Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Passarinhos


Guilhermepff

Posts recomendados

Postado Originalmente por Guilhermepff@13 nov 2004, 17:49

Por que os pasarinhos não levam choque quando estão sobre os fios de energia elétrica?

vou tentar te dizer leigamente...eles sao muito pequenos pra serem um ponto de conduçao de eletricidade..ou seja...o espaço existente entre os pes do passarinho é pequeno demais pra transmitir etetricidade se fosse um espaço maior...(não sei te dizer o quanto) ele levaria choque! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque não existe uma diferença de potencial (ddp) sobre ele, ou seja, nçao existe circulação de corrente.

Existe uma roupa condutiva onde o Eletricista de Manutenção de Linhas de Alta Tensão ficam ao potencial da rede que pode chegar até 500 mil volts aqui no Brasil.

Se você tiver um calçado de borracha você mesmo pode fazer o teste pegando apenas na fase da rede eletrica sem lever choque.

Mas se tocar na fase e no neutro, ou fechar o circuito com a terra, com certeza levará choque. :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Alex Lacerda@15 nov 2004, 02:52

se você se pendurar num dos fios também n levará choque! mas se colocar o pé no chao (descalço) ou pegar no outro fio.. :D

pelo mesmo motivo, n haverá ddp

(me corrijam se tiver errado..)

Se você ( ou o passarinho ) tocar em outro fio não levará choque por causa da DDP, mesmo porque a tensão ( em módulo ) é igual em todas as fases. O que faz levar choque nesse caso é o ângulo de defasamento.

Por que os pasarinhos não levam choque quando estão sobre os fios de energia elétrica?

Os passarinhos e qualquer outro objeto que tenham resistência elétrica só levam choque quando tocar em dois fios de média ou alta tensão por causa do ângulo de defasamento, o que causa uma DDP e não por causa desta, que comumente é calculado fazendo a subtração de uma tensão pela outra, porque se fosse assim você poderia pegar em dois fios e não morreria, a diferença entre as tensões nas 3 fases quase nunca passa de 70V~100V, e também porque a resistência do seu corpo ou do passarinho é cerca de 100.000 a 1.000.000 maior que a resistência do fio. E como já se sabe, a corrente elétrica prefere sempre o caminho de menor resistência ( e em cabos da rede elétrica existem vários caminhos de menor resistência, o que não justifica que a corrente fique circulando por este pequeno corpo, como acontece quando se enfia o dedo na tomada, onde o seu corpo é o único caminho para a circulação da corrente entre as duas fases ou fase-neutro ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por felliper@15 nov 2004, 18:52

:rolleyes: Quero ver quem se habilita a fazer isso em cabos de 750KV hahahaha

Eu sei que não leva "choque", na teoria é moleza, na pratica, ai é outraaa historia, te mais...

Ninguém é burro de fazer isso... é lógico que se não existisse indução e outros fenômenos, um monte de gente se habilitaria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa é pra curtir, mas é verídica! Aqui na minha região, quando a "inegia eletica" chegou, teve um caso de um morador da zona.....zona rural, sô! que teve uma brilhante e queimante ideia! A linha de energia passou bem na frente da casa dele e assim, resolveu aproveitar para curtir o progresso que vem pelos cabos. Catou 2 pedaços de arame, segurando o primeiro por uma das pontas, lançou sobre a rede e....não é que funcionou! Ele ficou energizado e como não tinha "colocado fusível", sobrou só um forte cheiro de churrasco e cabelo queimado.....

Detalhe! A linha era só de 34.5kV......oh coitado! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por felliper@15 nov 2004, 18:52

:rolleyes: Quero ver quem se habilita a fazer isso em cabos de 750KV hahahaha

Eu sei que não leva "choque", na teoria é moleza, na pratica, ai é outraaa historia, te mais...

Eu me habilito!

Se você me der treinamento especializado, uma roupa condutiva especial e lógico, um bom e gordo sálario, eu até posso fazer isso pra você. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...