Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Liguei umas Caixonas no PC


fredxyz

Posts recomendados

Fiz uma coisa muito legal aqui, peguei as caixonas de madeira de um som antigão daqui de casa marca National (muito bom ele) e liguei no pc ficou muito doido! Preferi não usar o som pois ele não tá funcionando muito bem, parece meio estranho, além da questão de praticidade.

As caixas cada uma tem 2 fios cada, 1 vermelho e 1 preto. Tanto faz como eles são ligados ou faz diferença? Pois notei que funciona independente de qual eu ligue com qual.

Eu to usando o amplificador do kit2.1 satellite868, o sub é junto com o amplificador, daí liguei as caixas na saída do fone e não na dos satellites, porque assim o sub fica mudo, já que ele é muito ruim e atrapalha o grave das caixonas que é doido! :bandeira:

Só que eu quero liberar esse sub/amplificador pr ausar o kit 2.1 completo como caixas traseiras, além do que o amplificador não é grandes coisa, então já tô pensando em comprar um aplificador simples stereo de 2 canais.

Alguém pode me recomendar um aplificador razoável, de 2 canais stereo, 8 Ohms (tá escrito nas caixas) e no máximo 35w pra cada caixa, pois tá escrito nas caixas pra usar amplificador de no máximo 35w.

Esse amplificador tinha que ser uma coisa bem baratinha mesmo, até uns R$50. Acho que deve dar pra comprar alguma coisa melhor que esse pelo menos, já que esse custou R$38 o kit 2.1 inteiro.

Outra coisa, esse que tô usando da satellite é de 6 Ohms, tem problema eu tar usando nas caixas de 8 Ohms?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seguinte quanto ao amplificador ... eu não sei ... por 50 reais eu não conheço nda ... esses aparelhos só conheço os mais caros... não q eu tenha ... mas é os q eu babo então acabo conhecendo...

mas quanto você ligar suas "caxonas" como você diz ... q são de 8 HMS num amplificador de 6 HMS não pega nada, mas se for o contrário ai sim é problema, se o seu amp fosse de 8 HMS e as caixas de 6HMS ai sim poderia dar problema ... talvez venha cara falando q num pod etc etc ... sim na teoria não pode ... mas na prática ... funciona ... sim e sem problemas... dica do meu avo q trabalhou uns 20 anos com som ...

tenta dar uma olhada no mercado livre ... sobre o amplificador cara ... lá sempre tem alguma coisa ... d tudo e com preço bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara n vou acrescentar nada, porque n entendo, só comentar... eu tinha umas caixonas gigantes de madeira tambem, acho que mediam cerca de 1,3m mais ou menos (estou chutando), eram antigas mas muito boas, de um som que meu pai tinha trazido dos EUA que era top na época...e eu tava vendo uns esquemas de trazer pra cá e colocar no meu PC...aí o que meu pai fez? TROCOU tudo por um gradiente fuleiro com umas caixinhas que já estão estourando, só porque esse gradiente toca CD!!!!! O que eu vou falar pra ele aiaiai...que RAIVA!!! :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixi cara, q chato seu pai ter feito isso, fazer o que agora né? As vezes você liga pro cara que pegou e faz uma oferta pra pegar elas de volta.

Mas quanto ao som do seu pc, se tá ligado nesse sony aí dá assinatura cê já tá feito hehehe! A não ser q você fosse usar as outras como caixas traseiras, aí ia ficar os bicho! :ahh:

As minhas não são gigantes como essa não, mas são maiores que a do system aiwa daqui de casa.

O amplificador procurando na net só achei coisa mais cara, vou ver se encontro algum aqui no centro de BH. Alguma dica sobre tipo de loja?

E a questão dos fios, faz diferença ou não o preto e o vermelho?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara, quanto aos fios, eu não tenho certeza, mas uma vez eu coloquei eles errado (não lembro direito o que eu fiz, mas acho que liguei o vermelho no lugar do preto ou coisa assim) e um amigo meu que mexia com aparelho de som, gravação etc. (ele era baterista e era amigo dum cara que tinha um estúdio) façpi que eu podia queimar o aparelho se continuasse fazendo aquilo...se o cara tava viajando ou não eu não sei...mas por via das dúvidas desde aquele dia eu sempre coloca rigorosamente no lugar certo ehhehe

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rafael.m.c

Não é questão de left e right, isso tá certo, é que são 2 fios pra cada caixa (4 no total), 1 preto e 1 vermelho pra cada.

miguel_akira

Putz cara, é perigoso assim?

Eu tava achando a caixa da direita mais baixa que a da esquerda, aí eu inverti os fios da direita e pareceu dar uma melhorada. Devo voltar pro vermelho-vermelho e preto-preto então?

E na caixa da esquerda que lascou agora, porque no fio da caixa tem as cores, mas na saída do amplificador era um fio branco que eu cortei, não tem as cores, aí eu fui meio de ouvido e ligeui do jeito que tava achando o som melhor. E agora?

E existe mesmo isso do som sair diferente (melhor ou pior) invertendo os fios ou é coisa da minha cameça, impressão minha?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera, voltei a caixa da direita pras cores certas, só que ficou mais baixo que a esquerda de novo, estranho isso?

E quanto à da direita, reparei que no fio branco tem um deles que tá marcado com uns traços pretos um pouco longos e largos, tipo "_ _ _ _ _". E aí isso significa que ele é o preto ou que é o vermelho? Se for o preto então já tá certo :D !

Ah aproveitando, no system aiwa daqui de casa tava reparando e os fios das caixas são pretos, sendo que um dos dois tem uma listra branca. O Da listra branca é o vermelho?

E só pra constar, troquei o amplificador da satellite868 por um da troni mais antigo, pra poder voltar a usar as da satellite e usá-las como caixas traseiras nos jogos e filmes, ou como tweeters nas músicas, pois apesar das caixas grandes terem um som bem melhor, ele é mais abafado.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara, eu não sei se é perigoso de queimar os canais, eu acho que isso é um pouco de mito, porque pensa bem, o que vai acontecer é apenas o som ficar invertido, o que era para entrar pelo canal direito, vai entrar pelo esquerdo e vice-versa.

Com relação a qualidade de som, não é coisa da sua cabeça não, realmente inverter os fios traz pioras na qualidade do som.

Quanto ao fio branco com a listra preta, pode ser que seja o preto como pode ser que não. Existem umas fábricas de cabos ##### que fazem cabos estéreo e não indicam qual é left e qual é right.

Mas vou dar um exemplo, eu to com um cabo estereo aqui na mão, os 2 fios são vermelhos, mas um deles tem uma faixa preta por toda sua extensão, isso significa que ele é o preto e outro é o vermelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

normalmente os pretos em que um deles temn uma listra branca significa que ele q possui o sinal de som ou seja e o vermelho , ja esse todo vermelho não sei ao certo mas quase q com certeza q o listrado e o de sinal(vermelho) , ja inverter pode causar danos ao tweeter, sempre ligue as cores certas, em relação ao left e right, a unica diferenca e uma piora do som , pois os dois canais sao diferentes e detrminadas musicas ou fillmes utilizam de efeitos apenas em dos canais então vai piorar a percepcao , como por exemplo , num filme um carro vem do lado ezsquerdo i você inverteu as caixas e o som vai vir do lado direito e ai q tronxo hein?!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara então pelo q você falou o vermelho e o preto é um pro tweeter (agudo) e um pro grave é isso?

Mas estranho que na caixa onde o fio branco com listras pretas está ligado no preto e o só branco com o modelo do cabo tá ligado no vermelho, nesta os graves estão bem graves e os agudos bem agudos, ou seja, o som está bom, apesar de você ter dito que o listrado provavelmente é o vermelho.

Já no que tem as cores e elas estão ligadas corretamente, o som tá muito mais embolado, os graves menos graves e os agudos menos agudos.

Detalhe que quando eu peguei as caixas no som original, essa caixa que tá com som bom tava ligada invertida :tantan: . Tinha um selo no som de loja de eletrônica, ou seja, no último conserto do som a muitos anos atrás o cara que mexeu cortou o fio e inverteu o preto com o vermelho!

Achei que fosse incompetencia do cara, mas será que tem alguma coisa na caixa que faz com que realmente ela deva ser ligada invertida?

A outra que está abafada agora, estava normal, mas nem tava funcionando pois tava solta a solda do preto no plug. Ela tb está com a madeira pior, meio estragada numa aresta. Pode ser isso que tá piorando o som? Mas e quanto ao fato de quando eu inverti os fios ela me pareceu um pouco melhor?

Desculpem se tô sendo redundante, mas é que tô meio confuso mesmo! :wacko:

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara ate eu to confuso sonceramente mas PORQUE q essa P..... não sao tudo de uma cor so e pra se F.. mesmo , olha ai realmente não vou pode te dizer o q você pode fazer e abrir a caixa se não for selada ou tirar o falante pela frente e ve qual cor que ta ligado no positivo tem um + e - no falante onde se solda os fios ,e em questaode ser um pro tuite e um pro grave não não é , e como um fio de tomada normal um e o sinal de som e o outro e terra , so que o tuiter não pode inverter se não queima, ja o falante não queima mas fica com som ruim entendeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

fredxyz,

Quanto aos fios, nos aparelhos da AIWA, o com preto com listra branca é positivo e o totalmente preto é negativo, nos sistemas que usam as cores do Atlético Paranaense, o vermelho é positivo e o preto negativo.

Dependendo da potência do seu sistema, ligar os fios invertidamente pode até queimar os alto-falantes.

A diferença básica que podemos perceber ao ligarmos os fios invertidos, é ouvir um som meio que abafado, pois o falante pulsa ao contrário do que deveria.

No caso dos plugs estéreo, o contato positivo fica sempre na ponta deles, sendo as demais partes os negativos dos lados esquerdo e direito.

DM2

Cara então pelo q você falou o vermelho e o preto é um pro tweeter (agudo) e um pro grave é isso?
Isso não tem nada a ver, na realidade eles só servem para determinar qual será o sentido da corrente.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença básica que podemos perceber ao ligarmos os fios invertidos, é ouvir um som meio que abafado, pois o falante pulsa ao contrário do que deveria.

E aí Sobra, como eu disse, quando eu ligo certo parece que fica mais abafado do que quando eu ligo invertdo. Será que as caixas podem estar invertidas lá dentro?

Elas tem parafusos, como DM2 disse, vou tentar abrir e ver como tá lá dentro.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, a COR não tem problema... pode usar até um ROSA SHOCK e outro amarelo limão...

A questão é ver a FASE... ligue o mesmo fio que estiver no positivo DO ALTO-FALANTE no positivo do amplificador, e o negativo da mesma forma.

eu SEMPRE abro as caixas e confiro qual a ligação positiva...

Quanto aos fios, nos aparelhos da AIWA, o com preto com listra branca é positivo e o totalmente preto é negativo,

Isso pra saída de GRAVES...

Na de agudos é um fio azul pro neg. e uma azul com lista branca para o pos.

Nas outras caixas (traseiras, etc) que usam um único amplificador por caixa, seguem o mesmo esquema de preto, preto com lista.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Som e computador é o meu forte e :joia: depois de muié é claro :wacko:

Bom ligar os fios aos contrario não altera o som em nada.

Mais se tiver dois falantes na mesma caixa a polaridade de um tem que fica ao contrario em relação ao outro :blink: .

Deem uma olhada aqui Artigos técnicos sobre som.

Eu achei no Mercado Livre amplificador (booster ) por menos de 50 reais :blink:

As caixas de som de antigamente , os falante usava impedancia de 8Ω e se você ligar em um amplifcador que libera 100WRMS em 4Ω esse falante que possui impedancia de 8Ω vai receber apenas a metade deste 100WRMS :( .

Abraços :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Edvaldo J. Frederico@20 nov 2004, 21:53

As caixas de som de antigamente , os falante usava impedancia de 8Ω e se você ligar em um amplifcador que libera 100WRMS em 4Ω esse falante que possui impedancia de 8Ω vai receber apenas a metade deste 100WRMS :( .

Abraços :-BEER

Então.. agora fiquei na dúvida...

se eu ligar um aplificador de 100RMS, 6 OHMS num falante de 4 OHMS, esse falante vai receber 150 RMS?? (Menor resistência a passagem de corrente) e 6/4 = 1.5 então.. 100RMS a 6OHMS seriam 150RMS a 4 OHMS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Toninho_Sv+21 nov 2004, 00:01QUOTE (Toninho_Sv @ 21 nov 2004, 00:01) Edvaldo J. Frederico@20 nov 2004, 21:53

As caixas de som de antigamente , os falante usava impedancia de 8Ω e se você ligar em um amplifcador que libera 100WRMS em 4Ω esse falante que possui impedancia de 8Ω vai receber apenas a metade deste 100WRMS :( .

Abraços :-BEER

Então.. agora fiquei na dúvida...

se eu ligar um aplificador de 100RMS, 6 OHMS num falante de 4 OHMS, esse falante vai receber 150 RMS?? (Menor resistência a passagem de corrente) e 6/4 = 1.5 então.. 100RMS a 6OHMS seriam 150RMS a 4 OHMS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tá louco.. daí rebenta o negócio :P

Eu liguei uma caixa com falantes de carro em um dos canais traseiros do som (surround, 50 RMS, 8 ohms) Tinha um falante de 50RMS(tweeter) e um de 75RMS, (woofer 12" hinor)

O tweeter literalmente"derreteu"...saiu cheiro de queimado e o som dele ficou "torto" até que ele parou de funcionar de vez...e o woofer fica ROUCO quando o volume tá alto...

Putz... se fose ligar um amplificador de 100RMS nele... nem sei o q poderia acontecer :blink:

Achei q o ideal seria sempre os ALTO-FALANTES terem uma sobra(não muito grande) em relação ao amplificador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Toninho_Sv@21 nov 2004, 00:27

louco.. daí rebenta o negócio :P

Eu liguei uma caixa com falantes de carro em um dos canais traseiros do som (surround, 50 RMS, 8 ohms) Tinha um falante de 50RMS(tweeter) e um de 75RMS, (woofer 12" hinor)

O tweeter literalmente"derreteu"...saiu cheiro de queimado e o som dele ficou "torto" até que ele parou de funcionar de vez...e o woofer fica ROUCO quando o volume tá alto...

Putz... se fose ligar um amplificador de 100RMS nele... nem sei o q poderia acontecer :blink:

Achei q o ideal seria sempre os ALTO-FALANTES terem uma sobra(não muito grande) em relação ao amplificador...

É eu sou meio maluco mesmo :wacko::tantan: eu exagerei , mas é sempre bom o amplificador ser mais forte do que o falantes uns 25% +/- :blink: , mais uma coisa que tbem influencia na potencia do som é a alimentação :huh:

Abraços :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edvaldo, esses amplificadores do ML são de carro, nunca mexi com isso, como eu faço pra usá-los? Vou precisar de uma fonte de energia? É uma tomada com transformador, é isso? O que mais vou precisar?

Nas caixas tá escrito pra usar um amplificador de no máximo 35w RMS, e elas são 8ohm. Então num amplificador de 4ohm tem que ser o dobro, certo?

Devo usar no máximo das caixas ou é melhor usar um pouco abaixo pra não forças demais elas (ainda mais que são velhinhas e ficaram paradas muito tempo)?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por fredxyz@22 nov 2004, 10:11

Edvaldo, esses amplificadores do ML são de carro, nunca mexi com isso, como eu faço pra usá-los? Vou precisar de uma fonte de energia? É uma tomada com transformador, é isso? O que mais vou precisar?

Nas caixas tá escrito pra usar um amplificador de no máximo 35w RMS, e elas são 8ohm. Então num amplificador de 4ohm tem que ser o dobro, certo?

Devo usar no máximo das caixas ou é melhor usar um pouco abaixo pra não forças demais elas (ainda mais que são velhinhas e ficaram paradas muito tempo)?

Abraços!

Bom colega ligar um amplificador automotivo não é nem um bicho de 7 cabeças :wacko:, pelo contrario é muito fácil de ligar, porém :blink: você vai precisar de uma fonte de 12Volts com no minimo 10 amperes pra empurra legal as caixas de som sem distorcer.

O esquema pra ligar eu te mando por e-mail :joia:.

Abraços :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...