Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar o Internet Explorer pelo Firefox?


lukcruz

Posts recomendados

%7Boption%7Dhttp://smoothwheel.mozdev.org/firefox_red_pill_2.png' border='0' alt='' />

Lá pelos idos dos anos 90, internauta (não eram muitos, na verdade) que se prezasse só navegava pelo Netscape Navigator, produzido pela empresa de mesmo nome. O Netscape era robusto, confiável, cheio de recursos e tinha uma interface agradável. Nessa época, o Internet Explorer, então em sua versão 3.1, era alvo de chacota. Só que a Microsoft, com seu imenso poder de fogo, melhorou bastante o IE e, mais do que isso, passou a entregá-lo de graça, incorporado ao Windows. Em poucos anos, esses dois fatores demoliram a fortaleza na qual o Netscape se alojava, com quase 90% do mercado de browsers. Hoje, quem tem mais de 90% (97%, para ser mais exato) é a Microsoft.

Derrotada, a Netscape morreu e deixou uma semente em 98: o projeto Mozilla, que oferece gratuitamente o código-fonte do Navigator, para que programadores possam desenvolvê-lo. O código-fonte é a alma de qualquer software, e geralmente é guardado a sete chaves.

Seis anos depois, graças ao trabalho voluntário de centenas de programadores pelo mundo, o Mozilla liberou a versão 1.0 do Firefox, um navegador que promete incomodar bastante o Internet Explorer -massacrado pela mídia especializada graças aos seus constantes, incômodos e aparentemente incorrigíveis defeitos de segurança.

Prós e Contras

Depois de 72 horas de testes, Mundo Digital pôde estabelecer algumas conclusões sobre o Firefox 1.0 e estabeleceu uma lista de prós e contras sobre o novo navegador.

Prós

1. É leve. São apenas 4.5 MB, contra incríveis 80 MB do Internet Explorer. A instalação é simples e sem sobressaltos. Basta copiar (veja link abaixo) e seguir os passos indicados.

2. Internautas acostumados ao IE não encontram grandes problemas ao usar o Firefox. Ele também possui recursos como o "Auto-completar" endereços e permite o atalho "CTRL+enter" para completar uma URL a partir de uma palavra. Exmplo: digite "uol" no campo do endereço e pressione as teclas CTRL e enter juntas. O programa irá preencher a URL com "http://www.uol.com" (no caso do Universo Online, você será levado à home page).

3. Além disso, durante a instalação, o Firefox pergunta se o usuário quer importar favoritos, senhas, cookies e histórico do IE. Em geral, a operação dá certo e o internauta muda de browser sem sumir com seu passado inteiro.

4. A navegação pode ser feita em abas (tabs) dentro da sessão principal. Para isso, aperte a tecla CTRL ao clicar em um link. Quando a aba é carregada, aparece um iconezinho, evitando que você perca tempo esperando o carregamento.

5. O Firefox vem com bloqueador de pop-up incorporado. Funciona muito bem, diga-se de passagem. Durante o teste, soube reconhecer pop-ups de propaganda e respeitar janelas que se abrem a pedido do usuário, após clicar em algo (uma enquete, por exemplo).

6. A interface é limpa e pode ficar ainda mais agradável. Para isso, basta baixar um tema chamado Noia 2.0, disponível no site do programa. A maneira mais fácil de fazer isso é clicando em Tools-Themes no menu e depois em Get more themes na caixa de diálogo. Ao escolher o tema, ele instala-se automaticamente.

7. Por falar em extensões, o programa oferece algumas. A mais útil, disparado, é a Adblock. Ela bloqueia anúncios em todos os sites, tornando a navegação mais rápida -um alívio principalmente para quem usa conexão dial-up. Para instalar, clique em Tool-Extensions e depois em Get More Extensions na caixa de diálogo. Assim como o tema, a extensão também se instala sozinha. Além de banners, essa extensão também pode bloquear anúncios em Flash, que em geral, são pesados e consomem processamento da máquina até o carregamento integral.

8. O navegador vem com uma útil e discreta caixinha de busca ao lado dos ícones principais. Por ali, dá para pesquisar no Google, Yahoo!, Amazon e Wikipedia. É possível adicionar outros serviços, mas nenhum em português.

9. O Firefox pode bloquear códigos javascript que bagunçam os sites durante a navegação.

10. Por fim, mas não menos importante (pelo contrário), o Firefox é muito menos vulnerável do que o Internet Explorer. Até agora, nenhuma vulnerabilidade grave foi descoberta no programa. Para quem usa Internet banking e sites de compra online, é uma diferença e tanto.

Contras

1. Apesar de leve, o Firefox consome tanta memória RAM quanto seu concorrente da Microsoft. Claro que isso depende de quantas janelas e dos recursos sendo acessados (animações em Flash, por exemplo), mas a impressão geral é que o navegador da Mozilla não poupa recursos do usuário como aparenta.

2. Apesar de leve, o Firefox não vem com plugins (acessórios) fundamentais -caso do Java Virtual Machine (usado em aplicações de Internet banking, por exemplo), Flash Player (animações), QuickTime (vídeos online) e Shockwave (animações e jogos). Apesar de prometer instalação automática desses plugins, o fato é que foi necessário instalar quase tudo "no braço", algo que raramente o usuário comum gosta de fazer, claro.

3. Mesmo sem medições precisas, foi possível verificar que o Firefox é sensivelmente mais lento do que o IE para carregar páginas, imagens e animações. Para internautas com mais experiência, o modo como ele carrega as páginas lembra o IE 3.0, que não deixou saudades. Além disso, páginas com anúncios em Flash, vários frames (janelas dentro do site) ou menus em código DHTML (HTML dinâmico) às vezes ficam bagunçadas no Firefox.

4. O navegador não se integra bem com o Outlook nem com o Outlook Express. (por outro lado, isso é uma boa, porque muitos vírus se aproveitam dessa facilidade que o IE oferece). Ele também demora para responder a links clicados em outras janelas -como as de mensageiros instantâneos.

5. Alguns sites em português não se dão bem com o Firefox. Por algum motivo, ele não reconheceu acentuação. Para resolver o problema, foi preciso clicar no menu em View-Character encoding-Auto detect-Universal.

6. Provavelmente por estar apenas na versão 1.0, o programa contém bugs irritantes. Durante os testes, ele travou enquanto carregava um site com Java. Ao voltar, disse que o perfil padrão (Default user) estava bloqueado por "estar em uso". Foi necessário criar um novo perfil e importar tudo de novo do Internet Explorer. No dia seguinte, novo travamento e novo bloqueio de perfil. Agora foi necessário voltar ao perfil antigo, sem todas as configurações e personalizações feitas ao longo do dia. Enfim, uma chatice.

7. O Firefox demora mais para iniciar do que o Internet Explorer. Embora não seja possível precisa essa diferença em segundos (depende do computador), ela é sensível.

Veredito

Para quem, por alguma razão, não gosta do Internet Explorer/Microsoft/Bill Gates, a migração para o Firefox é recomendável. Ele preenche as necessidades de navegação sem maiores problemas nem exige esforço de aprendizado. Ainda por cima, é seguro. Usuários avançados (os chamados power-users) também se acostumarão rapidamente com o programa e tendem, naturalmente, a relevar bugs não fundamentais.

Para quem está satisfeito com o IE, a troca não compensa. O Firefox ainda pode ser considerado um programa "cru" e exige uma razoável dose de dedicação e paciência, com leituras em inglês e configurações diversas. Além disso, ele não se integra harmoniosamente com o Outlook Express, como o IE. Portanto, vale a pena esperar pelo menos até março, quando a Mozilla promete o lançamento da versão 1.1.

fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lukcruz@14 nov 2004, 20:05

8. O navegador vem com uma útil e discreta caixinha de busca ao lado dos ícones principais. Por ali, dá para pesquisar no Google, Yahoo!, Amazon e Wikipedia. É possível adicionar outros serviços, mas nenhum em português.

Tem ferramentas em português. Aqui eu uso a busca do Superdownloads, o Google BR e a tradução do Google PT->ENG / ENG->PT

3. Mesmo sem medições precisas, foi possível verificar que o Firefox é sensivelmente mais lento do que o IE para carregar páginas, imagens e animações. Para internautas com mais experiência, o modo como ele carrega as páginas lembra o IE 3.0, que não deixou saudades. Além disso, páginas com anúncios em Flash, vários frames (janelas dentro do site) ou menus em código DHTML (HTML dinâmico) às vezes ficam bagunçadas no Firefox.

Hmm... pra mim o FF é visivelmente mais rápido que o IE. Chega a ser irritante abrir uma página no IE depois de acostumando com o FF ou Opera. Em Flash eu nunca comparei, mas em páginas normais com imagens, frames, etc, o IE é uma tartaruga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu era usuária do Internet Explorer, mas há um pouco mais de um mês, migrei para o Firefox, e sou fã.

Até agora não encontrei problemas com o uso do browser, nem com o Outlook Express. O único problema, que é o menor de todos, que não consigo abrir autenticação para entrar no iG com o discador. Para navegar pelo iG, só com DialUp.

O Firefox é mais seguro que Internet Explorer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava cansado do IE (principalmente pelo visual) e mudei para o Opera, porém este não abria a maioria das imagens sem apertar Shift + G (ou Ctrl + G para abrir todas as imagens) então mudei para o FF e não notei mudança na velocidade, mas depois que eu configurei com algumas dicas (se não me engano foi você mesmo lukcruz o autor do tópico com essas dicas) o FF ficou melhor e muito mais rápido.

Até agora o único problema foi ao ver a página de Provas do CDH na qual o alinhamento não parece estar certo.

No mais sem problemas, recomendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando o Firefox agora para escrever essa mensagem e posso dizer que o troço não é bom!!!Sei lá é mais seguro , mas não funciona direito com vários sites , tem que estar configurando muitos detalhes que para nós que conhecemos não tem problema , mas para os outros usuários é um mega desmotivante , ele é mais lento inicialmente.Estou usando a versão em Português , alguém pode me dar dicas de como tirar o máximo dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q não importa qual navegador usar, o mais importante é como usar...

Se o usuario sempre entra em sites estranhos e pouco konhessidos, fazendo varios downloads de arkivos suspeitos, e klaro q a xansse de pegar um virus e maior, não importando qual navegador q esta sendo usado.

E mais importante sempre ter um antivirus atualizado, um firewall, e navegar por sites konhessidos, rekomendados, baixando arkivos indikados e testados...

A questão do navegador é puro gosto, estétika, freskura...

Falou <_<

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão do navegador é puro gosto, estétika, freskura...

"Transformando o português em búlgaro em 3 posts"....

Alguém poderia verificar pra mim, se somente eu tenho esse problema especificamente com o site da Chevrolet.

Entrem no site: www.chevrolet.com.br

Cliquem no menu em cima da tela, em qualquer carro para montar um.

Logo em seguida, deveria ser carregada uma tela com a imagem do carro (em flash).

Aqui em casa no Firefox não abre nem com reza brava.

Alguém aí consegue vizualiar esta página ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gustavo-porto alegre@15 nov 2004, 16:23

Estou usando o Firefox agora para escrever essa mensagem e posso dizer que o troço não é bom!!!Sei lá é mais seguro , mas não funciona direito com vários sites , tem que estar configurando muitos detalhes que para nós que conhecemos não tem problema , mas para os outros usuários é um mega desmotivante , ele é mais lento inicialmente.Estou usando a versão em Português , alguém pode me dar dicas de como tirar o máximo dele?

Dicas pro FF

Quanto a página da Chevrolet, eu não consegui entra com o FF e ainda não apareceu nada no IE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

me parece q o firefox é mais rápido do q o i.e.não tenho certeza...certeza tenho q os dois sao mais lentos mesmo q o netscape navigator 7.0.não sei se foi o modo q o navigator foi configurado no meu micro,ja q não fui eu,mas a diferença é nitida.

por favor,alguem saberia me dizer se tem algum modo de fazer o gerenciador de downloads do firefox continuar downloads interrompidos?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

I firefox é mais rápido que o IE sim.

O da chevrolet abre a página principal, mas o esquema em flash nem com macumba, pelo menos não consegui, mas é a primeira vez que alguma coisa em flash não abre no firefox, todo o restante da internet abre numa boa (tenta o 2advanced (precisa ter conexão rápida, senão perde a graça) e vê se abre, no meu firefox 1.0 abriu numa boa).

Além do que, ele é mais seguro que o conjunto IE+falha de segurança+bugs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nefertiti@27 nov 2004, 16:29

O Firefox é bom, o problema é que nem todos os sites são abertos por ele, tendo que recorrer ao Internet Explorer.

Abra páginas que foram feitas para o IE a partir do Firefox.

Infelizmente algumas páginas são feitas para funcionar intencionalmente apenas no Internet Explorer. Nesses casos é necessário deixar o Firefox por alguns instantes e abrir IE.

A extensão IE View cria o comando View This Page in IE no menu de contexto do Firefox. Ao selecioná-lo, o IE é iniciado na página que está aberta pelo Firefox.

Por favor, contate o responsável pela página para que utilize os padrões web em seus trabalhos. Páginas que usam os padrões do IE prejudicam os usuários de outros navegadores, além de indicar falta de profissionalismo.

http://br.mozdev.org/firefox/vocesabia/?ie

Mais informações :

http://br.mozdev.org/firefox/

[ ]'s

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o FF resolveu todos os meus problemas de navegação, acabou com os interminaveis travamentos do IE, sem contar a velocidade com abre as páginas mais complexas, nem tudo é perfeito ainda, mas acredito q logo ele vai superar por completo e mata o monopolio do IE para sempre. Fire Fox é de ++++ :bandeira::-BEER Vamos comemorar mais uma vitória da Internet contra a Microsoft!!!!!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...