Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que Pergunta?


jbmartins

Posts recomendados

:help: sou formado em eletrônica porém não me lembro nem me passa pela cabeça qual a resposta mais meu sobrinho que esta estudando tecnico telecomincações me perguntou - Tio a tensão corrente Continua pode dar choque mesmo com uma tensão bem alta, fiquei pensando e não respondi pedi um tempo :ahh: e agora pessoal?????
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Simples! Compre uma passagem aérea, vá até Itaipu, procure o pessoal da Usina e peça permissão para entrar no pátio da Subestação. Vai encontrar linhas de 750.000V(se não me engano) em DC. Suba na torre e pegue em um cabo de transmissão! Depois, apareça em um "sonho" e diga para seu sobrinho:Não mexa com isso que essa droga dar choque, menino! E siga seu caminho rumo aos céus!!! :D:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito, o que determina principalmente a intensidade do choque que levamos, e os danos ao nosso organismo, é a potência da fonte, ou em outras palavras a corrente máxima que ela pode fornecer.

Por exemplo, você pode segurar nos polos de uma bateria de 12v daquelas pequenas, que tem o tanhanho aproximado de uma pilha, sem sentir nada, mas, nunca segure nos polos de uma bateria de carro :ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@14 nov 2004, 02:24

Simples! Compre uma passagem aérea, vá até Itaipu, procure o pessoal da Usina e peça permissão para entrar no pátio da Subestação. Vai encontrar linhas de 750.000V(se não me engano) em DC. Suba na torre e pegue em um cabo de transmissão! Depois, apareça em um "sonho" e diga para seu sobrinho:Não mexa com isso que essa droga dar choque, menino! E siga seu caminho rumo aos céus!!! :D:D:D:D

Ou então utilise a linha de telefone como um relaxante....choquinho inofensivo......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Calma ai amigo Claudiomiror

Os 12V da bateria de carro são insuficientes para provocar choque pegando em seus polos.

A pele é relativamente isolante e as mãos apresentam o ponto de maior resistência devido a "grossura" da pele neste local.

Já em outras partes do corpo humano que tenham menor resistência local, poderá sentir-se um choque de intensidade alta, proporcional à resistência da pele nesse ponto, da umidade, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@17 nov 2004, 10:12

Calma ai amigo Claudiomiror

Os 12V da bateria de carro são insuficientes para provocar choque pegando em seus polos.

A pele é relativamente isolante e as mãos apresentam o ponto de maior resistência devido a "grossura" da pele neste local.

Já em outras partes do corpo humano que tenham menor resistência local, poderá sentir-se um choque de intensidade alta, proporcional à resistência da pele nesse ponto, da umidade, etc.

Puts, sempre ouvi dizer que se leva um choque considerável na bateria do carro. Me dê um tempo pra criar coragem para testar. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei rapaz, a bateria de carro dá choque sim. Num é um choque de matar, mas dá pra deixar um bpaço dormente. Ela usa 12V, mas tem uma corrente de 35 amperes (depende do modelo, mas a menor é de 35), isso é mais que suficiente pra dar um choque legal.

Mas num precisa ninguém testar né :muro::muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo

Que pode provocar choque eu sei que pode, mas em condições normais da pele, sem ferimentos que possam permitir uma diminuição considerável na resistência de contato, não dará choque....

Um detalhe que o amigo Kelil tá escorregando é que quem produz a sensação de choque é a passagem da corrente pela pele, orgãos, corrente sanguínea. Quem gera a corrente elétrica é a tensão a que o corpo será submetido. Se essa tensão não é suficiente para "vencer" a resistência da pele, não vai circular corrente e se circular, será ínfima! 12V e uma capacidade de corrente de 1000A não vai ser diferente da bateria de 12V por 35A.

Pronto, como sou daqueles que "mata a cobra e mostra o pau"(alguém quer ver?), fiz o teste no meu carro e não senti nenhum choque! Um detalhe pra provar de vez que não ocorre nada, é que no meu carro são 2 baterias de 70A em paralelo com capacidade de corrente somada em 140A!

Estava quase descalço, protegido apenas por uma leve camada de chulé!

Estou vivo pra contar a história.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que faz dar choque ou não realmente é a Diferança de potencial, o que acontece é que se você levar o choque em corrente DC fraco você não vai nem perceber , ja um choque de CA é mais fácil de sentir por causa da freqüência. portando se você levar um choque dc so vai sentir quando ja estiver contraindo sua musculatura ou tiver feito estrago. 12V de bateria ou o que for não da choque, a não ser que você e encoste a lingua nos cabos da bateria (mas na pele seca ou molhada não da choque não). Se quiser tirar a duvida segura na bateria do carro com um aperimetro em serie, você vai ver que ele não vai nem conseguir medir a corrente de tão baixa que vai ser.

O choque que sentimos em alguns gabinetes sem aterramento na verdade são AC, na saida das fontes de computador maxima tensão que você vai encontrar DC é 24v juntando +/-12v o que tb não é suficiente para dar um choque significativo.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Journeyman@17 nov 2004, 22:13

Não seria choque na bobina do motor do carro?

Esta sim, dá um choque do K-setti! :ahh:

Disse tudo, amigo Journeyman !...

Diga para o colega MEIRANETO colocar o motor do carro em funcionamento e pegar no terminal da Bobina, mesmo "em condições normais da pele, sem ferimentos que possam permitir uma diminuição considerável na resistência de contato"...

Não!... É melhor não falar nada, não! Ele é um bom sujeito e não queremos que ele se transforme em churrasco! :D

Nota: Este Tópico, criado pelo amigo jbmartins, para poder dar uma resposta ao sobrinho, sobre Corrente Contínua, já foi esclarecido...

"Obrigado pessoal pela resposta, por que perguntar não ofende o pior é pegar o caminho dos ceus sem saber a resposta, agora é so brindar aos quem sabe e aos quem ajudarei a saber".

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo Fragoso

No terminal de alta tensão da bobina de automóvel a tensão é muiiiiiito maior que 12V e não é essa a questão aqui! O que é perguntado no tópico não é sobre choque na BATERIA? A bobina é um outro equipamento e este apresenta alta tensão. Desnecessário dizer que dar choque até no vento! :D

Seguro a afirmação que fiz. Nos polos da bateria não dar choque......

Ass. MEIRANETO-CREA 005306 - TO.

PS. Relendo o tópico, pude ver que a pergunta era sobre alta tensão DC. O enfoque sobre a bateria foi um mero desvio do assunto principal(já que 12V DC não é alta tensão).

Assim, para não deixar confusa minha posição, direi:

Na bateria(polos) não dá choque, em valores mais altos de tensão, tipo alta tensão DC, inclusive na bobina(picos de tensão), é choque certo....

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Owww, alguem aí ja colocou aquelas bateriazinha ded controle de carrinho remoto na lingua ?

é maneiro... Eu fazia isso quando pequeno, acho que por isso sou assim.. :/

hauhUAhuiHAIuHauiH da um xokinho, e nem sei quantos volts é uma dakela bateriazinha, e é corrente continua :)

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mlk18@19 nov 2004, 16:39

Owww, alguem aí ja colocou aquelas bateriazinha ded controle de carrinho remoto na lingua ?

é maneiro... Eu fazia isso quando pequeno, acho que por isso sou assim.. :/

hauhUAhuiHAIuHauiH da um xokinho, e nem sei quantos volts é uma dakela bateriazinha, e é corrente continua :)

falou

Comentario impressionante esse seu...espero que você não ensine isso ai pra outras criança...porque depois vão querer enfiar a lingua na tomada e por ai vai....rs

:tantan::tantan::tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...