Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

instalacoes de S O


leopcnet

Posts recomendados

Ja a algum tempo venho formatando e paticionando meus hds

pois aprendi aqui no forum, mais ainda tenho algumas duvidas

01 eu tenho um com boot e uma imagem de do 98 com este cd

eu partciono e formato o hd, e logico que ele fica fat 32

em c e no d ok agora pergunto eu posso instalar o win xp

na fat 32 ou sou obrigado a converter para ntfs

02 tenho o cd bootavel do xp se eu formar e particionar o hd em ntfs

posso instalar o win 98

03 quado coloco o cd do xp no pc ele abre a tela de apresentaco

onde pergunta seu quero instalar o xp , se eu optar por sim

como vai ficar, o xp vai deletar o 98 ou vai ficar os doi juntos

e o xp vai acessar a segunda particao

04 como coloco 98 e xp na mesma maquina

:-BEER:bandeira: :palmas: :priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples...

O winXP pode ser instalado tanto em partições FAT32 quanto em NTFS, no entanto o win98 não reconhece as NTFS, então você optar quais os tipos de partições deseja ter em seu HD para a instalação de 2 sistemas operacionais.

Se instalar o win98 em uma (fat32) e o XP na outra (NTFS), ao carregar o win98 não terá acesso a partição do XP, no entanto, ao carregar o XP, terá acesso irrestrito as duas partições, neste caso, se deseja ter acesso irrestrito as duas partições, independente de qual SO será carregado na inicialização, deixe as duas partições em FAT32.

Para instalar os 2 Sistemas operacionais, aconselho a fazer pelo método mais simples...

Instale o Win98 na primeira partição normalmente, quando estiver tudo OK, use o CD do winXP para fazer a instalação deste, irão surgir várias telas pré-instalação, nas quais você será questionado sobre em que partição deseja instalar o XP e se deseja convertê-la para NTFS, preste muita atenção nesses questionamentos para não danificar a instalação do win98 já efetuada, selecione a segunda partição, você não precisa ter criado e formatado a partição, se tiver apenas deixado espaço livre, terá a opção de criar a nova partição e formatá-la.

Você terá o que chamamos de DUAL BOOT, que é um boot com 2 sistemas operacionais, em que você irá definir qual será carregado, por padrão no menu de escolha o XP será o sistema escolhido automaticamente, se desejar carregar o win98, terá que mover a Seta dentro do tempo limite.

Não aconselho a fazer a instalação do winXP primeiro para depois o win98, pois você será obrigado a modificar o arquivo BOOT.INI manualmente depois, do contrário não terá acesso ao dual boot e ao windows XP, uma vez que a instalação do win98 não possui as ferramentas para criar o dual boot, já o winXP possui essas ferramentas, tanto que ele detecta a existencia de outros sistemas operacionais já instalados, avisando-o disso e cria a opção de dual boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...