Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Satellite 500W, 12v está em 13v


Over-Head

Posts recomendados

Galera recentemente montei um pc, e comprei um gabinete da satellite, nele veio uma fonte de 500w. Bom, o problema é que as voltagens estão instáveis

a Vcore, que deveria estar 1,65 está 1,70. a de 3v está 3,3v a de 5v está 4,95v e a de 12 está variando entre 12,9 e 13,1

To usando uma Asus A7N8X-E Deluxe. queria saber se está normal isto, ou se estou correnco riscos de queimar a placa-mãe ou algum dos drives.

O pc tá funcionando normalmente, o único problema aparente, é o Estabilizador de 1KVA(Starline) que está esquentando muito. Ah já travou algumas vezes o pc(só resetando pra voltar), jogando need undeground, e uma vez faendo uma varredura com o norton 2005.

bom é isso, espero que possam me ajudar, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O VCORE, pode ser verificado junto ao Setup da BIOS para ver se não foi colocado para que a própria placa mãe faça um overvolt no processador. A sua linha 3.3V está correta, realmente deve ser 3.3 ou 3.4V, abaixo de 3.3 compromete a estabilidade do sistema. Sua linha 5V está em um nível tolerável, o ideal se fosse mais, digamos 5,05V, mas 4,95 vai ficar estável, contanto que não faça OC. Quanto a 12V, acho que não deve se preocupar TANTO, pois todos os periféricos possuem filtros e estabilizadores de tensão, eles por si tem uma certa tolerância para mais e para menos, acredito, não tenho certeza.

Quanto a eventuais travamentos, principalmente em jogos, pode ser devido ao overvolt, provoca aquecimento desnecessário no processador. Procure ver o mais logo o possível sobre a tensão do VCORE. Da maneira que você falou, está ocorrendo um desgaste e aquecimento sem motivos. Um motivo de se fazer overvolt é quando se pretende estabilizar um OC (mesmo assim não é recomendado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Shura@11 nov 2004, 11:50

O VCORE, pode ser verificado junto ao Setup da BIOS para ver se não foi colocado para que a própria placa mãe faça um overvolt no processador. A sua linha 3.3V está correta, realmente deve ser 3.3 ou 3.4V, abaixo de 3.3 compromete a estabilidade do sistema. Sua linha 5V está em um nível tolerável, o ideal se fosse mais, digamos 5,05V, mas 4,95 vai ficar estável, contanto que não faça OC. Quanto a 12V, acho que não deve se preocupar TANTO, pois todos os periféricos possuem filtros e estabilizadores de tensão, eles por si tem uma certa tolerância para mais e para menos, acredito, não tenho certeza.

Quanto a eventuais travamentos, principalmente em jogos, pode ser devido ao overvolt, provoca aquecimento desnecessário no processador. Procure ver o mais logo o possível sobre a tensão do VCORE. Da maneira que você falou, está ocorrendo um desgaste e aquecimento sem motivos. Um motivo de se fazer overvolt é quando se pretende estabilizar um OC (mesmo assim não é recomendado).

Na bios, o vcore está para automático. Eu uso um Athlon 2700 (aí no automático o vcore estaria em 1,650) mas fica oscilando entre 1,68 e 1,70

Bom desconfio q o meu athlon seja remarcado, porque tem muitos tracinhos em todas na L11.

A temperatura tá em 56 Graus idle. não baixa, jogando chega a 58. já coloquei pasta térmica e não baixa , só se reduzir o clock. Seria por causa do vcore?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que seja sim. Em qual região você mora e qual cooler usa? E o gabinete, é grande? Essa temperatura tá muito elevada pra um Athlon desse modelo, o meu que dizem que é conhecido por ser uma "chapa quente de ferro" em idle fica em 38~43º em dias normais e até 48º em dias mais quentes com um cooler mais vagabundo impossível e com pasta térmica de componentes eletrônicos (ou seja, totalmente imprópria para processadores)...tem que ver isso ai direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Considerando que a tensão esteja um pouco alta, mas aceitável, para baixar a temperatura, uma refrigeração melhor do CPU e case ajudaria.

Para confirmar a tensão, use um multímetro. Nesses casos suspeitos, nenhum software vai sanar a dúvida, só mesmo medindo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@11 nov 2004, 14:35

Considerando que a tensão esteja um pouco alta, mas aceitável, para baixar a temperatura, uma refrigeração melhor do CPU e case ajudaria.

Para confirmar a tensão, use um multímetro. Nesses casos suspeitos, nenhum software vai sanar a dúvida, só mesmo medindo!

Sabe que me lembrou sobre um post no fórum de coolers que um usuário afirmou que a BIOS dele marcava a temperatura incorreta do sistema e o próprio fabricante disponibilizou um update para correção da BIOS pelo fato deste erro...eu me arrisco a dizer que não se pode confiar 100% nas informações da MB, bom, pelo menos eu vi um caso verídico que a BIOS pode passar a perna no usuário tranquilamente! Não que a dele esteja marcando errado...sei lá, eu nunca descarto nada até resolver de vez o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu moro no DF, bom comprei esse athlon 2700 por R$ 300,00 achei barato, mas como a loja deu garantia de 6 meses e já exite há cinco anos, comprei.

O cooler é um microfin para athlon 3200, (4600rpm). O gabinete tem exaustores e aberturas laterais. Não creio que seja o gabinete, porque a temperatura da placa mãe está em 29 Graus, no mais quente fica em 31 graus.

Meu medo é essas voltagens, putz queimar essa placa-mãe eu me mato kkkkkkkkk gastei 430 reais nela...

Bom o processador, como eu poderia ter certeza de que o processador é remarcado?? vi um tópico aqui, mas a linha de L11 está toda marcada com riscos regulares, de mesmo tamanho e da cor de cobre. Portanto não sei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...