Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte Sattélite 500W


Meiraneto

Posts recomendados

  • Membro VIP

Opa!

Beleza Marcelão, grato pelo destaque, mas essa briga ainda não terminou....tô ganhando experiência....e tá chegando minha nova fonte. Uma Seventeam 400 PFC. Assim que chegar, antes mesmo de inatalar no PC, vou abrí-la e observar seus componentes. Farei alguns testes básicos com ela, mas nada que vá comprometer a integridade dela. Apenas colocarei as cargas que as demais aceitaram....deve suportar!

Também vou incluir o teste com a minha atual, a Satéllite Mod by Meiraneto(MBM).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por MEIRANETO@17 nov 2004, 20:27

Uma Seventeam 400 PFC. Assim que chegar, antes mesmo de inatalar no PC, vou abrí-la e observar seus componentes. Farei alguns testes básicos com ela, mas nada que vá comprometer a integridade dela. Apenas colocarei as cargas que as demais aceitaram....deve suportar!

Opa, isso me interessa muito, estarei no aguardo deste teste :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigos

Lembram que a fonte Satéllite do teste, havia queimado? Pois é, consegui arrumá-la! Tinha queimado somente os 2 transistores chaveadores. Foi só substituir e ficou supimpa! Eles estavam em curto e o fusível queimava na hora.

Também consegui fazer funcionar uma outra que vinha apresentando problemas. Essa, pelo que pude ver, é uma Maxxtro de 400W(talvez) e o problema dela é que não ligava. Na realidade, ela ligava, desde que não tivesse nenhuma carga na linha de 12V! Achei meio esquisito e fui atrás do problema. Resultado, o DIODO SCHOTTKY da linha de 5V estava com curto em uma das junções. No início, até funcionava com pouca carga, mas ao acrescer para um valor ligeiramente maior, boom, desarmava. Forcei tanto que uma hora o diodo entrou em curto de vez.

Hoje, tirei o dia para descobrir o problema e cheguei nesse Schottky em curto.

Dica: Se houver qualquer curto na linha de 5V(saída), a fonte não liga e nem queima o fusível! Isto se deve a ação da proteção que existe na etapa de controle. A linha de 5V é fundamental para o controle das voltagens de todas as linhas. Se falhar, falham todas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí MEIRANETO...

Cara, peguei uma fonte aqui pra mim q sobrou de um gabinete de um cliente q recebi, e acredito que ela seja boa! A julgar pelos componentes e aparência em geral... Ela tá funcionando filé, coloquei até ela pra rodar na minha config da assinatura e nem sequer esquentou, ficou morna apenas...

É uma TRONI PS-400S 400W, gabinete de aço polido ( espelhado ), tem 8 Molex HDD/CD-ROM e 2 Molex Floppy, 1 Molex 12V 4 Pinos e 1 Molex 6 Pinos ( ambos pra P4 )...

Os capacitores são de 680µF, bem grandes, possui 1 fan ligado por conector 2 pinos ( não é soldado ao PCB ), os dissipadores tb são bem grandes e a fonte é bastante pesada.... Pesa pouca coisa mais q uma Maxxtro 500W :looka:

A potência combinada dela +3.3V e +5V na etiqueta tá escrito 204W

A potência combinada dela em +12V na etiqueta tá escrito 180W

+3.3V -------- 20A

+5V ---------- 40A

+12V -------- 17A

- 5V ---------- 2.5W

- 12V --------- 6W

+5VSB ------- 7.5W

Agora me diz, tem alguma referência sobre esse modelo? É boa? Mais ou menos? Ruim? Se for boa, farei uns FAN Mod nela e mandarei CROMAR o gabinete dela ( vai fica linda! ), achei ela muito bem construída! :)

Se quiser alguma referência sobre os componentes, me pede q eu te passo, se for o caso tiro umas fotos dela desmontada pra te enviar, beleza? :P

Abraços :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok, Sapo-Bomba.

Essa Troni, se não me engano, é o mesmo modelo testado pela Revista PCs. Não é nehuma STeam ou Tt, mas também não é uma porcaria. Um detalhe, essas fontes mais antigas, de cerca de 1 ou 2 anos atrás, são melhores que as atuais OEM. Os componentes não eram capados e até a capacidade deles era levada mais à sério. Na guerra para cortar custos e vender cada dia mais(porcarias), os fabricantes perderam a noção da qualidade e isto também é culpa da desinformação dos consumidores.

Mas há uma luz no fim do túnel! Começam a surgir produtos dos mesmos fabricantes, com melhor capacidade e qualidade. Vamos aguardar!

PS. Comprei mais alguns resistores de potência para poder realizar um teste menos "doloroso" para as fontes. Com maior número, poderei melhor distribuir a carga pelas diversas linhas, sem forçar muito de uma tacada só.

A fonte do teste já foi consertada e está pronta para novos testes. Também consegui arrumar outras 3 fontes queimadas e que agora são 5 disponíveis para testes!

Estou trabalhando num teste de fonte redundante e até agora os resultados foram promissores. As 2 fontes adotadas para este teste são daquelas pequenas e a ideia é instalá-las em um único gabinete de fonte ATX tamanho comum.

Com esses novos testes, pretendo avaliar as fontes de forma mais realista, para tentar descobrir até onde elas aguentam, qual a potência segura para uso normal no PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, me diz uma coisa, comparada com as genéricas atuais como a Maxxtro de 400W, 500W, etc... Essa Troni citada pela Revista PC´s é boa? Pelas informações básicas q eu passei no post anterior, vale a pena ela? :goff:

Porque aí, se for uma genérica nesse nível, acho q vale a pena dar uma melhorada nela em termos estéticos e refrigeração, colocarei um fan-light 3 pinos e um 2 pinos direto no PCB, o outro eu jogo no PCB tb mas puxo o fio amarelo do sensor de rotação e ligo no conector 3 pinos da placa-mãe pra monitorar, entende? :P

Vou te passar aqui algumas leituras q eu fiz usando o SANDRA 2004 SP2 ( e a BIOS ):

CPU TYPE----- AMD Athlon XP 2500+ "Barton" 1.65V ( 1.83GHz )

SYS------------24ºC

CPU------------38ºC IDLE 43.5ºC FULL

SYS FAN------- 2651 RPM

CHA FAN------- 2735 RPM

CPU FAN------- 3551 RPM

VCORE-------- 1.63V

DDRV--------- 2.65V

BATTERY------ 3.51V

AGP----------- 1.51V

+3.3V--------- 3.36V

+5V----------- 5.05V

- 5V----------- 4.85V

+12V---------- 11.95V

- 12V---------- 11.84V

+5VSB-------- 4.93V

Tão boas essas leituras? Notei que elas estão bem parecidas com as leituras da minha fonte "450W" modificada, apenas o +12V e o -12V que são um pouco inferiores à minha fonte da assinatura... Ficam +12.27 e -12.04 na "450W"

Mais uma vez, se você quiser saber de alguma especificação dos componentes dessa fonte Troni, é só perguntar q eu posto aqui beleza? :)

Abraços :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiquei encucado agora, eu tenho uma fonte igualzinha a esta, só que a minha não é OEM, ela veio junto com o gabinete SATELLITE 200K, creio que na minha atual configuração ela não seja um problema, pois até agora está tudo normal!

ASUS P5A-B

AMD K6-2 550MHZ

256MB de memoria PC133 SPECTEK

HD SEAGATE 20GB 5400RPM

VGA TRIO 64 v2 dx/GX ALGUMA COISA (TEM 2MB, HEHE)

PLACA DE SOM E

tres ventoinhas dentro do PC

só que pretendo montar um PC mais rápido e com uma configuração + atual

tipo

MB K7N2 Delta2-LSR

AMD ATHLON XP 2400 MHZ (2 GHZ)

CORSAIR 512MB PC3200 DDR400 VALUE RAM

e VGA talvez uma FX200 eu não sei ainda..

mas ai galera devo trocar a fonte também??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha Satellite veio com o gabinete de 4 baias a 2,5 anos atrás. Ela é de 500W e o modelo é um tal de 2300

O modelo é SW2300.

Meiraneto, você me parece ser muito técnico e inspira muita confiança. Gostaria que você desse sua opinião. Como eu levei uma volta da HardXT com uma 9800Pro eu queria saber se uma 9600XT funcionaria numa boa, pelo menos por uns 3 meses, com essa minha configuração e fonte citada acima. É claro que eu ia trocá-la se a 9800Pro tivesse vindo. Mas como não veio, estou pençando em comprar uma 9600XT mesmo para economizar, vou precisar do dinheiro para outra coisa agora, e trocar a fonte futuramente.

Obrigado cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiramente, grato pelas palavras!

Verdadeiramente, uma fonte genérica pode trazer tranquilidade ou problemas! Isso é vago? Sim, mas é assim que acontecem as coisas.

Veja a minha situação. Agora tô usando uma Seventeam 400WAP, mas até poucos dias atrás, a minha fonte era uma Satéllite 465(original), depois uma Satéllite 500 modificada e o que posso dizer é que, mesmo com a 9800pro, o PC sempre funcionou bem com essa fonte.

Claro que as tensões não são tão estáveis quanto às verificadas na 7T. Assim, direi que não há nada de errado em usar uma fonte dessas, principalmente em períodos de avaliação. Elas podem não ser confiáveis, mas não são um perigo imediato. É muito difícil dizer se vai suportar ou não. O normal é não ocorrerem problemas com a maioria dos PCs atuais e populares.

Estou preparando mais testes e investigações sobre consumo de PCs. Assim que estiverem prontos, estarei postando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Amigo Sapo-Bomba

Revendo o tópico, pude ver que deixei você sem resposta direta por duas vezes! :angry:

Peço desculpas pelo lapso.

Essa fonte Troni testada pela Revista PCs é considerada segura adotando-se um limite seguro de 300W(vou confirmar esse valor). Acima disso, apresenta riscos, mas mesmo assim, saiu-se melhor classificada que a Sattélite. Forneceu mais potência, em relação ao que prometia do que a Sattélite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Galeraaa, pelo amor de Deus, tenho uma fonte igual a essa (Satelite LC-B500E).

Meu PC tá dando muitos problemas de tela azul e sair dos jogos sozinho, será que pode ser essa fonte maldita.. eu não li o topico todo (fiquei com preguiça) e algume pode me dar uma explicacao dessa fonte basica, de quanto é os watts reais, e que fonte eu boto aqui (olhem o pc da assinatura).. po, não aguento mais esse PC dando problema.. ME AJUDEM !!!!!!!!!!

** O problema ficou mais grave depois que eu troquei a placa-mãe!!! Tinha antes a Soyo Dragon KT400 Ultra Plat.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@01 jan 2005, 23:23

Tem tudo pra ser a fonte. Mas pode haver alguma outra causa.....Tente reduzir o esforço de consumo da fonte. Desligue o que puder e vai acompanhando....

Essa fonte não dá 300W com estabilidade....

O calculo que eu fiz naquele site deu +- 270 watts.

Mas agora, o que eu desligo pra reduzir o "esforço de consumo da fonte"??? :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SlaY_+01 jan 2005, 23:29QUOTE (SlaY_ @ 01 jan 2005, 23:29) MEIRANETO@01 jan 2005, 23:23

Tem tudo pra ser a fonte. Mas pode haver alguma outra causa.....Tente reduzir o esforço de consumo da fonte. Desligue o que puder e vai acompanhando....

Essa fonte não dá 300W com estabilidade....

O calculo que eu fiz naquele site deu +- 270 watts.

Mas agora, o que eu desligo pra reduzir o "esforço de consumo da fonte"??? :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por netadmin+02 jan 2005, 00:13QUOTE (netadmin @ 02 jan 2005, 00:13)
Postado Originalmente por SlaY_@01 jan 2005, 23:29

MEIRANETO@01 jan 2005, 23:23

Tem tudo pra ser a fonte. Mas pode haver alguma outra causa.....Tente reduzir o esforço de consumo da fonte. Desligue o que puder e vai acompanhando....

Essa fonte não dá 300W com estabilidade....

O calculo que eu fiz naquele site deu +- 270 watts.

Mas agora, o que eu desligo pra reduzir o "esforço de consumo da fonte"??? :wacko:

pode ser o driver de cd rom que consome 20W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SlaY_+02 jan 2005, 00:24QUOTE (SlaY_ @ 02 jan 2005, 00:24)
Postado Originalmente por netadmin@02 jan 2005, 00:13

Postado Originalmente por SlaY_@01 jan 2005, 23:29

MEIRANETO@01 jan 2005, 23:23

Tem tudo pra ser a fonte. Mas pode haver alguma outra causa.....Tente reduzir o esforço de consumo da fonte. Desligue o que puder e vai acompanhando....

Essa fonte não dá 300W com estabilidade....

O calculo que eu fiz naquele site deu +- 270 watts.

Mas agora, o que eu desligo pra reduzir o "esforço de consumo da fonte"??? :wacko:

pode ser o driver de cd rom que consome 20W.

Como assim??

tipo, tenho 2 drives, eu desconecto todos os fio que sai deles, é isso?

E o que mais? (pra ter certeza que é a fonte)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...