de audio.

Gostaria de saber se vocês podem me aconselhar no seguinte.

Estou comprando uma placa-mãe mas estou em duvida entre a ASUS A7N8X-E DELUX e a ABIT AN7.

A asus usa o Realtek ALC650 enquanto a abit usa o Realtek ALC658. Existe muita diferença na qualidade de som para quem utiliza para filmes, musicas e jogos??

A desvantagem é que a ABIT so tem uma placa de rede, enquanto que a ASUS tem duas.

O que vocês acham com relação ao som e a questao das placas de rede?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, eu nunca usei placas com o ALC658, mas segundo um usuário que conheço e entende da coisa, disse que já foi inclusive usuário de uma ABIT dessas e o som dela é bem melhor que o das placas-mãe que usam o ALC650, mas isso foi ele que disse, eu mesmo não posso comprovar nada.

Quanto a questão das placas de rede, vai de você. É mesmo preciso no seu caso ter duas placas de rede? Se não, eu pegaria a AN7, por ser uma das melhores placas-mãe para Athlon XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Comprei há um mês a placa A7N8X-VM/400, estou usando o XPPro, e instalei todos os drivers do CD. Liguei os fios do painel frontal do gabinete na placa, tudo certinho, botei o fone de ouvido e o som está legal. Eu uso o sistema de duas caixas estéreo. Conectei também essas caixinhas no painel frontal e ficou tudo certo. O problema é que quando vou conectar as caixas no painel traseiro, a caixa direita fica sem som. Porque será isso? Alguem sabe? Isso só acontece no painel traseiro. Já instalei os drivers mais recentes, mas não adiantou...

Obrigado se alguem souber..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@29 de junho de 2005, 01:43

Achei ele na página Epox, na seção de drivers de som antigos, segue link abaixo:

Epox Old Audio Driver

valeu Sombra. estava fod pra mim achar esse driver , procurei até no google...

Além de muitas vantagens ao usar o driver realtek , notei tb que o Nvidia mesmo dizendo que ativa 64/64 no buffer 3d , o som fica pior do que o realtek que ativa apenas 33/32.

Outra coisa que achei ruim nesse ultimo driver Nvidia é que ele reduz levemente a velocidade das MP3. Com o driver da realtek não tive mais esse problema , e as musicas estão normais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi, dei uma lida no topico de vocês e cheguei a uma conclusao... eu uso o driver A 3.74, e o ultimo da realtek, antes dele usava um outro, muito antigo mas q funcionava aquela parada de 5.1, onde os innputs da placa viravam outputs.

Eu fiz um armengue aqui nas caixas, tenho duas caixas da Creative como REAR duas genericas (num faço ideia de q marca seja :blink: ) para o FRONT e um amplificador Cube 60 da Watson como subwoofer (HAHAHAHAHAHAHAHA).

No driver antigo eu colocava pra redirecionar o mic pra virar subwoofer out e tuudo bem! Mas agora com o a3.74 eu redireciono e sai a caixa central e o subwoofer juntos pro cube 60 :muro: !!! Isso não acontecia antes e eu queria saber se tem como separar esses dois canais, fazer com q a saida do mic so mande o subwoofer e SOMENTE o subwoofer.

agradeço desde ja...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por StormBrain@21 de julho de 2005, 22:53

Oi, dei uma lida no topico de vocês e cheguei a uma conclusao... eu uso o driver A 3.74, e o ultimo da realtek, antes dele usava um outro, muito antigo mas q funcionava aquela parada de 5.1, onde os innputs da placa viravam outputs.

Eu fiz um armengue aqui nas caixas, tenho duas caixas da Creative como REAR duas genericas (num faço ideia de q marca seja :blink: ) para o FRONT e um amplificador Cube 60 da Watson como subwoofer (HAHAHAHAHAHAHAHA).

No driver antigo eu colocava pra redirecionar o mic pra virar subwoofer out e tuudo bem! Mas agora com o a3.74 eu redireciono e sai a caixa central e o subwoofer juntos pro cube 60 :muro: !!! Isso não acontecia antes e eu queria saber se tem como separar esses dois canais, fazer com q a saida do mic so mande o subwoofer e SOMENTE o subwoofer.

agradeço desde ja...

mas amigo, a saida do mic sao 2 canais, pois é uma saida estereo.

como você fez a conexao do cabo P2 pra entrar no seu amplificador?

Se você quiser q a placa mande só o sub, pode tentar usar a configuração 4.1 em vez da 5.1. Mas acho q você mesmo poderia mudar isso nas conexoes eletricas do cabo P2 entrando no seu amp. Provavelmente você tá entrando as 2 entradas no amp e ele tá fazendo um mix das 2.

Editado: provavelmente você não ouvia o canal central antes porque o driver antigo não habilitava ele. Acontecia o mesmo problema na minha a7n8x-e deluxe e eu só consegui obter o canal central separado quando mudei pro driver realtek, v. A3.73a.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:P rpz, eu fiz o seguinte... peguei um cabo normal "bananinha"/"bananinha" deixei um lado na placa de som (mic out) e o outro lado eu botei um adaptador "bananao" (hehehe) e liguei na low input da cube60, realmente ele tá mandando os 2 canais, mas com o driver antigo ele só manda o sub! Isso deve ser algum .INF lá no sistema q seta isso... agora... :blink: essa parada de 4.1 num tem na minha ALC655 não!

Quanto à mudar os fios do cabo, num vou fazer isso não q é cabo muito bom! :P

Mas valeu mesmo, voltei a usar o antigo driver (é feio mas funciona o q eu quero), vou ver se consigo fazer alguma modificaçao no RTLCPL.exe.

Vem k, "Editado: provavelmente você não ouvia o canal central antes porque o driver antigo não habilitava ele. Acontecia o mesmo problema na minha a7n8x-e deluxe e eu só consegui obter o canal central separado quando mudei pro driver realtek, v. A3.73a." tem como eu editar o novo pra eu ficar só com a saida do sub???

falou, e valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por StormBrain@22 de julho de 2005, 10:46

:P rpz, eu fiz o seguinte... peguei um cabo normal "bananinha"/"bananinha" deixei um lado na placa de som (mic out) e o outro lado eu botei um adaptador "bananao" (hehehe) e liguei na low input da cube60, realmente ele tá mandando os 2 canais, mas com o driver antigo ele só manda o  sub! Isso deve ser algum .INF lá no sistema q seta isso... agora... :blink:  essa parada de 4.1 num tem na minha ALC655 não!

Quanto à mudar os fios do cabo, num vou fazer isso não q é cabo muito bom! :P

Mas valeu mesmo, voltei a usar o antigo driver (é feio mas funciona o q eu quero), vou ver se consigo fazer alguma modificaçao no RTLCPL.exe.

Vem k, "Editado: provavelmente você não ouvia o canal central antes porque o driver antigo não habilitava ele. Acontecia o mesmo problema na minha a7n8x-e deluxe e eu só consegui obter o canal central separado quando mudei pro driver realtek, v. A3.73a." tem como eu editar o novo pra eu ficar só com a saida do sub???

falou, e valeu!

Cara, claro q tem 4.1 no seu.

Primeiro de tudo, instala o driver 3.74 da realtek, se o seu codec é o ALC655.

Vai no controlador de audio do seu codec (o controlador da Realtek, o icone azul na bandeija do sistema) e na configuração de falante escolhe "surround (4.1)" ou algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, claro q tem 4.1 no seu.

Primeiro de tudo, instala o driver 3.74 da realtek, se o seu codec é o ALC655.

Vai no controlador de audio do seu codec (o controlador da Realtek, o icone azul na bandeija do sistema) e na configuração de falante escolhe "surround (4.1)" ou algo assim.

rpz, eu tentei isso no antigo e não funcionou... quando eu coloquei 4 caxas e abilitei o subwoofer, não funcionou. :blink:

não funcionou com o 3.74 tb não! só tá indo o central pra Cube60. :huh:

acho q é por causa do kbo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por StormBrain@22 de julho de 2005, 13:50

rpz, eu tentei isso no antigo e não funcionou... quando eu coloquei 4 caxas e abilitei o subwoofer, não funcionou. :blink:

não funcionou com o 3.74 tb não! só tá indo o central pra Cube60. :huh:

acho q é por causa do kbo...

No controlador de audio tem uma opcao "inverter canal central e subwoofer".

Tenta isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por StormBrain@22 de julho de 2005, 14:31

:( Isso foi a primeira coisa q eu fiz quando estava tentando botar o subwoofer... mais alguma ideia? (acho q é realmente o kbo :angry: ...)

Certeza que só tá saindo o central?

como você sabe disso???

Cara, eu te falei desde o começo, se eu fosse você, só fazia uma pequena alteracao no conector P2 do cabo pra tirar o canal central. Ou então, se não quiser perder o cabo, faz um adaptador P2<->P2 que não passe o canal central (deixa em aberto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por StormBrain@22 de julho de 2005, 15:53

:( é deixa pra lá, vou voltar a usar o antigo... valeu pela ajuda, depois eu compro um outro kbo pra fazer umas experiencias... :P

agora... tem como alterar a freqüência de crossover em algum .inf ou algo parecido?

valeu

não sei dizer.

Mas acho q não, pois isso deve ser caracteristica de hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

***TÓPICO INICIAL FINALIZADO***

Não tenho mais como continuar atualizando o tópico inicial, porque troquei de placa-mãe e a atual não usa o ALC650, ela possui o ALC850 e rapidamente comprovei que os melhores drivers para ele são os oferecidos pela nVidia junto com o pacote de drivers dela.

Mesmo não recebendo mais atualizações, creio que não surjirá mais nenhum driver melhor que o A3.62 para o ALC650. Aos que colaboraram comentando sobre as atualizações, deixo um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Venom.Team@24 de julho de 2005, 18:02

Alguém aqui está usando o 3.74 ? quais as observações sobre ele ..

Alguém aqui tá usando um codec ALC655 qual driver você acho melhor qualidadexdesempenho.

[]´z

Caio

Será que o 3.62 funciona no ALC655?

estou usando o 3.73a, não atualizei porque não precisei.

Mas acho q em termos de funcionalidade ele é igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...