Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gmail - Função de POP3 e HD extra no PC


icaro911

Posts recomendados

aí Pessoal,

Tava procurando no fórum sobre POP3 do Gmail e tá tudo muito espalhado e pouco esclarecido. Quanto a usar o Gmail como um HD extra no PC, não achei nada tb por aqui. Vou postar aí como configurar POP3 no Outlook do Windows XP (SP2) e como fazer o Gmail se tornar um HD no seu PC - fica legal... hehehehe.

--------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------

POP3 (apenas para receber e-mails, como enviar (SMTP) não encontrei nada ainda):

Primeiramente você deve ter ter instalado aí um programinha simples, que deverá ser executado juntamente com o Outlook, é o FreePOPs. Clique aqui para baixar.. Na página que abrir, escolha a plataforma que você utiliza para fazer o download específico. Esse programa suporta Windows, GNU/Linux, Mac OS X e BeOS. Também é necessário aquele Frame .Net da Microsoft... ele tá disponível no Windows Update, se você ainda não tem.

Depois de baixado, instale o FreePOPs e vá configurar o Outlook.

No Outlook, vá em Ferramentas > Contas > Adicionar conta de e-mail. Escolha um nome de exibição, em endereço de e-mail, digite seu endereço do Gmail, em Servidor POP, digite: pop.gmail.com e em SMTP, smtp.gmail.com. Isso aqui por enquanto é só pra mudar de passo, depois vamos mudar isso. Digite a senha no proximo passo e conclua.

Agora deve-se alterar as propriedades da conta recém criada. Vá nas propriedades dela, e na gruia servidores, deixe as configurações idênticas a da figura abaixo. No campo servidor POP digite "localhost" e no de SMTP, digite "gmail". Note que, no campo "nome da conta", não basta digitar o seu nome de login, como nas configurações de qualquer outro serviço de e-mail. Você deve digitar o seu login + "@gmail.com" porque é atraves do que vem depois do "@" que o programa FreePOPs vai saber o que fazer. Esse programa serve para ajudar o Outlook a receber as mensagens, como um Plug-In, de vários serviços diferentes, além do Gmail... então ele precisa saber qual o serviço de e-mail que você usa.

gmail1.jpg

Na guia Avançado, configure exatamente como na figura abaixo, obedecendo aos numeros das portas indicadas para SMTP e POP3. O que você pode deixar de diferente, são as última configurações dessa janela, sobre deixar ou não uma cópia da mensagem no servidor - você escolhe.

gmail2.jpg

Agora é só dar OK e executar o FreePOPs que fica na bandeja do sistema e deve ficar aberto enquanto estiver usando o Outlook. Depois, é só dar exit nele.

gmail3.jpg

--------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------

HD DO GMAIL:

Você pode usar o e-mail como um segundo HD de capacidade igual a 1 GB. É como se você tivesse instalado um HD mesmo. Você pode copiar/colar, arrastar e soltar arquivos, como no Windows Explorer. Olha como fica:

CLIQUE AQUI PARA VER A IMAGEM

Para fazer isso, é muito fácil. Basta baixar um programa, onde você digita login e senha. É importante saber que eu desconheço a origem disso aí, não sei se é um Phising Scam, aquelas coisas, vai saber... eu testei na boa, não aocnteceu nada... ehehehehe... um pessoal num outro fórum tb tava usando normal, sei lá, acho que não tem nada a ver.

BAIXE AQUI O PROGRAMA GDRIVE PARA O LOGIN.

Depois, abra o arquivo aí na área de trabalho mesmo (é necessário um descompactador de arquivos, WinRAR, WinZip, etc...). Execute o arquivo por aí mesmo, sem extrair nada. Ele instala rapidão. Depois disso, vai no meu computador que vai ter um novo HD lá. Dá dois cliques e abre-se a janela pra fazer login. Pronto!

O único inconveniente disso tudo, disseram, é o limite de tamanho de cada arquivo. Parece que o Gmail suporta arquivos anexos em seus e-mail de no máximo 10 mb e essa mesma restrição se aplica aos arquivos do GDrive. Existe um programa, o AB Split, que quebra os arquivos deixando-os do tamanho desejado e os recompõe posteriormente de forma fácil e é em Português! Depois de quebrados, é só dar dois cliques no arquivo .BAT que é criado e todas as partes se juntam. Verifique o modo de usar do programa.

Quando os arquivos são enviados, eles entram para a pasta da caixa de entrada do Gmail, e se misturam com os e-mails.

Para isso não acontecer, crie um filtro em que mensagens com a palavra "GMAILFS" no assunto sejam movidas para outra pasta, de sua preferência. Eu usei a opção "Skip Inbox" (pular caixa de entrada) - com isso os arquivos enviados sao jogados para a pasta "All Mail" e não são recebidos pelo Outlook como novas mensagens.

--------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------

É isso aí. Agora é só aproveitar. O Gmail veio para revolucionar, da mesma forma que o Google fez!

DÚVIDAS, DICAS, LINKS QUEBRADOS NESSE POST, PODEM ENVIAR PARA MIM. SERÃO BEM VINDOS!

[email protected]

ICQ # 179815265

MSN: [email protected]

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Postado Originalmente por jatjunior@07 de março de 2005, 13:37

Bom, fiz a instalação do gmaildrive e toda vez que vou logar aparece um erro dizendo que houve falha no login, poderia me ajudar?

Já tive esse problema, mas foi só tentar novamente que tudo funcionou direitinho :-BEER

Funciona sim galera, e inclusive o GMAILFS é bem útil. Podem baxiar sem medo, já uso ele há muitos meses!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...