Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Incluir forum no meu site.


Elga

Posts recomendados

Estou pensando em incluir um forum no meu site.

Já olhei no site do phpbb e parece legal, só que eu sou uma completa novata no mundo Web. Só fiz um curso básico de HTML, o suficiente para poder atualizar meu site. A maior parte do que li no site do phpbb é grego para mim !

Tenho que conhecer de banco de dados na Web e coisas do género ?

Ou posso solicitar o serviço para a empresa que hospeda meu site ?

O problema é que eu não quero um forum aberto, quero que somente um grupo restrito de usuários cadastrados dos meus produtos possam participar.

Não posso simplesmente baixar uma coisa da Internet e começar a mexer.

Preciso de ajuda, pois nem sei por onde começar. :help:

Obrigada,

Elga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para colocar um forum num site, fatalmente você terá que acessar um servidor, pois determinadas tarfefas não devem ser implementadas no lado cliente (ainda que seja possível fazer com javascript ou vbscript). Logo, você terá, sim, que estudar alguma linguagem que rode no lado servidor (conhecidas como server side). Algumas que eu conheço são PHP, ASP e JSP. Todas as três tem seus pontos positivos e negativos, e são bem populares, por tanto você terá que olhar qual delas é mais vantajosa para seu site.

Quanto a necessidade de banco de dados: também é algo que você irá precisar, pois terá que armazenar os usuários, tópicos, respostas, etc, em algum lugar. Qual deles você deve utilizar depende de como será o seu site: no. de usuários, plataforma, etc. Pode ser um MySQL, Postgre, Oracle.

A questão do forum ser aberto ou não, é por meio de programação mesmo. você bloqueia o acesso a algumas partes até que o visitante efetue login.

Bom, infelizmente eu só posso te passar os passos iniciais, pois nunca construi um forum antes.

Boa sorte

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada !

Pelo menos deu para ver o tamanho da encrenca. :(

Acho que vou voltar a pensar no assunto quando tiver estudado um pouco mais... ou quando puder pagar alguém para cuidar disso ! :P

Foram alguns clientes que sugeriram, mas por enquanto, definivamente não dá !

Mas gostei da ideia, não vou desistir, só vou por na geladeira durante um tempo...

Abraços,

Elga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora seja realmente uma "encrenca", eu tb te aconselho a não desistir. Seria uma experiência bem legal, pois, além de aprofundar em programação, você também aprende mais sobre análise e segurança de sistemas, entre outros assuntos.

Só que é uma tarefa que consome um bom tempo, e, de fato, sugiro que só tire esse projeto da geladeira quando você estiver com um pouco mais folgada.

Boa sorte

:bye:

Obs: lindo esse cachorrinho no seu avatar :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao phpbb não é tão difícil, eu vou pegar instruções de instalação e passar aqui, só tenho que procurar aqui no meu HD, é bem simples desde que você consiga se cadastrar em um site que tenha banco de dados MySQL.

Uma opção mais fácil seria solicitar um fórum de algum site, ai é bem simples, você cadastra, escolhe o título do fórum, cores, tudo com uma interface pra você.

Para essa opção eu conheço o www.miarroba.com (grátis, espanhol) e o www.forumnow.com.br (pago,não caro, muito fácil).

Cachorrinho bonitinho mesmo em, olha o meu no meu profile! :D:wub:

Falou!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, o PHPBB é escrito em PHP. PHP é muito parecido com C, então se você sabe C não vai ser muito difícil. Até o nome de várias função me parece que é parecido (não conheço muito C, então não posso confirmar).

A maioria das coisas que você disse é possível usando só os recursos do fórum. Se você optar pelo Invision Board (este em que o Clube do Hardware roda), você pode colocar autorização do administrador, de modo que mesmo que se o usuário se registre ele não possa acessar nada até que você autorize a conta dele (assim dando somente permissão aos seus clientes).

Para instalar o Invision Board você precisa:

Pelo menos uns 10MB de espaço em um servidor

O servidor precisa ter PHP4

O servidor precisa de MysQL 3.21 (acho que é isso) ou maior

Bom, confirmado que o seu servidor tenha isso, basta usar um programa FTP e fazer upload dos arquivos do fórum para o servidor, executar o programa de instalação (via web), colocar a senha e o usuário do MySQL e do administrador e você já tem um fórum rodando.

É fácil encontrar tutoriais completos de como instalar esses fóruns na web.

Boa sorte. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PHP é mais fácil do que parece, tem o invision board www.invisionboard.com eles estavam oferecendo hospedagem gratuita de foruns com algumas propagandas com algumas limitações, mas dá para "quebrar o galho"

Acho que o PhpBB é o mais versátil podendo transformar ele até em um portal, há acessos de scripts e temas mais facilmente devido a gratuidade desse forum que não sai perdendo para o Invision.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada a todos ! :-BEER

Vou pensar no assunto, e consultar ao pessoal da empresa que hospeda meu site.

Talvez eles tenham alguma solução semi-pronta.

Já percebi que dá para fazer, mas que também vai consumir uma boa quantidade de tempo e esforço. Quanto ao esforço, tudo bem, mas quanto ao tempo ... :cry:

Obrigada também pelos elogios ao meu cachorro. Buzz, o seu também é uma gracinha !

Abraços,

Elga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa, algumas opções que lhe foram dadas como o PHPBB e o INVISION POWER BOARD, você não terá trabalho algum, só o de proceder com a instalação, que é muito simples em qualquer um deles, uma vez que ambos já vêm prontos para o uso, mudanças que envolvam programação só no caso de você querer fazer alguma correção ou modificação que não seja possivel pelos menus administrativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Resolvi voltar a este tópico, pois a presão para colocar o fórum é grande por parte dos clientes ! Não vai dar para empurrar com a barriga o assunto por muito tempo.

Olhei no link do baboo forum e parece simples.

Mas tenho uma dúvida bem básica (desculpem a pergunta *****):

Onde que eu devo instalar o PHPTRIAD ? Onde vai ficar o meu fórum ?

Pois meu site não é hospedado por mim, mas por uma outra empresa.

Estou meio perdida, como vocês podem ver...

Obrigada,

Elga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ELGA

eu mantenho um fórum em funcionamento sobre carros Ford.

não é tão difícil a instalação nem a manutenção dele

você vai precisar mesmo é de um serv que rode PHP e banco de dados MYSQL

ai é só seguir o how-to de instalação que vem junto nele e prontinho

ahh

dependendo do provedor que você contratar para hospedagem, ele já te fornece forum como opcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui está o tutorial de como instalar o PHPBB, você precisa dos dados da empresa, senah do MySQL localização do MySQL e é claro tem que suportar PHP.

Tendo isso em mão o resto é muito simples!

Baixe aqui o tutorial:

http://canalcs56k.webcindario.com/phpbb_fo...mo_instalar.zip

O link está ok, mais pode sair do ar pois é host gratuito, qualquer coisa me avisa!

Até!!! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...