• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Guest LBARROS

[Resolvido] Gravação de BIOS no chip

1 post neste tópico

Galera, andei dando uma lida no tópico de atualização de BIOS, e vi que ele não falou sobre gravação quando o usuário perde a BIOS, ou o software do chip acaba sendo danificado por vírus ou outros.

Decidi então elaborar este "mini-tópico" para aqueles usuários que as placas-mãe pararam de responder, ou perderam a BIOS.

Então vamos lá!

Para sabermos bem sobre a BIOS, basta ler o tópico de atualização, pois a gravação, neste início seria a mesma coisa.

Existem 3 tipos de BIOS mais conhecidas:

A que usa um chip sobre um soquete, que era mais usada nas placas mais antigas, como as PCChips 810, 598 e 74x. Esta é a mais fácil de gravar uma nova.

Tem outra que usa o chip dentro de um soquete, que tem um risco médio para gravação, tal que necessita de pinças de material que não conduza eletricidade, tal que o risco de tocar nos contatos é maior.

E tem a terceira, e mais difícil, que é a BIOS que vem com o chip soldado à placa mãe (muitas ECS usam), que é a mais difícil, e quase impossível de gravar, já que requer que o usuário remova a solda, e retire o chip. Eu particularmente nunca precisei gravar uma nova destas.

Vamos à ação!

Material necessário:

> Pinça não metálica

> Paciência extrema

> Um chip de mesmo soquete que a sua. (Muitos dizem que tem que ser do mesmo fabricante, tipo Winbond e etc, mas já testei com várias e não tive problemas)

> O chip a ser gravado.

> Disquete, CD ou HD contendo o programa para gravação (Award, AMI, ou Phoenix) e a imagem (rom) da BIOS a ser gravada.

Bem, para começarmos, teremos que retirar o chip BIOS a ser gravado da placa mãe, e colocar o outro que funciona.

Ao colocar o chip que funciona, você NÃO deve colocá-lo até o final para depois não ter dificuldade em removê-lo com o computador ligado. Cuidado com o lado do chip, pois ele também tem pino 1! Se colocar errado, pode danificar o chip permanentemente!

Lembre-se que o software da BIOS deve ser o mesmo!

Agora vamos dar o boot com a BIOS boa, e vá para o DOS (caso seja Windows XP, ME, 2000 ou superior, será necessário um disquete ou cd de boot de DOS).

Já com o boot dado, e quase pronto para gravar, digite o comando para gravar.

Como exemplo, tomarei o programa da AWARD, onde renomeei ele em meu disquete para "AWD.EXE", e o arquivo de BIOS para "BIOS.ROM". Digite no prompt:

A:\>AWD BIOS.ROM

Após isso, o programa da AMD rodará, e pedirá para fazer um backup da BIOS atual. Escolha "NÃO".

Agora vem a parte importante. Após escolher "NÃO", ele perguntará para gravar a nova BIOS. Não aperte <enter> ainda. Você agora terá que retirar o chip desta BIOS que funciona, e colocará o chip corrompido. Lembre-se de colocar sempre o lado do pino 1 (tem uma marca no chip e no soquete) primeiro, por causa do pino terra (GND).

Agora aperte este chip e certifique-se que ele encaixou bem. Aperte <enter> e grave a BIOS!!!!

Fiz em várias M810 (peguei modelos M810L e gravei a BIOS da M810LR, funciona perfeintamente), M598, M74X e alguns modelos da ECS.

Espero ter ajudado!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0