Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Imagens gigantes


Posts recomendados

Olá todos!

Estou com um Scanner Genius ColorPage-Vivid II que consegui com um rolo.

Fiz a instalações com os drivers mais modernos (!?) que encontrei na página do fabricante, incluindo ASPI, entretanto tenho alguns problemas.

1- O scanner somente é reconhecido pelo Word, usando Inserir->Figura->Scanner. Não consigo fazer digitalizações usando Paint, ou qualquer outro programa. Também não achei um programa próprio do Scanner.

2- Poderia até passar dessa forma se as figuras geradas não tivessem um tamanho absurdo. Somente pqra ter ideia, uma figura ocupando metade da página A4, P&B, 4800dpi, ocupa mais de 20Mb. Se aumento a resolução e coloco cores, o tamanho previsto ultrapassa alguns Gbytes (isso mesmo! Gigabytes :zoio: ).

Imprimir não consigo, pois o Word dá mensagem de erro por causa do tamanho da imagem. Depois de algumas tentativas, consigui fazer um Copy-paste dentro do Paint e salvar a figura em jpg, mas a imagem ficou uma M*.

Alguém tem alguma solução ou esse scanner não vale nada mesmo? :(

O computador é o da assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está usando um dpi muito alto, e parece que esse scanner não ultrapassa os 800 dpi óticos, e julgo ser suficiente 600 dpi para uma página inteira A4, ainda mais se você for depois imprimir ela tbém em A4, ou seja, obtendo uma cópia ( XEROX ) imprimindo usando digamos 720 dpi. E assim, sua imagem dificilmente ultrapassará os 20 Mb ( meia página A4 ). Meu scanner é de 600 x 1200 dpi óticos, e até agora ( devido a qualidade das fotos que mandei "scanear" ), não ví melhoria nenhuma acima dos 300 dpi, dando inclusive ótimos zooms no computador que daria pra preencher faixas inteiras com a foto, e mesmo assim, as fotos ficam de 1000 pixels por 1000 pixels pra cima, ou seja, melhores que a maioria das fotos encontradas nos melhores ( e raríssimos ) sites com pôsters em alta resolução de diversos tipos e gêneros de revistas!

Então com 600 dpi só se você tiver uma foto digamos A4 revelada em papel ULTRA HIGH GLOSSY e se bobear ainda ACETINADO, com aquelas químicas usadas pra "revelar" foto de primeiríssima linha ( à lá KODAK ), comumente usadas em catálogos de engenharia!

Algumas editoras de primeira talvez necessitem de algo monstruoso assim, pois só por curiosidade, a nível de varredura ótica, o meu scanner é de 600 x 1200 dpi, mas configurando via soft para 19200 dpi ( método da interpolação ) onde o software no computador ( e não o hardware do scanner ) irá simular os pontos adicionais como resultado da análise dos pontos vizinhos, e scaneando uma página A4, indicou que io resultado final seria uma imagem de mais de 100 GB ( isso mesmo, mais de cem gigabytes ), coitado de mim, pois meu HD é de 40 GB, e além disso só com 7 GB livres. Mas valeu pela experiência.

Devido a qualidade da imagem original, existe um dpi para scaneamento ideal, acima disto, é redundância de informação, e Megas e Megas de bytes usados à toa, e abaixo do dpi ideal, fica a critério do resultado final requerido, talvez só uma foto demonstração na página WEB, ou um impresso corrido numa folha tipo comum, bastam 300 dpi, se for rascunho mesmo, tipo aquele documento que se quer só pra consulta, bastam 180 dpi, mas se for uma foto razoável mas de qualidade que seja suficiente para um porta retrato que será visto quase de perto, 720 dpi bastam, agora uma ótima qualidade, até para ser analisada a um palmo dos olhos, 1200 dpi é o ideal, e acima disto é só para "olhófilos".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Testei o Corel, como o v.ghirotti sugeriu, e o Unlead Photo. Ambos funcionaram bem, mas o problema maior continua: o tamanho das imagens na hora de escanear.

Estou acreditando que a solução é exatamente o que PowerGraphics escreveu. Não ser ambicioso e sim mais realista na hora de obter as imagens.

Para piorar um pouco a situação, mesmo eu tendo quase 20Gb de disco, o programa é limitado ao tamanho do arquivo de paginação, que no meu caso é 768Mb.

O melhor que consegui até agora foi escanear figura com metade da página A4 e resolução de 1200 dpi, cores. O programa (Twain) precisou de mais de 400Mb livres. Depois, salvando em JPG, o arquivo ficou com pouco mais de 1Mb e o resultado foi bom.

De qualquer forma, ninguém pode me acusar de ser olho grande :zoio: . A especificação do escaner diz 9600 dpi e já estou bem feliz com 1/8 disso. E quem não é olho grande quando o assunto é informática?

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...