Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de INFO sobre REDES pequenas


Mr. Pringles

Posts recomendados

dá pra fazer uma rede de 2 micros sem hub? tipo, só com o cabo ?

Com certeza que sim :)

você vai fazer um cabo em CROSSOVER, ou seja, uma ponta do cabo vai ter a sequencia diferente da outra ponta.

você pode fazer assim..

o cabo possui 8 fios, você so precisar usar 4 fios, que pode ser o Branco Azul, Azul, Branco Marrom, Marrom, os demais você pode corta-los.

A sequencia fica assim:

Na primeira ponta do cabo:

O conector RJ45 tem 8 entradas ...

1-Branco Azul

2-Azul

3-Branco Marrom

4-

5-

6-Marrom

7-

8-

Vai vai perceber que so precisa de 4 fios, e o ultimo fio PULA 2 CASAS.

Na segunda ponta fica assim:

1-Branco Marrom

2-Marrom

3-Branco Azul

4-

5-

6-Azul

7-

8-

Pronto :)

Espero que tenha entendido.

OBS - A utilização dos 8 fios so é necessario quando você vai ligar os computador no HUB, quando é apenas em CROSSOVER, so é necessario os 4 fios citados.

falou :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa, mas vai uma pequena correção...

o cabo possui 8 fios, você so precisar usar 4 fios, que pode ser o Branco Azul, Azul, Branco Marrom, Marrom, os demais você pode corta-los.

Na verdade, nos padrões 568 A e 568 B, para uso em Ethernet, Fast Ethernet, etc (menos GigaSpeed), você usa 4 fios, e os pares azul e marrom que você citou são os não utilizados...

Não aconselho cortar, o ideal é você conectar todos os fios, mesmo os não utilizados... ajuda até na fixação do cabo ao conector...

Cabo "normal" padrão 568A

%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v108/zippert/568A.jpg' border='0' alt='' />

Cabo "normal" padrão 568B

%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v108/zippert/568B.jpg' border='0' alt='' />

Cabo cross

%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v108/zippert/cross.jpg' border='0' alt='' />

Os cabos padrão 568A e B são para conexão entre micro x switch, hub, modem, etc.

Os cabos Cross são para conexão entre micro x micro, hub x hub, switch x switch...

Caso você utilize GIGA (1000baseT ou 1000baseTX) serão utilizados os 4 pares para a transmissão de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ate agora você recebeu infos sobre como ligar os micros, mas, ao meu ver, faltou a configuração:

supomos que você tenha o micro 1 (win2000) e o micro 2 (win98).

no win2000.... você precisa ter duas placas de rede (1 para conexao com a net e outra para conexao com o win98). nas propriedades da placa de rede q conecta com o win98 (intranet) você coloca um ip do tipo 192.168.0.1 e uma mascara de sub rede 255.255.255.0 e como gateway padrão o ip da placa q conecta você com a internet.

no micro com win98 você coloca o ip tipo 192.168.0.2 e mascara de sub rede 255.255.255.0 e gateway padra o endereco da plac ado outro micro 192.168.0.1

você deve logar o win98 com o mesmo usuario e senha q você usa no win2000 para poder eter acesso a pastas compartilhadas no win2000.

você tb precisa habilitar o compartilhar conexao com a internent na plac a q conecta você com a internet...

espero ter ajudado..

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

valeu, mas não é bem isso,

esse troço de configurar a rede ate é interessante, mas minha rede usa IP fixo

então não rola esse troço de 192.168.0.X

é algo do tipo 203.180.132.205 (não é o meu IP real, logico)

e tem um gateway do tipo 203.180.132.201

aí vai os micros (q sao 5) na ordem de IPs , 203.180.132.202 , 203.180.132.203 ,203.180.132.204 , 203.180.132.205 , 203.180.132.206.

esses IPs sao fixos, ou seja, se eu mudar eles, a rede ate q funciona, mas a net não.

e alem do mais, toh com problemas em configurar micros com win 98 , sao dois com win 98 e 3 com o xp

vai mais uma ajuda a faz favor!!!! :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu, mas não é bem isso,

esse troço de configurar a rede ate é interessante, mas minha rede usa IP fixo

então não rola esse troço de 192.168.0.X

é algo do tipo 203.180.132.205 (não é o meu IP real, logico)

e tem um gateway do tipo 203.180.132.201

Infelizmente, vai ter que rolar esse troço de 192.168.0.xxx.

Os ips 203.xxx.xxx.xxx são ips de classe C, ou seja, válidos na Internet. Não adianta você por esses ips na sua rede interna que não vai funcionar mesmo.

Dá uma lida neste tópico aqui.... Creio que vai esclarecer suas dúvidas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

aaaaaaaaaaa, saquei!!!!!!!!

eu andei lendo algo sobre redes, TIPO, se eu quiser compartilhar a net nesse doi micros eu teria q dar a um micro o gateway do micro q tem a placa de rede q se conecta a net certo???

e sobre a rede q eu tava falando (com 3 win xp e 2 win 98), eu descobri q o micro q tava dando problema era inocente :tantan::tantan: !!!!!!!!!

o problema esta eu acho na sua placa, pois ele foi colocado em um ponto de 80 metros e já é meio velho, aí eu acho q ele não concegue funciona assim....

outros conseguem mas ficam beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem lentos na rede

(tipo, usam nem 1% dela....)

preciso confirmar isso, alguem pode me dar certeza??!?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara lhe aconselho você usar as configurações de redes padrão. O 1° com 2 PR, o IP na PR que se conecta a Net fica sendo Automático, da 2° você tem q usar 192.168.0.1, nos demais micros você configura no esquema DHCP, para buscar IPS aoutomático, eu uso esse sistema e num ca me deu nem um trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!