Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque o cd-rom não abre ?


Alexandre Duarte

Posts recomendados

E aí Alexandre? Tranks?

Isso acontece porque POR SEGURANÇA o Linux protege a unidade de cd quando a mesma está sendo acessada... Por que isso? Pra evitar do cd ser ejetado quando estiver sendo acessado... Lembra da tela azul do Windows da série 9x? Lembra da janela de erro do Windows da familia NT? Então... ele evita isso.

Pra ejetar, você tem q desmontar a unidade. Se for no KDE ou Gnome, se você clicar com o botão direito no CDROM e mandar ejetar, ele já desmonta automaticamente e ejeta a unidade... Se for no modo texto, digite eject q ele faz a mesma coisa.

IMPORTANTE: Para desmontar a unidade, EM NENHUMA SESSÃO do Linux deve estar com o ponto de montagem do cdrom sendo acessada, ou seja, se você estiver no diretorio /mnt/cdrom, não conseguirá ejetar, entedeu? porque? porque você está acessando o cd (quando ele monta o cd, ele faz um link simbolico do cdrom para este diretorio. Isto se chama ponto de montagem)

Resumindo (antes q falem: "Po!!! Tenho q saber isso tudo para ejetar o CD? Linux é uma drogra!!"):

Se estiver no modo texto digite cd e de enter. Depois digite eject. Se estiver no modo grafico (KDE) feche todas as janelas do konqueror q foram usadas para acessar o cdrom e para ejetar abra o konqueror como gerenciador de arquivos e em dispositivos clique com o botão direito em cdrom e clique em ejetar. Ou então (o jeito q faço e acho mais simples) clique no K, vá em executar e digite eject e de enter.

Para deixar ainda mais legal, você pode habilitar o aparecimento do icone do cdrom na area de trabalho, quando ele for inserido. aí é só exibir a área de trabalho, clicar com o botão direito no icone do cdrom e escolher ejetar. aí você vai ver q o icone irá sumir!!

Bom, acho q já mostei quase todos os jeitos q sei... Escolha um aí...

PS.: Viu como Linux é flexivel?? Pode-se fazer a mesma coisa de tanto jeito... você faz do jeito q mais gostar... Este é o meu Penguin!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade. Mas não sei se é defeito do Freedows ou é por isso mesmo. Mas coloco um CD de dados no driver, ele monta, tudo beleza. Faço o que tinha de fazer e tal, fecho tudo e quando peço p/ ele ejetar, ele diz que "O Nautilus não pôde desmontar o volume selecionado". O que pode ser isso? Isso é normal? Só consigo retirar o CD, quando faço o logoff da seção e faço login de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...