Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar o WIN xp e Linux conectiva


masc

Posts recomendados

Isso é simples, mas precisa ter atenção.

1º Para instalar dois Sistemas é preciso ter duas partições no HD, existem outras possibilidades, mas não são aconselhaveis.

2º O WinXP trabalha com partições em FAT32 e NTFS, já o Linux trabalha com todas, mas sua instalação deve ser feita em uma EXT.

3º Antes de proceder com a divisão do HD, caso já exista um SO instalado, é aconselhavel varrer o HD com uma ferramenta buscando por setores defeituosos, depois aconselho a desfragmentá-lo, para que os arquivos sejam reorganizados, exceto se o mesmo acabou de ser colocado em uso. Uma limpeza do que for desnecessário também ajuda. Não esqueça de uma cópia de segurança dos arquivos importantes que possam existir no HD, pois a possibilidade de falhas na divisão não deve ser discartada, se possivel, a gravação da imagem do HD é algo interessante.

4º Usando o Paritition Magic selecione o HD a ser dividido, clicando sobre ele na tela principal, depois no menu da esquerda(partition magic 8), clique na opção RESIZE/MOVE, irá surgir uma tela com várias opções, sugiro que a segunda partição seja criada depois daquela em que o SO está instalado, dessa forma, no campo FREE SPACE AFTER, determine qual será o tamanho destinado a nova partição, lembre-se que o valor está em MB, para uma boa utilização do linux aconselho a liberar cerca de 5 ou 6 GB, após definir o valor, clique em OK.

5º Você estará novamente na janela principal, e verá que surgiu na tela, logo abaixo da opção LOCAL DISK (C:), uma UNALLOCATED com o tamanho que você destinou a nova partição, então será o momento de criar a nova partição, lembre-se que o linux exige uma nova divisão nesse espaço, pois você precisa de uma partição do tipo SWAP, que é para a memória virtual. Então clique sobre o espaço que foi liberado. Clique na opção CREATE, no menu ao lado. Terá uma nova janela para selecionar alguns dados, como tipo de partição, LOGICA ou PRIMÁRIA, diferente do FDISK, que permite apenas 1 partição primária, com o PM você pode criar, se não me engano, até 4 partições primárias, selecione uma, por padrão o sistema oferece a LOGICA, o tipo não fará diferença. Depois selecione o tipo de formatação, clicando na seta verá que existem várias opções, como vai ser uma partição para o linux, selecione a opção EXT3, que é a melhor, se estiver usando uma distro antiga, como Conectiva 8 ou mais velha, sugiro a EXT2, pois não sei dizer se já existia suporte para a EXT3 nessas versões. Você ainda pode dar um nome a partição, mas não é necessário, se desejar fazê-lo, digite-o em LABEL. Na sequencia deverá definir o tamanho da partição, não use o total, pois precisa de um espaço para a SWAP, um detalhe sobre a SWAP, ela deve conter +/- o dobro de espaço em referencia a sua memória RAM, se tiver 512MB de RAM, deixe cerca de 1GB para ela, neste caso defina o tamanho máximo diminuído do espaço para a SWAP, se deixou 6GB e tem 512 de RAM, defina 5GB ou 5000MB. Não precisa mexer nas outras opções, deixe como estão, confirme e vamos para a próxima fase.

6º Hora de criar a SWAP, siga o mesmo procedimento anterior, mas no momento de definir o tipo de formatação, escolha SWAP e defina 100% do espaço, lembre-se de selecionar o espaço livre que sobrou, UNALLOCATED, não dê nenhum nome a está partição.

7º Clique no botão APPLY (APLICAR) e espere pelo término do processamento, provavelmente terá de reiniciar a máquina.

8º Reinicie o equipamento fazendo o boot pelo CD e use o CDrom da Distro Linux, siga os passos que serão solicitados, aviso, caso seu video não seja reconhecido pelo LINUX, terá que selecionar a opção de modo texto para a instalação, se for reconhecido, terá uma janela igual as que você está acostumado a ver quando vai instalar o windows, eu sugiro que tenha um manual de instalação do linux ao seu lado, pois facilita a vida.

Qualquer dúvida, estamos por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...