Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Formatar para obter melhor performance!


J. Bravo

Posts recomendados

Pessoal, por várias vezes já formatei o HD, e na maioria das vezes que formatei era por performance, ou porque já estava na hora mesmo de renovar o Sistema, ou uma maneira melhor para ganhar performance usando partições, NTFS, FAT32...

No momento meu HD 40GB da Maxtor.

Já formatei usando apenas uma partição NTFS, o desempenho não é dos melhores mas o sistema era muito confiavel, quando dava pau, não parecia aquela tela chata para verificar o sistema.

Formatei usando apenas uma partição FAT32, o desempenho melhorou mas havia muito despedicio e o sistema não era muito confiavel, ainda eu preferia o NTFS.

Formatei usando 2 partições FAT32, o desempenho melhorou um pouco por eu ter colocada os arquivos de paginação na partição que o windows não estava instalado.

Formatei usando várias partições(6) , uma Windows (NTFS) maior que 8GB, as outras (FAT32) menor que 8GB para Page Files (Arquivos de paginação, conhecida como memória virtual também), Games e Programas. O desempenho melhorou muito.

Formatei usando todas as partições(6) usando FAT32 menores de 8GB e o desempenho melhorou ainda mais.

Formatei usando 5 partições FAT32 e 1 FAT16 para Page Files (Vi no Baboo se não me engano que isso melhorava o desempenho). O desempenho melhorou um pouco.

Formatei igualmente acima só que a partição para Page Files que antes eu coloca por último, agora apenas depois do Windows que é a primeira. O desempenho melhorou muito ( a barra do Windows para inicializar que no inicio era de 6 caiu para 1, antes quando colocava a page files em último era de 3 barras)

Hoje as partições estão assim:

6,2GB - Windows

2GB - Page Files

8GB - Games

8GB - Games

8GB - Games

6,2GB - Programas e Músicas, etc.

Assim foi que eu obtive melhor performance, melhorou muito com relação ao inicio, não foi apenas FAT32 ou NTFS, como são as principais dúvidas, mas de como particionei o HD.

Mas vocês talves se perguntam, e o despedicio causado pela partição FAT32 e FAT16 por causa dos tamanhos dos clusters, já que o ideal seria 4kb em NTFS em um HD de 40GB, Com FAT32 ficaria 32kb.

Bom... em FAT32 fica deste tamanho porque está se usando uma partição de 40GB, se fizer como eu, as partições com menos de 8GB irão ficar com 4kb, mesma do NTFS, assim ficando sem o despedicio que seria com 32kb cada cluster.

Mas e a FAT16?

Bom esta está com 32kb porque a partição é de apenas 2GB, se for de 4GB que é o tamanho máximo para FAT16, ficaria com 64kb cada cluster.

Como esta partição é apenas usada para Page Files, não tem problema.

O ideal é sempre ter uma partição apenas para Page Files, como é feito com Linux.

Espero que isso seja util a alguém, e garanto para quem formatar mais ou menos assim que irá melhorar a performance.

Abraços!

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por J. Bravo @ 12 nov 2004@ 06:12

O ideal é sempre ter uma partição apenas para Page Files, como é feito com Linux.

Exatamente!

Eu no momento uso algo parecido num HD de 40GB (37,2GB), mas formatei tudo FAT32.

C: 2GB para swap

D: 10GB para Win2000

E: 10GB para WinXP

F: 15GB para backup

Uma das principais vantagens , para mim, é quanto à desfragmentação: desse modo eu não preciso ficar desfragmentando volumes de dados enormes, demora muito menos nessa tarefa.

Uma dica adicional, para economizar espaço do swap: para quem usa boot múltiplo entre vários sistemas Windows, dá para compartilhar o Pagefile.sys tanto entre Win2000 e WinXP, por exemplo, como também entre Win2000 e Win98, ou WinXP e Win98, etc.

Sabe-se que o Windows 98 usa como arquivo de paginação o win386.swp, mas dá pra configurar para usar o pagefile.sys do NT. E isso economiza um bocado de espaço para quem usa essas versões do Windows.

Para saber como fazer, veja neste tópico: Compartilhando Pagefile.sys entre várias versões do Windows.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente usar o c: para arquivo de paginacao é muito interessante pois eu tambem fiz isso e o desempenho aumentou, pois acho que o programa de formatacao fez a particao c: ao fim do espaco livre nas bordas do disco rigido, onde seu acesso é mais rápido.

e tipo, quanto a desfragmentacao, realmente o volume não fica estão fragmentado.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PHaNToN oF OpERa@13 nov 2004, 00:44

realmente usar o c: para arquivo de paginacao é muito interessante pois eu tambem fiz isso e o desempenho aumentou, pois acho que o programa de formatacao fez a particao c: ao fim do espaco livre nas bordas do disco rigido, onde seu acesso é mais rápido.

e tipo, quanto a desfragmentacao, realmente o volume não fica estão fragmentado.

t+

Com certeza, fica mais rápido a desfragmentação e tal...

Desfragmentar é necessário.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita gente quer aumentar muito o desempenho apenas formatando em FAT32 ao invés de NTFS, realmente o FAT32 é mais rápido mas não faz milagres, mas a união de como particionar, onde colocar cada partição, etc, aí sim irá ter um ganho realmente consideravel.

O legal também é desabilitar alguns serviços desnecessarios do Windows XP.

Mexer no registro para cololcar quanto de cache L2 o proc. tem para o XP trabalhar melhor, também tem opções para dar o boot e desligar mais rápido, etc.

Minha máquina parece outra depois de tudo isso :palmas: , parece mais rápida doq muitas máquinas superiores apenas formatadas em uma partição NTFS.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particiono o meu HD em dois (FAT32-pra não ficar atras nos Games) so que na partição primaria eu deixo so pro sistema , so quando a outra partição ta lotada de programas e que eu começo a instalar programas na primaria.

E tem mais uma tem um Tweak que e da seguinte maneira

:. Gerencie melhor o arquivo de troca (memória virtual).

Computadores domésticos com mais de 512Mb normalmente não precisam usar a memória virtual, que acaba ocasionando perda de desempenho.

Para desativá-la, vá em Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Avançado > Memória Virtual > Alterar. Selecione “sem arquivo de troca”, clique em Definir e OK.

Caso precise usar a memória virtual, calcule-a com base em 1,5x a quantidade de memória RAM disponível (por exemplo, se você tem 128Mb de RAM, seu arquivo de troca será de 192Mb), e defina-o como tamanho inicial e máximo simultaneamente. Isto fará com que o tamanho do arquivo de troca seja fixo, prevenindo perda de desempenho e fragmentação do mesmo.

Se perceber travamentos ou perda de desempenho, deixe que o Windows gerencie a Memória Virtual para você; às vezes é a melhor opção.

E tem outro do cache da cpu

Alterando o Valor do Cache do Processador de Acordo com a Sua CPU !!!!!

NO XP, para lidar com Cache L2.

Se você sabe exatamente o Cache L2 do seu processador,

Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\

E Altere o valor da chave SecondLevelDataCache.

Na janela da chave, clique em "Decimal" e digite quantos kilobytes de Cache L2

o seu processador tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por THNXCYRAX@13 nov 2004, 20:06

Eu particiono o meu HD em dois (FAT32-pra não ficar atras nos Games) so que na partição primaria eu deixo so pro sistema , so quando a outra partição ta lotada de programas e que eu começo a instalar programas na primaria.

E tem mais uma tem um Tweak que e da seguinte maneira

:. Gerencie melhor o arquivo de troca (memória virtual).

Computadores domésticos com mais de 512Mb normalmente não precisam usar a memória virtual, que acaba ocasionando perda de desempenho.

Para desativá-la, vá em Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Avançado > Memória Virtual > Alterar. Selecione “sem arquivo de troca”, clique em Definir e OK.

Caso precise usar a memória virtual, calcule-a com base em 1,5x a quantidade de memória RAM disponível (por exemplo, se você tem 128Mb de RAM, seu arquivo de troca será de 192Mb), e defina-o como tamanho inicial e máximo simultaneamente. Isto fará com que o tamanho do arquivo de troca seja fixo, prevenindo perda de desempenho e fragmentação do mesmo.

Se perceber travamentos ou perda de desempenho, deixe que o Windows gerencie a Memória Virtual para você; às vezes é a melhor opção.

E tem outro do cache da cpu

Alterando o Valor do Cache do Processador de Acordo com a Sua CPU !!!!!

NO XP, para lidar com Cache L2.

Se você sabe exatamente o Cache L2 do seu processador,

Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\

E Altere o valor da chave SecondLevelDataCache.

Na janela da chave, clique em "Decimal" e digite quantos kilobytes de Cache L2

o seu processador tem.

Antigamente podia ser para quem tinha mais de 512MB ficar sem o Swap, mas hoje não concordo, principalmente quem trabalha com edição de imagens, vídeos ou até jogos muito pesados.

Agora para quem não se encaixa nesses perfis, pode desabilitar os Arquivos de paginação sem problema.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por J. Bravo+13 nov 2004, 22:47QUOTE (J. Bravo @ 13 nov 2004, 22:47) THNXCYRAX@13 nov 2004, 20:06

Eu particiono o meu HD em dois (FAT32-pra não ficar atras nos Games) so que na partição primaria eu deixo so pro sistema , so quando a outra partição ta lotada de programas e que eu começo a instalar programas na primaria.

E tem mais uma tem um Tweak que e da seguinte maneira

:. Gerencie melhor o arquivo de troca (memória virtual).

Computadores domésticos com mais de 512Mb normalmente não precisam usar a memória virtual, que acaba ocasionando perda de desempenho.

Para desativá-la, vá em Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Avançado > Memória Virtual > Alterar. Selecione “sem arquivo de troca”, clique em Definir e OK.

Caso precise usar a memória virtual, calcule-a com base em 1,5x a quantidade de memória RAM disponível (por exemplo, se você tem 128Mb de RAM, seu arquivo de troca será de 192Mb), e defina-o como tamanho inicial e máximo simultaneamente. Isto fará com que o tamanho do arquivo de troca seja fixo, prevenindo perda de desempenho e fragmentação do mesmo.

Se perceber travamentos ou perda de desempenho, deixe que o Windows gerencie a Memória Virtual para você; às vezes é a melhor opção.

E tem outro do cache da cpu

Alterando o Valor do Cache do Processador de Acordo com a Sua CPU !!!!!

NO XP, para lidar com Cache L2.

Se você sabe exatamente o Cache L2 do seu processador,

Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\

E Altere o valor da chave SecondLevelDataCache.

Na janela da chave, clique em "Decimal" e digite quantos kilobytes de Cache L2

o seu processador tem.

Antigamente podia ser para quem tinha mais de 512MB ficar sem o Swap, mas hoje não concordo, principalmente quem trabalha com edição de imagens, vídeos ou até jogos muito pesados.

Agora para quem não se encaixa nesses perfis, pode desabilitar os Arquivos de paginação sem problema.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por THNXCYRAX+13 nov 2004, 22:52QUOTE (THNXCYRAX @ 13 nov 2004, 22:52)
Postado Originalmente por J. Bravo@13 nov 2004, 22:47

THNXCYRAX@13 nov 2004, 20:06

Eu particiono o meu HD em dois (FAT32-pra não ficar atras nos Games) so que na partição primaria eu deixo so pro sistema , so quando a outra partição ta lotada de programas e que eu começo a instalar programas na primaria.

E tem mais uma tem um Tweak que e da seguinte maneira

:. Gerencie melhor o arquivo de troca (memória virtual).

Computadores domésticos com mais de 512Mb normalmente não precisam usar a memória virtual, que acaba ocasionando perda de desempenho.

Para desativá-la, vá em Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Avançado > Memória Virtual > Alterar. Selecione “sem arquivo de troca”, clique em Definir e OK.

Caso precise usar a memória virtual, calcule-a com base em 1,5x a quantidade de memória RAM disponível (por exemplo, se você tem 128Mb de RAM, seu arquivo de troca será de 192Mb), e defina-o como tamanho inicial e máximo simultaneamente. Isto fará com que o tamanho do arquivo de troca seja fixo, prevenindo perda de desempenho e fragmentação do mesmo.

Se perceber travamentos ou perda de desempenho, deixe que o Windows gerencie a Memória Virtual para você; às vezes é a melhor opção.

E tem outro do cache da cpu

Alterando o Valor do Cache do Processador de Acordo com a Sua CPU !!!!!

NO XP, para lidar com Cache L2.

Se você sabe exatamente o Cache L2 do seu processador,

Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\

E Altere o valor da chave SecondLevelDataCache.

Na janela da chave, clique em "Decimal" e digite quantos kilobytes de Cache L2

o seu processador tem.

Antigamente podia ser para quem tinha mais de 512MB ficar sem o Swap, mas hoje não concordo, principalmente quem trabalha com edição de imagens, vídeos ou até jogos muito pesados.

Agora para quem não se encaixa nesses perfis, pode desabilitar os Arquivos de paginação sem problema.

falou!

Eu copiei estes Tweaks do site http://www.guiadohardware.net/tutoriais/049/

se voce acha que ta errado reclame pra eles

Eu conheço a procedencia , e sei que não tem ninguém iniciante lá, muito pelo contrário o pessoal lá entende muito de Linux Avançado e Windows.

Qualquer um sabe que memória RAM e muito mais rápida que memória virtual no HD

E se voce quer mexer com imagens videos etc etc voce tem que aumentar a memória RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Leo111@13 nov 2004, 23:10

O problema é que o windows XP gerencia os arquivos de paginação de forma diferente do windows 9x, acumulando arquivos muito maiores que nas versões anteriores. Por isso realmente não é recomendável desabilitar os pagefiles no win xp.

Concordo, mas para quem mexe com coisas mais leves realmente não precisa de arquivos de Swap, ele está certo, um prof. na microcamp depois que coloco 512mb na máquina dele desabilitou os arquivos de swap sem problemas, agora outro professor tinha 768mb e nãp podia desabilitar a memória virtual, só que eu não posso falar para qualquer um para desabilitar, isso depende doq a pessoa faz na máquina e nem todo mundo tem grana para lotar o pc de Memória RAM.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, eu ainda prefiro que não desativem ele totalmente, deixe ele no minimo, 2mb, pois se não tiver nada, o windows vai reclamar, mesmo que voce tenha muita ram, pois alguns progs automaticamente colocam algo na memoria ram e no arquivo de paginacao. Ai teria que ter um programa que forcasse a utilizacao da memoria ram, como eu uso aquio memdefrag, ele até que ajuda fazendo isso mas não faz milagras tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PHaNToN oF OpERa@14 nov 2004, 15:47

bem, eu ainda prefiro que não desativem ele totalmente, deixe ele no minimo, 2mb, pois se não tiver nada, o windows vai reclamar, mesmo que voce tenha muita ram, pois alguns progs automaticamente colocam algo na memoria ram e no arquivo de paginacao. Ai teria que ter um programa que forcasse a utilizacao da memoria ram, como eu uso aquio memdefrag, ele até que ajuda fazendo isso mas não faz milagras tambem.

As vezes mesmo com aquele padrão do windows de mínimo e máximo ele reclama, o ideal é gerenciado pelo sistema, mas sua dica é muito boa, porque realmente isso acontece com o Windows mesmo sobrando RAM, mas nosso amigo não entendeu o que eu quis dizer, apenas disse que não aconselho a todos a fazer isso, depende do uso, mas ele já ficou ofendido, ele não leu o tópico direito do guia do hardware que foi dito que as vezes é melhor que o Windows gerencie a memória virtual, bom deixa prá lá.

512MB é mesmo um valor bom para memória RAM, mas ainda não acho o ideal para se tirar a memória Virtual, para ficar tranquilo tem que ser mais de 1GB, aqui já usei tranquilamante mais doq 512MB de memória, mas infelizmente no momento não tenho grana para ter mais que 512MB de Ram, o jeito é ficar com memória virtual.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por THNXCYRAX+13 nov 2004, 22:52QUOTE (THNXCYRAX @ 13 nov 2004, 22:52)
Postado Originalmente por J. Bravo@13 nov 2004, 22:47

THNXCYRAX@13 nov 2004, 20:06

Eu particiono o meu HD em dois (FAT32-pra não ficar atras nos Games) so que na partição primaria eu deixo so pro sistema , so quando a outra partição ta lotada de programas e que eu começo a instalar programas na primaria.

E tem mais uma tem um Tweak que e da seguinte maneira

:. Gerencie melhor o arquivo de troca (memória virtual).

Computadores domésticos com mais de 512Mb normalmente não precisam usar a memória virtual, que acaba ocasionando perda de desempenho.

Para desativá-la, vá em Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Avançado > Memória Virtual > Alterar. Selecione “sem arquivo de troca”, clique em Definir e OK.

Caso precise usar a memória virtual, calcule-a com base em 1,5x a quantidade de memória RAM disponível (por exemplo, se você tem 128Mb de RAM, seu arquivo de troca será de 192Mb), e defina-o como tamanho inicial e máximo simultaneamente. Isto fará com que o tamanho do arquivo de troca seja fixo, prevenindo perda de desempenho e fragmentação do mesmo.

Se perceber travamentos ou perda de desempenho, deixe que o Windows gerencie a Memória Virtual para você; às vezes é a melhor opção.

E tem outro do cache da cpu

Alterando o Valor do Cache do Processador de Acordo com a Sua CPU !!!!!

NO XP, para lidar com Cache L2.

Se você sabe exatamente o Cache L2 do seu processador,

Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\

E Altere o valor da chave SecondLevelDataCache.

Na janela da chave, clique em "Decimal" e digite quantos kilobytes de Cache L2

o seu processador tem.

Antigamente podia ser para quem tinha mais de 512MB ficar sem o Swap, mas hoje não concordo, principalmente quem trabalha com edição de imagens, vídeos ou até jogos muito pesados.

Agora para quem não se encaixa nesses perfis, pode desabilitar os Arquivos de paginação sem problema.

falou!

Eu copiei estes Tweaks do site http://www.guiadohardware.net/tutoriais/049/

se voce acha que ta errado reclame pra eles

Eu conheço a procedencia , e sei que não tem ninguém iniciante lá, muito pelo contrário o pessoal lá entende muito de Linux Avançado e Windows.

Qualquer um sabe que memória RAM e muito mais rápida que memória virtual no HD

E se voce quer mexer com imagens videos etc etc voce tem que aumentar a memória RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Degolador@15 nov 2004, 00:57

Bem achei interessnte esse topico, mas gostaria de saber como q eu faço para identificar a partição para o swap??

sendo q no linux existe um comando para definir isso, e no windows, qual comando eu uso ou é por meio do fdisk??

valeu

até mais

Se você só tiver uma partição você teria que criar uma, com o fdisk você estaria formatando a máquina e criando outras partições, aí você poderia fazer como eu fiz.

Se você já tem mais partições mas não sabe como falar para o windows que partição vai ser para os arquivos Swap:

Clique com o Direito em Meu Computador / propriedades / avançado / desempenho / avançado / clique em alterar / aí é só você escolher a Unidade de preferência e depois tamanho gerenciado pelo sistema (melhor opção) / OK

Reinicie a Máquina.

falou!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito legal mesmo o assunto. Deixa só eu tirar uma dúvida minha.

"Hoje as partições estão assim:

6,2GB - Windows

2GB - Page Files

8GB - Games

8GB - Games

8GB - Games

6,2GB - Programas e Músicas, etc."

Por que a partição windows está na frente da swap e os jogos atrás da swap J. Bravo?

Afinal, a fat32 é mais rápida que a fat16? Putz eu não sei quase nada disso. Só sei a máxima que a ntfs é mais lenta que a fat32 mas que na fat 32 eu perco espaço :blink:

Mas e a fat 16 e 32? Alguém pode me explicar com mais calma?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Deep_Blue@16 nov 2004, 18:18

Achei muito legal mesmo o assunto. Deixa só eu tirar uma dúvida minha.

"Hoje as partições estão assim:

6,2GB - Windows

2GB - Page Files

8GB - Games

8GB - Games

8GB - Games

6,2GB - Programas e Músicas, etc."

Por que a partição windows está na frente da swap e os jogos atrás da swap J. Bravo?

Afinal, a fat32 é mais rápida que a fat16? Putz eu não sei quase nada disso. Só sei a máxima que a ntfs é mais lenta que a fat32 mas que na fat 32 eu perco espaço :blink:

Mas e a fat 16 e 32? Alguém pode me explicar com mais calma?

Abraços.

Realmente os Arquivos de Swap ficam melhores em primeiro, eu que quis deixar assim.

Você só perde espaço em FAT32 se a partição tiver mais doq 8GB.

Fat16 tem muita perca de espaço mas para Swap não tem problema. Quanto maior o cluster maior o deperdicio mas vi no baboo que também é maior a velocidade.

Leia o tópico todo que está explicado.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...