Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Drivers Realtek (análises)


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP

ATENÇÃO: este tópico não será mais atualizado, porque não possuo mais placa-mãe com o CODEC ALC650, na verdade a minha atual tem um ALC, mas é o 850, que comprovei rapidamente funcionar melhor com o driver de áudio da nVidia, incluso no pacote de drivers nForce.

ANÁLISE DOS DRIVERS REALTEK

Última Atualização em 01/07/2005

Abri este tópico por saber que muitos usam o som on-board da sua placa-mãe, que em grande parte utilizam Codecs da Realtek.

Assim que sair uma nova versão do driver da empresa, testarei e colocarei se vale a pena ou não atualizar, tendo em vista que já peguei duas atualizações que descartei do micro, preferindo uma versão mais antiga, lembrando que minha placa-mãe usa o ALC650, e pode ser que ocorram diferenças no uso com outros Codecs.

Veja abaixo as análises e após elas, o gráfico de uso do CPU das versões citadas.

Driver Realtek A3.62 (Link para Download)

Esse foi sem dúvida um marco pra mim, pois foi com essa versão que fui saber que meu Codec possui canais de som 3D, que entre outras coisas, foi o responsável por dar suporte aos efeitos EAX 1 e 2 nos jogos.

___________________________________________________

Driver Realtek A3.64

Não gostei nem um pouquinho dessa versão, com ela os efeitos EAX podem ser ativados, mas não podem ser "sentidos" nos jogos. Alguns sons do jogo Mafia, por exemplo, simplesmente não são audíveis com esse driver, como quando estamos na tela inicial e selecionamos os itens, o som característico da mudança dos itens na opção desapareceu. O EAX Sound, mesmo se habilitado, não surte efeito algum no jogo.

A única vantagem dessa versão é o menor uso do CPU, que chegou bem perto da Sound Blaster Audigy com o Kx Driver em todos os parâmetros.

___________________________________________________

Driver Realtek A3.65

Veio com todos os "defeitos" do anterior, e a mesma vantagem, só que dessa vez usa menos ainda o CPU, chegou a superar a Audigy com o Kx Driver, mas ainda perde para ela se usado o driver da Creative.

___________________________________________________

Driver Realtek A3.66

Essa sim é uma versão totalmente desrecomendada, sendo a pior delas na minha opinião. Com ela os efeitos EAX voltaram, mas não de forma satisfatória nos jogos. Alguns sons do jogo Mafia são novamente inaudíveis com esse driver, como quando estamos na tela inicial e selecionamos os itens, o som característico da mudança dos itens na opção desapareceu. O EAX Sound, quando habilitado, surte efeito parcial, pois atua somente em alguns sons. Nas vozes, por exemplo, ele não atua.

A principal desvantagem dessa versão é o maior uso do CPU dentre todos os drivers testados, pois este chegou bem perto dos 50% de uso, ficando na verdade com cerca de 45% nos testes com o DirectSound3D e DirectSound 3D + EAX.

Mais tarde colocarei um gráfico comparativo entre todas as versões aqui mencionadas.

___________________________________________________

Driver Realtek A3.67

O mesmo texto da versão 3.64 se aplica a esta versão, inclusive o uso do CPU com este driver foi praticamente o mesmo, somente no último teste é que ele obteve 2% a mais de uso do CPU.

___________________________________________________

Driver Realtek A3.68

Não gostei nem um pouco dessa versão, além de não trabalhar corretamente com os efeitos EAX ativados, ainda diminuiu o número de canais sonoros do meu chip de áudio, a diminuição foi de 33 para 26 buffers de som, como podem ver nas figuras abaixo:

Reparem que com o driver A3.62 estão ativos 33 buffers

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img41.exs.cx/img41/4071/alc650a3623eq.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Vejam que com a versão A3.68 apenas 26 deles existem

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img41.exs.cx/img41/7462/alc650a3680wg.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

O uso do CPU ficou bem próximo do que está mostrado na versão A3.64 do driver, que é mostrada no gráfico abaixo.

Obs: todos os testes foram efetuados usando-se 24 buffers de som a 44KHz com 30 segundos para cada passo.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img125.exs.cx/img125/7499/UsoCPURealtek.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Dados obtidos através de testes efetuados com o programa RightMark 3D Sound

Drivers Realtek A3.69 e A3.70

Reprovados novamente, são versões que não conseguem trabalhar corretamente com os efeitos EAX ativados, também diminuíram o número dos buffers do meu chip de áudio (ALC650).

Driver Realtek A3.71

Tive uma surpresa com esse driver, que foi o uso do CPU, pois ele inacreditavelmente conseguiu utilizar menos o processador do que a Sound Blaster Audigy com o último driver oficial da Creative, até então nenhum driver da Realtek havia conseguido esta façanha, e eu pensei até que era impossível para um Codec Onboard. Mas a surpresa acaba por aí, pois novamente essa versão não conseguiu superar a antiga A3.62, os efeitos EAX novamente não funcionam corretamente, parece que nem é ativado mesmo estando habilitado, além do fato do número de buffers sonoros ser novamente de 26, contra os 32 da versão A3.62.

Para que vocês vejam qual foi a diferença entre o uso do CPU com o ALC650 usando esta versão do driver e a Sound Blaster Audigy, colocarei abaixo o gráfico.

COMPARAÇÃO DE USO DO CPU ENTRE O ALC650 E A SOUND BLASTER AUDIGY

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://galeon.hispavista.com/sombraxxi/imagens/UsoCPURtkA371.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Só lembrando que o driver é necessário para quem usa novas versões do Codec da empresa, mas no caso dos ALC650, usando em diversas placas-mãe, o melhor ainda é a versão A3.62

Agora vai do usuário, quem não liga muito pro som e também pela falta de alguns deles e quer mais desempenho durante as aplicações que exigem ao máximo do som, é só usar a última versão do driver, mas quem é fanático pelos efeitos sonoros e quer ter os efeitos EAX em sua plenitude, deve continuar a usar a versão 3.62, que na minha opinião é a melhor das versões, mesmo sacrificando mais que algumas o desempenho geral do micro.

VEJA TAMBÉM

AC'97 Codecs em Placas nForce (Teste dos drivers nVidia x Realtek)

Som OnBoard x Som Off-Board (Comparativo de Uso da CPU)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eae sombra , com o meu som onboard eu testei o driver da realtek ao invés dos nforce naquele programa rightMark 3dsound e alguns testes q davam xiados parou e o som ficou bem melhor. Mais em alguns jogos o som dava pau.

Outra coisa estranha quando estou usando os drivers nforce é q nos jogos eu mudo do som EAX para software e não sinto nenhuma diferença , a não ser pelo volume de algumas coisas e ficam mais alto.

No meu caso seria recomendado usar esses realtek ao invés dos nforce?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

zex, eu fiz o comparativo aqui em casa, mas infelizmente esqueci de salvar o arquivo, senão colocaria o gráfico para mostrar a todos.

Não sei se você já viu, mas colocarei abaixo o link para um comparativo que fiz há algum tempo já, que mostra esse driver 3.62 utilizado para comparar meu som on-board com o off-board (Audigy).

Som OnBoard x Som Off-Board (Comparativo de Uso do CPU)

Pedro Gattas

No meu caso seria recomendado usar esses realtek ao invés dos nforce?
Pedro, você pode tirar suas próprias conclusões clicando no link abaixo, que o levará a um outro tópico meu no qual abordo esse assunto:

AC'97 Áudio em Placas nForce (Teste: Sound Driver Realtek x nVidia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

raul100, como eu já favia dito, o uso do CPU é realmente bem pouco com a versão 3.65.

Quanto ao Kx Driver, possui problemas se instalado em placas 7.1, pois não oferece suporte para a reprodução de todos os canais.

Segundo o autor do driver, na próxima versão ele já será compatível com os modelos mais novos da Audigy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu estava usando os drivers mais recentes da Nvidia (5.10) e resolvi instalar esse 3.62 da Realtek pra ver qual é a dele. Não gostei...

Notei que a qualidade do som ao reproduzir MP3 melhorou um pouco, pra mim esse sempre foi um dos pontos fracos do meu ALC650, mas a qualidade do som nos jogos caiu muito... alguns deles ficaram com o som bugado, deixando de reproduzir alguns sons ou se embananando na hora de reproduzir músicas, reproduzindo duas músicas ao mesmo tempo por exemplo.

Além disso, o som ficou menos puro, como se a taxa de amostragem estivesse inferior. E comparando no Everest, com os drivers 5.10 da Nvidia meu ALC650 fica com 256 buffers de som e 64 buffers de som 3D, usando esses drivers da Realtek o número de buffers caiu para 32 em ambos os casos.

Agora vou testar o 3.65, quem sabe ele funciona melhor pra mim... se não gostar, vou voltar para o driver da Nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Max Calba qual é sua placa-mãe?

A minha é uma K7N2 Delta-L da MSI e o driver da nVidia me deixa simplesmente sem nenhum buffer de som 3D, o que sei é que o driver de áudio que acompanha o atual nForce só habilita os buffers 3D em placas com o Sound Storm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@24 nov 2004, 16:46

Max Calba qual é sua placa-mãe?

A minha é uma K7N2 Delta-L da MSI e o driver da nVidia me deixa simplesmente sem nenhum buffer de som 3D.

Oi Sombra, estou com uma Asus A7N8X-E Deluxe.

Por enquanto, posso dizer que no geral os drivers da Nvidia funcionam melhor aqui.

Antes dessa Asus eu estava com uma Abit AN7, mas a bichinha queimou... essa sim tem um som de primeira, o ALC658. Tá difícil me acostumar com o ALC650, a diferença de qualidade entre eles é bem grande. :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, para o caso de vocês dois o melhor a fazer mesmo é utilizar o driver da nVidia, pois usando o da Realtek vocês perdem o uso do SoundStorm, ou seja, a APU da nVidia fica inativa, visto que o driver da Realtek não foi escrito para utilizá-lo.

Max Calba, só tem um jeito, ou você se acostuma com ele, ou parte para uma Audigy, que se utilizada com o Kx Driver, não há Codec nenhum que a barre em qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei agora nessa tarde o driver 3.65 da Realtek e achei ele melhor que o 3.62, pois corrigiu todos os bugs com som que tinha nos jogos onde também testei o 3.62, e o som nos jogos parece mais limpo. Somando isso à qualidade melhor no playback de MP3 que notei comparado ao driver da Nvidia, eu até ficaria com ele, se não fosse um porém... em jogos onde há muitos efeitos sonoros ao mesmo tempo, o frame rate cai a ponto do jogo virar um slideshow - isso mesmo no 3.65, que usa menos a CPU. Com os drivers da Nvidia nunca tive esse problema, creio eu que devido ao número bem maior de buffers.

Então vou ter que continuar com os drivers da Nvidia mesmo, mas perder o SoundStorm não faria diferença pra mim, já que minhas caixas são analógicas...

Sombra, eu tenho cogitado partir logo pra uma Audigy 2 ZS, mas agora estou sabendo dessa SB Live 7.1 24 bits, será que ela é boa? Qual a diferença dela pra Audigy 2? Estou meio desconfiado com essa placa por causa do preço, em alguns lugares esse Live 7.1 24 bits chega a custar menos que a Live 5.1...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Max Calba@24 nov 2004, 18:30

Sombra, eu tenho cogitado partir logo pra uma Audigy 2 ZS, mas agora estou sabendo dessa SB Live 7.1 24 bits, será que ela é boa? Qual a diferença dela pra Audigy 2? Estou meio desconfiado com essa placa por causa do preço, em alguns lugares esse Live 7.1 24 bits chega a custar menos que a Live 5.1...

Também desconfio de tudo que é muito barato em informática, mas certa vez tive acesso às especificações dela e não vi diferença técnica para uma Audigy, ao que parece a Creative parou de produzir essa placa, deixou apenas o modelo Externo dela ainda em produção, é só entrar no site da empresa e constatar que ele não está mais entre os produtos oferecidos. Fica difícil falar algo a respeito assim, o negócio é entrar em contato com os usuários dela, já vi alguns postando por aí (são bem poucos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@24 nov 2004, 19:06

Também desconfio de tudo que é muito barato em informática, mas certa vez tive acesso às especificações dela e não vi diferença técnica para uma Audigy, ao que parece a Creative parou de produzir essa placa, deixou apenas o modelo Externo dela ainda em produção, é só entrar no site da empresa e constatar que ele não está mais entre os produtos oferecidos. Fica difícil falar algo a respeito assim, o negócio é entrar em contato com os usuários dela, já vi alguns postando por aí (são bem poucos).

Dei uma pesquisada na net e já descobri quais são as diferenças dessa Live 7.1 em relação à Audigy...

1) O EAX dela não é acelerado por hardware, algo que até a Live 5.1 faz. Isso também explica o aspecto da placa, ela é menor e tem menos componentes que uma Live 5.1.

2) A taxa de amostragem dela chega a 96 KHz, enquanto as Audigy vão até 192 KHz.

3) Relação sinal-ruído de 100 db, contra 106 db nas versões mais simples da Audigy e 108 db nas ZS. Nisso ela é melhor que uma Live 5.1, que tem um SNR de 90 db.

Resultado, acho que essa placa não vale muito a pena não. Pode até ser uma boa pra quem quiser um som mais limpo que o onboard e não usa o PC pra jogar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma Asus A7N8X-X e os drivers da Realtek fizeram milagres.

Quem tiver essa placa mãe pode testar o som com o jogo Nascar Racing 2003. A diferença é brutal.

Desde aquele tópico que o Sombra XXI postou aqui sobre os drivers da Realtek eu venho acompanhando eles.

O driver 3.66 é um lixo. Muito ruim mesmo. Tenho um sistema de som 5.1 e com esse drive perdi totalmente o controle sobre as caixas surround, sub e central. Impressionante como ele é ruim.

Sem dúvidas, o 3.62 até agora é o melhor.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Postado Originalmente por wine@14 dez 2004, 23:23

Onde posso achar esse driver que o pessoal tá elogiando tanto (3.62)?

No site da Realtek não tem pra baixar mais.

Quem puder me indicar o site...

Este aqui é o link:

ftp://210.51.181.211/pc/ac97/alc650/wdm_a362.exe

EDIT: Droga, o relógio do fórum tá bugado e a mensagem saiu ACIMA do post citado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe alguma ferramenta de diagnóstico de som? Eu comprei uma Abit NF7 a 1 semana e tô meio por fora desse som onbord dela. Existem algum programa pra ativação e desativação dos EAX e THX? Tô totalmente por fora. Ela tem suporte a essas tecnologias?

Eu tava com o driver mais novo da Realtek (A3.67) e agora botei o A3.62. Realmente a taxa de FPS caiu bastante, porém no NFSU2 não ví diferença alguma no som do jogo.

T6o meio confuso sobre tudo isso. Quem puder desprender um pouco de tempo pra me explicar eu agradeço.... :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

wine, nem todos os jogos dão suporte ao EAX Sound, e a configuração para o recurso vem geralmente nas opções de som do próprio jogo.

Você pode obter mais detalhes e configurações dos recursos de seu som onboard através do Painel de Controle, no caso das placas MSI aparece um novo ícone com o símbolo da empresa chamado Gestão de Efeitos de Som, onde é possível alterar a configuração no número de caixas utilizadas e equalizar o som se necessário. Repare se na sua não aparece algo semelhante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...