Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FAQ sobre o Windows XP


Power Tec Tony

Posts recomendados

01. Qual é o máximo de memória RAM que o WinXP suporta ?

O WinXP Home Edition e Professional Edition suportam até 4Gb de memória RAM.

02. Eu quero instalar o WinXP em um HD novo, mas a minha BIOS não permite boot pelo CD-ROM. Como eu instalo ele ?

Faça o seguinte:

1. Tenha em mãos um disquete de emergência do Win98 com o programa smartdrv.exe copiado nele (ou em outro disquete)

2. Boote o seu micro no disquete e execute o arquivo smartdrv.exe

3. Vá na pasta \i386 no CD-ROM do WinXP e rode o programa winnt.exe para iniciar a instalação do WinXP

03. Após eu fazer o upgrade do Win98 para o WinXP, eu terei de reinstalar os aplicativos (Office, Corel ...) ?

Não, isso não será necessário pois em upgrades o WinXP mantém os arquivos instalados intactos.

04. É verdade que o WinXP não aceita o ICQ pois ele já tem o seu próprio programa de conversação ?

Não, isso não é verdade: embora o WinXP venha com o Windows Messenger, você pode instalar e utilizar o ICQ sem problema algum ...

05. Ao instalar o WinXP, ele não reconheceu o meu modem HSP56 Micromodem. Como instalo ele no WinXP ?

Dê uma olhada na área WinXP > Drivers pois ali há o link para dois drivers desse modem que funcionarm no WinXP.

06. Meu modem US Robotics 56k ISA não foi reconhecido pelo WinXP. Como eu habilito ele ?

A melhor maneira é jampeá-lo para a posição Plug & Play. Depois disso o WinXP reconhecerá o seu modem e automaticamente instalará o driver correto ...

07. Eu trabalho com vídeo e sei que o Win98 tem um limite de arquivos, não

suportando arquivos com mais de 4Gb. O WinXP também tem essa limitação ?

Essa limitação é da partição FAT32; o WinXP trabalha com partições NTFS (além da FAT32) que suportam arquivos com tamanho ilimitados.

08. Porque o meu Quake III não funciona no WinXP ? E nem em modo de compatibilidade ?

Os drivers de vídeo originais do WinXP não são otimizados para aplicações 3D e não têm suporte ao OpenGL (necessário para rodar o Quake III). Você deve verificar no site do fabricante da sua placa de vídeo se há uma versão do driver para WinXP (ou para Win2000, pois também deve funcionar no WinXP sem problemas) que aproveite todo o potencial da sua placa de vídeo.

O modo de compatibilidade permite executar programas criados para outras versões do Windows anteriores ao WinXP: você deve clicar com o botão da direita do mouse no arquivo a ser executado > Propriedades (Properties) > Compatibilidade (Compatibility) > escolher a versão do Windows desejada. Isso não fará o Quake III funcionar pois o problema não é a sua compatibilidade com o Windows, mas sim um problema de driver de vídeo ...

09. Meu scanner Avision AV260 não tem driver para o WinXP. Como devo fazê-lo funcionar ?

A maioria dos scanners EPP (que são conectados na porta paralela do computador) funcionam no WinXP com os mesmos drivers do Win2000 - e até mesmo do Win98, como no caso do seu AV260.

10. Meus programas em DOS funcionarão no WinXP ?

Sim, sem problema algum: embora o WinXP não tenha DOS, ele emula o DOS de maneira a permitir que qualquer programa funcione sem problemas nele (incluindo jogos - embora ele só funcionem em tela cheia). O WinXP tem uma vantagem adicional em relação ao DOS original: você pode rodar vários programas DOS simultaneamente, em janelas diferentes, pois o WinXP permite que se utilize "vários DOS" ao mesmo tempo ...

11. A placa-mãe do meu micro queimou e vou trocar por outra, só que o meu WinXP Home estava instalado e registrado naquele micro. Como eu procedo com o registro do WinXP no micro novo ?

A simples troca da placa-mãe não deve constituir um problema para a ativação do WinXP, uma vez que ele permite a troca de até seis periféricos sem a necessidade de ser ativado novamente. Se você tiver algum problema na ativação, sugerimos que entre em contato com o Suporte Técnico da Microsoft: (11) 3444-6844

12. Porquê o Windows Media Player não cria MP3 ?

O Windows Media Player 8 do WinXP não cria arquivos MP3 (apenas WMA). Para criar arquivos MP3 você precisa comprar um add-in para isso ou então instalar um outro programa que crie arquivos .MP3 (como o MusicMatch) ...

13. O meu Windows XP em português tem várias telas em inglês. O que está acontecendo ?

Isso é um comportamente conhecido em cópias piratas do WinXP, onde os "pirateiros" mesclaram arquivos da versão em inglês com arquivos da versão em português para que os "cracks" desenvolvidos para a versão em inglês tentem "enganar" o WinXP fazendo-o funcionar sem a necessidade de ativação: dessa maneira eles vendem "cópias do WinXP em português", que na prática é uma versão "colcha de retalhos" do WinXP cheia de bugs e problemas ....

14. É verdade que o WinXP em inglês dá menos problemas do que o WinXP em português ?

Sim, isso é verdade (em qualquer versão do Windows, do Win95 ao WinXP): como o WinXP é originalmente desenvolvido em inglês, todos os drivers e aplicativos são testados nessa versão - e os patches e correções de bugs saem primeiramente nesse idioma, tornando o WinXP USA um pouco mais seguro do que o WinXP BR (embora muitas correções possam ser aplicadas no Windows independentemente do seu idioma). De qualquer modo isso não afeta a estabilidade do WinXP BR e a usabilidade do WinXP para o usuário final é a mesma independentemente do idioma do sistema operacional ...

15. Hoje eu tenho três computadores em casa com Win98 ligados em rede local acessando a internet. Para migrar para o WinXP eu precisarei comprar três cópias do WinXP ou compro uma única e instalo nos três computadores ?

Você deve comprar três cópias do WinXP, pois cada computador deve ter a sua própria cópia. Se você instalar o mesmo WinXP nos três computadores, você conseguirá ativar (e utilizar normalmente) somente um deles: você não conseguirá ativar os outros dois e eles deixarão de funcionar depois de 30 dias ...

16. O meu micro tem 128 Mb RAM, mas 8 Mb eu uso para a placa de vídeo (que é onboard). Posso instalar o WinXP nele ?

Sim, sem problemas. O uso de 128 Mb é uma referência e na prática os 8 Mb não farão muita diferença ...

17. EDITADO PELA A ADMINISTRAÇÃO - FORA DAS REGRAS

18. É verdade que o WinXP precisa de um HD de 20 Gb para funcionar bem ?

O WinXP precisa de 1,5 Gb de espaço livre para ser instalado e o tamanho do HD não é tão importante quanto a sua velocidade: um WinXP rodando em um HD de apenas 10 Gb que funciona a 7.200 rpm (como o Quantum Plus AS ou o IBM Deskstar GX) funcionará muito mais rápido do que o WinXP instalado em um mesmo computador, mas com um HD de 30 Gb que funciona a 5.400 rpm ...

19. O WinXP não tem mais o protocolo NETBEUI ?!? Como vou instalá-lo na minha rede local ? E cadê a opção de permissões de pastas e arquivos no WinXP Pro ?!?

Para você instalar o protocolo NetBEUI no WinXP, você deve indicar a pasta \VALUEADD \MSFT \NET \NETBEUI do CD-ROM na instalação deste protocolo de rede: o NetBEUI continua sendo mantido no WinXP, embora na instalação aparecerá uma mensagem de alerta do WinXP (pois este protocolo é a mesma versão utilizada no Win2000) ....

A configuração defulat do WinXP "esconde" as opções para modificar as permissões de pastas e arquivos: para solucionar isso, vá em Painel de Controle > Opções de Pastas > Modo de Exibição > e desmarque as duas últimas opções: "Usar compartilhamento simples de arquivo" e "Usar o modo de exibição de pastas simples na lista de pastas do explorer"...

20. Como eu vejo quais são os programas que são carregados no início do WinXP ?

Ao contrário do Win2000, o WinXP tem o prático aplicativo MSCONFIG: execute-o através do botão Iniciar (Start) > Executar (Run) e veja a lista de programas na aba Inicializar.

21. Como eu instalo o Personal Web Server no WinXP Home ?

Não há como fazer isso: além do PWS não funcionar no WinXP, apenas a versão WinXP Pro tem o IIS. Para quem trabalha com Web, a versão WinXP Pro é a indicada ...

22. O firewall ZoneAlarm funciona no WinXP ?

Sim, mas apenas a versão 2.6.357 ou superior do ZoneAlarm e/ou ZoneAlarm Pro funciona no WinXP ...

23. É verdade que posso transformar o meu WinXP em inglês em um WinXP em português com a instralação de um add-in ?

Não, isso é impossível pois eles são produtos distintos. Embora exista o WinXP MUI (Multilingual User Interface Pack), que permite que o usuário escolha entre 33 idiomas qual utilizar no help, menus e caixas de diálogo, ele não altera o idioma do WinXP, que continua com o mesmo idioma original. A versão MUI é particularmente destinada a empresas que precisam trabalhar com diversos idiomas no Windows em rede local ...

24. Como eu instalo um driver do Win98 no WinXP no modo de compatibilidade ?

O modo de compatibilidade permite que o usuário utilize *aplicativos* (jogos, programas ...) destinados a outras versões do Windows - e não drivers. Em geral apenas drivers do WinNT e do Win2000 podem funcionar corretamente no WinXP (além dos drivers para o próprio WinXP, obviamente) ...

25. Como eu desinstalo o Windows Messenger do WinXP ?

Painel de Controle, adcionar ou remover programas, Compnentes do Windows,,,e desabilite o msn

26. Posso instalar o Netscape no WinXP ?

Sim, sem problemas. Já instalamos Netscape 4.79, Netscape 6.2 e Opera 5.12 em um mesmo computador com WinXP (que vem com o Internet Explorer 6) e todos eles funcionam perfeitamente ...

27. Qual a vantagem de usar o WinXP para quem trabalha com câmera digital?

O WinXP é muito mais "esperto" do que o Win98 ou Win2000: ao inserir o cartão de memória em um computador (ou notebook) com WinXP, ele é capaz de mostrar e salvar instantaneamente as fotos contidas no cartão sem a necessidade de configurações ou instalação de outro software para isso ...

28. Estou tendo problemas com o CorelDRAW 10 no WinXP. O que eu faço ?

Entre no Windows Update e instale todos os updates disponíveis: além de atualizar o seu WinXP, muitos aplicativos que tinham problemas de compatibilidade (incluindo o Corel 10 e Norton Antivirus 2001) devem funcionar normalmente pois uma das atualizações inclui um update de compatibilidade específico para isso ...

29. onde fica a pasta Desktop no WinXP ? No Win98 ficava em \Windows\Desktop ...

Isso é um bug que existe no WinXP BR (isso não acontece no WinXP USA): em breve a Microsoft deve liberar um update para corrigir esse erro ...

31. O uso dos Temas no WinXP deixa ele mais lento em relação ao modo "clássico" do Win2000 ?

Sim, deixa um pouco mais lento - embora a diferença seja perceptível apenas em micros antigos. Um computador atual com uma placa de vídeo razoável não sofrerá muito com o uso do modo gráfico do WinXP ...

32. Como eu posso atualizar o meu Win98 em português com o WinXP em inglês ?

Isso não é possível de ser feito: o WinXP faz upgrade somente em versões com o mesmo idioma dele ...

33. Qual é a vantagem de atualizar o DirectX 8.1 no WinXP ?

O WinXP já vem com o DirectX 8.1; você deve reinstalá-lo somente se algum arquivo dele estiver danificado ...

34. Como eu crio um disquete de boot no WinXP ?

Isso é muito simples de ser feito: vá em Meu Computador (My Computer) > clique com o botão da direita do mouse no drive A > Formatar (Format) > clique na opção "Criar um disco de inicialização"

35. Como está a compatibilidade do WinXP em redes Novell ? Posso usar o WinXP Home para acessá-la ?

A Novell está testando um client para WinXP que deverá funcionar com o WinXP Pro e WinXP Home.

36. Qual é a diferença entre o Remote Desktop do WinXP Home e do WinXP Pro ?

Embora um computador rodando o WinXP Home possa ser "controlado remotamente" por outro computador via rede local ou internet, ele não pode controlar outro computador. Apenas computadores com WinXP Pro podem fazer isso ...

37. Como eu posso fazer um update de BIOS no meu micro sob WinXP ?

Normalmente a atualização de BIOS exige que se boote em DOS para que o programa funcione corretamente. Como você não consegue bootar em DOS via WinXP, você deve copiar os arquivos de atualização de BIOS para um disquete e também criar um disco de boot (veja o item 34 acima) em outro disquete. Você deve então bootar o micro no disco de boot criado e rodar o programa de atualização de BIOS do outro disquete ...

38. O meu firewall reclama que o programa ALG.EXE do WinXP tenta se conectar à Web. O que faz esse ALG.EXE ?

O ALG.EXE é o Application Layer Gateway, um aplicativo do WinXP que permite o suporte a plug-ins de protocolo para o ICF (Internet Connection Firewall) e ICS (Internet Connection Sharing). Ele funciona como um Serviço no WinXP e você pode desabilitá-lo caso não use o ICS e ICF: vá em Painel de Controle (Control Panel) > Ferramentas Administrativas (Administrative Tools) > Serviços (Services) > dê um duplo-clique em Serviço Gateway de camada de aplicativo (Application Layer Gateway Service) e na opção tipo de inicialização, clique na opção Desabilitado (Disabled). Se houver qualquer problema de conexão à Web, você deve reconfigurá-lo para Manual ...

39. O WinXP reconhecerá o meu winmodem Lucent ?

Sim, tanto o Win2000 quanto o WinXP têm suporte nativo a esse modem: você não precisará instalar nenhum driver para ele funcionar corretamente

40. O WinXP não cria CDs de arquivos .ISO. Como eu faço isso ?

Há vários programas que fazem isso, como o ISO Buster

41. Porque o WinXP não vem com o Java ?

Há anos a Microsoft modificou o Java do Windows e com isso a Sun (que criou o Java) processou a Microsoft - e ganhou. Com isso a Microsoft retirou o Java do WinXP e agora o usuário deve instalar o Java da Sun, pois a Microsoft não vai mais disponibilizar seu Java VM para download. Para fazer o download do Java da Sun.

42. Quantos processadores o WinXP suporta ?

A versão Home suporta apenas um processador e a versão Professional suporta até dois processadores ...

43. Tenho uma WebCAM 3 da Creative que não funciona no WinXP. O que faço ?

A Creative anunciou no seu site que os drivers do WinXP para as webcams serão lançados em Dezembro ...

44. O WinXP vem com o Netmeeting ?

Sim: embora o Windows Messenger substitua o Netmeeting, este continua existindo (e funcionando) no WinXP: vá em \Arquivos de Programas (ou \Program Files) > \Netmeeting e dê um duplo-clique no arquivo conf.exe ...

45. Quantas modificações posso fazer sem precisar ativar o WinXP novamente ?

Você pode fazer até seis alterações de hardware sem que o WinXP precise ser ativado - e nessas alterações estão excluídas as substituições de pentes de memória RAM, harddisk e drive de CD-ROM (que não são "levadas em conta" pelo sistema de ativação do WinXP) ...

46. Posso instalar o MSN Explorer em inglês no WinXP em português ?

Embora isso não seja recomendado, você pode sim - desde que desinstale o MSN Explorer em português antes de instalar a versão em inglês ...

47. Qual WinXP susbtitui o Win2000 Server ?

O Windows .NET (que é a versão Server do WinXP) substituirá o Win2000 Server. Ele será lançado no primeiro semestre de 2002 e terá quatro versões: Web Server, Standart Server, Enterpriser Server e Datacenter Server

48. Eu assisti a propaganda na TV do WinXP e gostei da música. Que música é aquela ?

A música-tema do WinXP chama-se "Ray of light" e é cantada pela Madonna:

49. Posso instalar o WinXP sobre uma versão do Win98 pirata ?

Tecnicamente nada o impede de fazer isso, embora você esteja desprotegido legalmente caso sofra alguma fiscalização ...

50. Como funciona a atualização automática do WinXP ?

O WinXP permite a atualização automática do sistema operacional ao fazer o download de arquivos diretamente da Microsoft. Para verificar se o seu WinXP está configurado para isso, vá no Painel de Controle (Control Panel) > Sistema (System) > Atualizações automáticas (Automatic updates) > verifique em Configurações de notificação se a primeira opção ("Fazer o download das atualizações ...") está clicado.

51. Para que serve a Restauração de Sistema ? Posso desabilitá-la ?

A Restauração de Sistema é uma ótima ferramenta para ser utilizada se o seu computador apresentar problemas de compatibilidade com algum software ou driver instalado, pois ela restaura as informações armazenadas anteriores à instalação que criou esses problemas de instabilidade. Você *não deve desabilitá-la* pois ela é uma ferramenta muito importante - mas se você quiser desabilitá-la o WinXP permite isso: vá no Painel de Controle (Control Panel) > Sistema (System) > Restauração de Sistema (System Restore) e clique na opção Desativar restauração de sistema.

52. Os jogos que funcionam no Win98 funcionam no WinXP ?

A grande maioria dos jogos funciona sem problemas no WinXP - embora muitos deles não funcionem devido ao driver de vídeo do WinXP não ter funções 3D ou OpenGL (mais detalhes na Dúvida 08) e não por incompatibilidade com o WinXP ...

53. Como eu acesso uma partição NTFS via DOS ?

Isso não é possível sem o uso de programas de terceiros, como o NTFSPRO da Systinternals:

54. O Windows Media Encoder funciona no WinXP ?

Sim, o Windows Media Encoder 7.1 funciona perfeitamente no WinXP - e o Windows Media Encoder 8 (aplicativo em DOS para converter arquivos para o codec da versão 😎 também ...

55. Qual a vantagem em usar o Passport no WinXP ?

O Passport permite que você use o Windows Messenger e também permite que o Help do WinXP acesse o Knowledge Base da Microsoft (um banco de dados com milhares de problemas e soluções que é acessado quando você faz uma busca de palavras no Help), fazendo com que o usuário tenha mais opções para resolver o seu problema

56. O que é a versão Corporate que todo mundo está falando ?

A versão Corporate é uma versão do WinXP destinada a empresas que não utiliza o sistema de ativação do Windows (WPA) - e está sendo bastante comentada pois ela é muito visada pelos "pirateiros" por causa disso

57. É verdade que essa versão Corporate permite a pirataria do WinXP ?!?

Uma vez que a versão Corporate não tem o WPA, basta digitar o CD-Key para que o usuário instále-a e utilize-a sem se preocupar com a ativação. Mas há um detalhe interessante: como o CD-Key utilizado para a instalação dessa versão é reconhecidamente pirata, a Microsoft pode incorporar nas atualizações do WinXP uma característica incorporada no SR-1 do Office 2000: a verificação do CD-Key visando bloquear o uso de cópias não-autorizadas.

Em detalhes: as pessoas que instalaram o Office 2000 pirata utilizaram um CD-Key conhecidamente pirata (GC6J3...). Quando a Microsoft lançou o pacote de correções do Office 2000 (o SR-1), este verificava o CD-Key utilizado - e se ele fosse o CD-Key que começava com GC6J3, os programas do Office não funcionavam mais: eles carregavam, ficavam abertos por dois segundos na tela e fechavam logo em seguida. Para solucionar o problema, o usuário deveria desinsstalar o Office 2000 e reinstalá-lo utilizando um outro CD-Key válido ...

Se a Microsoft incorporar essa característica nos updates do WinXP (e drivers de periféricos também), será um corre-corre danado entre os usuários de cópias pirata após o seu WinXP ser atualizado e pedir para ser ativado para voltar a funcionar...

58. Porquê o DirectX acessa a Web quando eu rodo o dxdiag no WinXP ?

O dxdiag (que pode ser acessado via botão Iniciar (Start) > Executar (Run) > dxdiag <enter>) é uma ferramenta de verificação e teste de DirectX e seus componentes e ele verifica automaticamente se há uma nova versão do DirectX disponível na Web.

59. O WinXP tem chksdsk e defrag ?

Sim, ele tem versões específicas do chkdsk e defrag: assim que o usuário acessa o chkdsk via botão Iniciar (Start) > Meu Computador (My Computer) > clique com o botão da direita do mouse no Drive C > Propriedades (Properties) > Ferramentas (Tools) > Verificar agora (Check Now) > clique nas duas opções e no botão Iniciar (Start), uma verificação é programada para ser realizada antes do login do WinXP no próximo boot. O Defrag é realizado instantaneamente e pode ser acessado via Iniciar (Start) > Meu Computador (My Computer) > clique com o botão da direita do mouse no Drive C > Propriedades (Properties) > Ferramentas (Tools) > Desfragmentar agora (Defrag Now) > botão Desfragmentar (Defrag)...

60. Qual é a vantagem de se utilizar partições NTFS ?

Além da partição NTFS ser mais segura do que a partição FAT32 (os dados não são corrompidos como nas tradicionais partições FAT32), ela permite o controle do acesso a pastas e arquivos (somente no WinXP Pro) e também compressão de dados. A desvantagem é que ela é mais lenta do que partições FAT32 e não podem ser acessadas via DOS sem o uso de software de terceiros (veja a Dúvida 53 acima). O uso de partições NTFS deve ser considerado somente em ambientes corporativos e em usuários profissionais (power-users) do WinXP.

61. Eu instalei o Easy CD Creator 5 no meu WinXP e quero desabilitar a gravação de CD pelo sistema operacional. Como eu faço isso?

Clique no botão Iniciar (Start) > Meu Computador (My Computer) > clique com o botão da direita do mouse no drive de CD-R/CD-RW > Propriedades (Properties) > Gravação (Recording) e desclique a primeira opção (Permitir gravação de CD nesse drive ou Enable CD recording on this drive)

62. Quando eu fizer um upgrade do Win98 para WinXP as minhas senhas continuarão armazenadas ?

Não, se você fizer um upgrade do Win98 para WinXP as senhas de dial-up, login, domínio e pastas compartilhadas serão perdidas ! Isso não ocorre se você fizer um upgrade do Win2000 ...

63. O WinXP 64-bits será mais rápido do que o WinXP de 32-bits ?

O WinXP de 64-bits é destinado a servidores e estações de alto desempenho. O único problema do uso caseiro do WinXP 64-bits será o seu custo (o processador Itanium [64-bits] custará entre 6x e 25x mais caro do que o Pentium 4 atual, dependendo do cache) e a disponibilidade de aplicativos e drivers para ele. O WinXP de 64-bits não funciona em processadores Pentium, Athlon, Celeron ou Duron ...

64. Eu instalei o WinXP no meu K6-II que tem 128 Mb de memória RAM e ele ficou muito lento ! O que acontece ?

O problema é que a sua placa-mãe deve utilizar o chipset IDE SiS 5513 (presente nas placas-mãe PC-CHIPS M748 e XCell2000, por exemplo) que não tem drives para WinXP (nem para Win2000). Com isso o seu harddisk deve estar sendo acessado via modo PIO ao invés de UltraDMA - e com isso o WinXP fica absurdamente lento. Para confirmar, vá em Painel de Controle (Control Panel) > Sistema (System) > Hardware > Gerenciador de Dispositivos (Device Manager) > dê um duplo-clique em Controladores IDE ATA/ATAPI (IDE/ATAPI controllers) > dê um duplo-clique em Canal IDE Primário (Primary IDE Channel) > Configurações avançadas (Advanced Settings) > veja se em Modo de transferência atual (Current Transfer Mode) está em Ultra DMA ao invés de PIO. A SiS abandonou esse chipset há tempos e esse problema não tem solução até que apareça um driver para Win2000 ou WinXP.

Uma boa opção para resolver esse problema é instalar uma placa PCI IDE ATA/100 (da Promise, por exemplo), que fará com que a performance do WinXP seja muito melhor (você precisará reinstalá-lo), além de suportar os novos hard-disks que seguem o padrão ATA/100 ...

65. É verdade que com o WinXP eu não precisarei mais do WinZip ?

Embora o WinXP tenha suporte a arquivos .zip (ele cria e descompacta arquivos zipados sem necessidade de softwraes adicionais, o WinZip é muito mais sofisticado tendo diversas opções que não existem no WinXP. Para criar arquivos .zip no WinXP você deve selecionar os arquivos > clicar com o botão da direita do mouse em qualquer arquivo selecionado > opção Enviar para (Sent to) > Pasta compactada (Zipada) - e para descompactar um arquivo .zip, basta dar um duplo-clique nele e mover os arquivos para a pasta que você desejar ...

66. Meu WinXP não desliga mais sozinho. Porque acontece isso ?

Provavelmente um driver recém-instalado está impedindo o desligamento do WinXP ...

67. Não consigo habilitar o UltraDMA no WinXP no meu Athlon novinho. Como eu resolvo isso ?

Você deve instalar os drivers 4-in-1 mais recentes da Via:

68. Eu posso usar RAMDISK no WinXP ??

Sim, pois não há motivos para um software de Ramdisk (programa que cria uma "partição virtual" na memória RAM permitindo utilizar aquele espaço como se fosse um HD, mas com uma velocidade MUITO maior) não funcione no WinXP. Um bom software para isso é o RamDisk XP:

69. O WinNT e Win2000 reconhecem a nova partição NTFS do WinXP se eu instalá-lo em dual-boot ?

Sim: o Win2000 reconhece sem problemas e o WinNT4 também (desde que tenha no mínimo o Service Pack 3 instalado) ...

70. Como eu faço o WinXP enxergar o meu Mac na rede local ?

O WinXP não tem nenhuma ferramenta que permite o compartilhamento de dados com Mac (como o Win2000 tem), portanto você deverá utilizar programas de terceiros para isso (como o DAVE ou Maclan) ...

71. E o uso de fontes PostScript no WinXP ? É verdade que eu não preciso mais do Adobe Type Manager ?

Sim, pois o WinXP (e o Win2000 também) tem suporte a fontes TrueType (.ttf) e PostScript (.pfm) sem a necessidade de outros programas. De qualquer modo o Adobe Type Manager 4.1 funciona no WinXP e permite configurações avançadas para quem trabalha com isso (como por exemplo o agrupamento de fontes) ...

72. Porque o meu Internet Banking não funciona no WinXP ? Ele funcionava perfeitamente no Win2000 !

Provavelmente porque você não instalou o Java (leia mais na Dúvida 41), que impede o seu funcionamento ...

73. O WinXP Home tem o ICS (Internet Connection Sharing) como no Win2000 ?

Sim, tanto o WinXP Home quanto o WinXP Pro têm o ICS integrado no sistema operacional ...

74. Após eu habilitar o ICF (Internet Connection Firewall), não estou conseguindo usar o Windows Messenger ! Como eu resolvo isso?

O Windows Messenger utiliza as portas TCP 6890 a 6900 e você precisa configurar o firewall para liberar o seu uso ...

75. Como eu mudo a imagem do usuário que aparece no menu ao clicar em Iniciar ?

A maneira mais rápida é você clicar na imagem atual que aparece no menu: assim que abrir a próxima janela (de Contas de usuário), você poderá definir outra imagem ...

76. Eu instalei o MusicMatch, mas quero que os arquivos .MP3 sejam tocados pelo Windows Media Player sempre que eu der um duplo-clique neles. Como eu faço isso ?

Clique com o botão da direita do mouse em qualquer arquivo com extensão .MP3 > opção Abrir com > clique no programa que você quer utilizar para tocar as músicas MP3 (Windows Media Player) > Clique na opção "Sempre usar o programa ..." e clique em OK.

77. Como eu faço para abrir uma imagem .BMP no WinXP e salvá-la como .JPG ?

Você nem precisa utilizar o Paint para isso: dê um duplo-clique na imagem .bmp > após abrir o Visualizador de imagens, clique no ícone do disquete (na parte de baixo, ele é o terceiro ícone da direita para a esquerda) > escolha JPEG e clique no botão Salvar ...

78. Como eu altero a letra do meu CD-ROM de 😧 para F: ?

Vá em Painel de Controle (Control Panel) > Ferramentas Administrativas (Administrative Tools) > Gerenciamento do Computador (Computer Management) > clique na opção Gerenciamento de Disco (Disk Management) sob Armazenamento (Storage) > clique com o botão da direita do mouse no drive do seu CD-ROM > Alterar letra de unidade e caminho (Change drive letter and paths) > botão Alterar (Change) > escolha a letra F: > Clique em OK > Clique em Sim ...

79. Como eu desabilito todas as "frescuras visuais" do WinXP ?

A maneira mais rápida é indo no Painel de Controle (Control Panel) > Sistema (System) > Avançado (Advanced) > No item Desempenho (Performance) clique no botão Configurações (Settings) > escolha a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho" (Adjust for best performance) ...

80. Após a instalação de dual-boot, eu resolvi apagar o Win98 que estava no 😧 - mas a opção de boot continua no meu inicial. Como eu removo o Win98 de lá ?

Basta você alterar o arquivo c:\boot.ini e eliminar a linha que chama o Win98 (como por exemplo a linha

D:\="Microsoft Windows 98") ... Se o seu WinXP estiver no drive C, o arquivo boot.ini deixa de ser necessário ...

81. Meu gravador de CD não foi reconhecido pelo WinXP. O que eu faço ?

Entre no Windows Update e instale todos os updates disponíveis: uma das atualizações inclui um update de gravadores de CD-R/CD-RW...

82. Como eu converto uma partição FAT32 em NTFS ? Depois eu posso "desconvertê-la" ?

Para converter uma partição da FAT32 pata NTFS, você deve digitar um uma janela de prompt de comando "CONVERT X: /FS:NTFS" (sem as aspas) onde X: é o drive a ser convertido (C:, 😧 ....) O WinXP não converte partições NTFS para FAT32: para isso você deve usar o Partition Magic 7.x ...

83. Posso instalar o Internet Explorer 6.0 no WinXP ?

Somente se ele estiver danificado, pois o WinXP já vem com o IE 6.0 ...

84. É melhor eu instalar o WinXP sobre o Win98 ou instalá-lo "do zero" ?

SEMPRE é melhor instalar o WinXP "do zero" pois dessa maneira ele não importa as informações contidas no registro do Win9x (e que muitas são inúteis no WinXP), minimizando a chance de ocorrer problemas ...

85. Como eu configuro o meu teclado ABNT2 no WinXP ?

No WinXP a configuração do idioma e tipo de teclado não é feito através do ícone de teclado do WinXP ! Faça o seguinte: vá no Painel de Controle (Control Panel) > Opções regionais e de idioma (Regional and Language Options) > Idiomas (Languages) > Detalhes (Details) > Adicionar (Add) > escolha Português (Brasil) e Português (Brasil - ABNT2) nas opções e clique em OK. Você pode então remover a opção de teclado anteriormente utilizada ...

86. O que é PowerToys ?

PowerToys é um conjunto de pequenos aplicativos da Microsoft que permitem uma melhor configuração do WinXP - e o TweakUI é o mais conhecido deles. Download: (564 Kb)

87. O RegClean funciona no WinXP ?

Não. Jamais utilize o RegClean (programa para corrigir os erros de registro do Win9x) no WinXP pois ele não foi desenvolvido para esse sistema operacional.

88. Qual o melhor programa para gravar CDs no WinXP ?

O Easy CD Creator é o mais completo. A versão 5.02 e superiores é compatível com o WinXP.

89. Posso instalar o SQL 2000 Personal no WinXP ?

Sim, você pode instalar que funciona OK

90. O que é WinXP Plus ?

O Plus ! é um pacote com vários temas para o WinXP (da mesma maneira que o Plus ! adicionava n Win95) que é vendido separadamente do WinXP...

91. O meu 3D Studio MAX apresenta problemas com o WinXP. Ele é incompatível ?

A Discreet disponibilizou um update que resolve esse problema de License Server C-DILLA

92. O que signica WPA e como ele funciona ?

O WPA é abreviação de Windows Product Activation, um sistema que exige que o usuário ative o produto para que ele funcione corretamente. Funciona da seguinte maneira: após a instalação do WinXP, o usuário tem até 30 dias corridos para ativá-lo via Internet ou por telefone (ligando para a Microsoft caso não haja conexão à web). Uma vez ativado, o WinXP funcionará normalmente até que seja feito um grande upgrade no computador (com a substituição de mais de seis periféricos) - quando ele deverá ser ativado novamente.

Quando o WinXP é instalado em um computador, ele cria um código único válido apenas para aquele computador (jamais haverá dois computadores com códigos iguais). Esse código inclui variáveis únicas em cada micro, baseadas em até 10 (dez) periféricos: o nº de série da BIOS, o nº de série do HD, o endereço MAC da placa de rede ... Esse código é então enviado via Internet ou telefone para a Microsoft, que imediatamente responde com um outro código que liberará o uso do WinXP. Os dois códigos (aquele criado na instalação do WinXP e o enviado pela Microsoft) estão relacionados entre si - e quando o usuário fizer várias modificações de hardware (o que fará com que o código inicial seja alterado) e/ou o WinXP detectar alguma tentativa de "burlar" o sistema de ativação, o usuário deverá ativá-lo novamente para que ele funcione. Isso parece complicado, mas estando conectado à Web a ativação leva menos de 5 segundos ...

93. Os aplicativos desenvolvidos em Delphi e Clipper funcionarão no WinXP ?

Sim, sem problemas: os aplicativos desenvolvidos em VB, C++, Visual C, Delphi e demais linguagens funcionam normalmente no WinXP ...

94. Toda vez que eu instalar o WinXP eu terei de ativá-lo ?

Se a instalação for feita "do zero" (apagando todo o conteúdo do drive ou formatando-o) sim, você deverá fazer uma nova instalação; se você for reinstalar o WinXP sobre uma versão já ativada você não precisará reativá-lo ...

95. Como eu crio "skins" para o WinXP ?

Há vários programas para isso, como por exemplo o ThemeXP

96. Posso utilizar duas placas de vídeo no WinXP ? E elas devem trabalhar na mesma resolução ?

O WinXP aceita que o usuário trabalhe com duas placas de vídeo simultaneamente, sendo que cada uma delas trabalha independente da outra: elas podem ter resoluções diferentes (1280 x 1024 pixels em uma e 800 x600 em outra, por exemplo) e monitores de tamanhos diferentes (17" e 15", por exemplo). No Win2000 isso também é possível ...

97. É verdade que no WinXP eu posso comolcar um ícone diferente para cada pasta ?

Sim: basta clicar com o botão da direita do mouse na pasta > Propriedades (Properties) > Personalizar (Customize) > Escolher imagem (Choose Picture) ...

98. Como eu altero o tamanho da minha partição 😄 ?

O WinXP não permite isso; você deve utilizar o Partition Magic 7.x para alterar o tamanho das partições ...

99. O que são arquivos com extensão .msi ?

Esses arquivos são programs de instalação que utilizam a extensão Windows Installer (.msi), funcionando da mesma maneira que arquivos .exe ...

100. Porque eu não consigo compartilhar a pasta Windows ?

Por questões de segurança, o WinXP não permite compartilhar exclusivamente a pasta Windows, mas se você compartilhar a pasta C:\, todas as pastas dentro dela (inclusive a pasta Windows) estarão acessíveis em rede local ...

FONTE : Baboo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

63. O WinXP 64-bits será mais rápido do que o WinXP de 32-bits ?

O WinXP de 64-bits é destinado a servidores e estações de alto desempenho. O único problema do uso caseiro do WinXP 64-bits será o seu custo (o processador Itanium [64-bits] custará entre 6x e 25x mais caro do que o Pentium 4 atual, dependendo do cache) e a disponibilidade de aplicativos e drivers para ele. O WinXP de 64-bits não funciona em processadores Pentium, Athlon, Celeron ou Duron ...

Pelo que eu saiba o win 64 usara recursos para 32 Bits Tb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu saiba o win 64 usara recursos para 32 Bits Tb...

ACro amigo...

Em todas as fontes em que pesquisei,,, falam a mesma coisa ((((que o win 64 não funcionara em processadore 32 BTS.......

mas em todo caso farei uma nova pesquisa e postarei de novo caso achar algo...

abraços

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo...

fiz diversas pesquisas sobre o Win Xp 64 Bits.....

.....

o Win 64 como ja diz no próprio nome é para processamento de 64 Bits...etaum um processador de 32 Bits não conseguira processar......

e até agora não saiu nem recurso / Path / ou algum tipo de emulador para poder instala em um prcessador de 32 Bits..,,,,

Fazendo esta pesquisa vi que o Sistema que para os 2 processadores é o LongHorn...

Estou Juntando partes de pesquisa + duvidas mais frequentes para zbrir um tópico sobre o Win 64, creio eu que amanha mesmo estarei abrindo o tópico......

espero ter ajudado....

Abraços

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"10. Meus programas em DOS funcionarão no WinXP ?

Sim, sem problema algum: embora o WinXP não tenha DOS, ele emula o DOS de maneira a permitir que qualquer programa funcione sem problemas nele (incluindo jogos - embora ele só funcionem em tela cheia). O WinXP tem uma vantagem adicional em relação ao DOS original: você pode rodar vários programas DOS simultaneamente, em janelas diferentes, pois o WinXP permite que se utilize "vários DOS" ao mesmo tempo ..."

É mesmo?!?!? Pôxa, mudei todos os modos de compatibilidade e NUNCA consegui rodar um joguinho de DOS sequer...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mesmo?!?!? Pôxa, mudei todos os modos de compatibilidade e NUNCA consegui rodar um joguinho de DOS sequer...

Qual jogo q não fucionou....???????

Sou meio viciado em jogos antigos e todos os que eu tenho ((((+ ou - uns 1.500)

Roda Normal e sem precisar de nenhuma Configuração........

Abraços.........

:-BEER

OBS: não ESQUEÇA DE POSTAR OS NOMES DOS JOGOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, todos os que eu tenho não funcionaram... Indiana Jones & fate of Atlantis, Black Thorne, Alone in the Dark 2, Might & Magic (não o Heroes), etc...

Então, só pra constar, uso o XP Pro com tudo atualizado daquele primeiro cd da Microsoft. Num Athlon XP também.

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...