Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Maxtor fazendo barulho


GKD

Posts recomendados

De uns tempos para cá, o HD começou a fazer esse barulhão, eu pensava que era no cooler ou na fonte a origem desse barulho, mas abrindo o gabinete deu para notar que o barulho vinha do HD, coloquei outro no lugar para testar e o barulho acabou. O HD é meio novinho, não tem nem dois anos ainda e cuido dele como um filho, hehehe, não entendo porque faz esse barulho monstro. Para vocês terem uma noção, da para escutar o barulho em outra peça da sala. Já fiz alguns testes e nenhum deles achou algo de anormal. Alguém tem alguma dica para acabar com esse barulho? :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo sinto muito mas barulheira no hd como voce está relatando , quer dizer que ele ta avisando que vai partir pra uma terra bem distante , e e melhor voce salvar teus dados e fazer umas economias pra adotar um novo filho , só uma observação se ele ta fazendo barulho e porque tem alguma coisa errada , e difícil consertar hds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Citação
Postado Originalmente por THNXCYRAX+11 nov 2004, 23:29QUOTE (THNXCYRAX @ 11 nov 2004, 23:29) o HD não tem ar dentro , o disco roda no vacuo, e difícil consertar hds , porque se abrir ele ele não funciona mais porque o vacuo acaba

:muro:

De novo essa história de HD à vácuo?!

Apesar de o Fórum estar lotado de tópicos que desmentem essas lendas, vou lhe passar um link confiável sobre o assunto:

 

P.: Gostaria de saber em detalhes sobre o vácuo que há nos discos rígidos. O que acontece se entrar ar no HD? Como faço para removê-lo?

R.: Esta informação está equivocada. Dentro do HD não há vácuo, mas sim ar. O que acontece é o seguinte. Como o disco rígido roda a uma velocidade muito alta (a partir de 4.800 rpm com modelos chegando a até 10.000 rpm), uma simples partícula de poeira destruiria um pedaço de sua superfície magnética se ela tocasse sua superfície com o disco em movimento. Por este motivo, o disco rígido é um sistema lacrado, montado em uma sala limpa. Esta sala tem um nível de limpeza dezenas de vezes superior ao de uma sala cirúrgica. O disco rígido é um sistema lacrado, mas isso não significa que não exista ar em seu interior. Há ar sim, mas este é absolutamente limpo. Por este motivo, você estragará o seu disco rígido se você tentar abri-lo: qualquer partícula de poeira, inclusive aquelas que nós não vemos com facilidade, são suficientes para danificar a superfície magnética do disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um Maxtor de 20GB que tb começou a fazaer barulho, como se estivesse alguma coisa impedindo que a mídia girasse, daí resolvi fazer um backup.. No meu pc eu deicho aquela opção SMART ativada, e depois de uns dias começou a dar um aviso pra mim fazer backup... alguns dias depos ele não ligava mais...

Na minha opnião, o mais importante são os dados, imagina, tem muita coisa que você demora uma cara pra achar, e de repente vai tudo pro saco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto pronto Clemente Silva já editei o meu post - FALHA MINHA :tantan::tantan:

Eu achei um site que diz que existe vacuo parcial , da uma olhada :

http://www.pctechguide.com/04disks_Construction.htm

ta bem assim se voce ler logo abaixo da figura

platters are hermetically sealed in a case with the interior kept in a partial vacuum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por THNXCYRAX@12 nov 2004, 12:21

Eu achei um site que diz que existe vacuo parcial , da uma olhada:

http://www.pctechguide.com/04disks_Construction.htm

ta bem assim se voce ler logo abaixo da figura

platters are hermetically sealed in a case with the interior kept in a partial vacuum

Pois está errado.

E aqui tem outro link que desmente mais uma vez o boato:

Storage Review - Air Circulation and Air Infiltration

Se você ler o trecho que diz:

... the old myth about hard disk heads and platters being "in a sealed vacuum" or whatnot, is wrong in two ways: there's no vacuum in there, and the drive itself isn't sealed, at least not in the way most people believe. In fact, air is an essential component for proper drive operation. Regular hard disks aren't totally sealed from the outside air, but they definitely are separated from it...

vai entender melhor.

:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por THNXCYRAX@12 nov 2004, 12:49

Agora eu botei fé Clemente , poxa voce percebeu o filtro que tem na lateral do hd ultima figura lá em baixo

Então, aquele é o filtro para evitar que micropartículas de poeira contaminem o ar existente no HD. Pode ver que muitos fabricantes põe um selo com dizeres do tipo "don't cover" ou algo assim: é aí que está o orifício de entrada de ar e o filtro. Por isso é importante ver se não tem nada colado em cima ou se na montagem do HD na baia a entrada de ar não está sendo obstruida.

Postado Originalmente por THNXCYRAX @ 12 nov 2004+ 12:49QUOTE (THNXCYRAX @ 12 nov 2004 @ 12:49)Aprendi mais uma , nem sabia que tinha isso.

É isso aí, todos nós estamos aqui pra isso (inclusive eu)!

THNXCYRAX @ 12 nov 2004@ 12:49

Este fórum e muito massa , um gato de capacete aprendendo com um gorila

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz! Vou acabar tento que comprar outro HD mesmo :cry:

O barulho é tão forte que certas vezes tenho dor de cabeça.

Esses maxtor são muito vagabundos hein! Cuidei dele direitinho, só não deu para evitar as quedas de luz. Minha sobrinha tem um pentium 100 a 500 anos ela instala um monte de jogo, aperta o botão de ligar/desligar a qualquer hora, faz o diabo com o HD e ele está la, firme e forte sem bad cluster, não consigo entender.

Que tipo de HD vocês recomendam que eu compre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

É isso aí pessoal. Tenho dois PCs, e o mais velhinho está com um MAXTOR 320GB... bem barulhento mesmo! O outro PC, novo, tem um WD500GB e outro Samsung 1TB, e esses dois nem dá pra escutar funcionando. Vou trocar o MAXTOR por qualquer outro, seja Samsung, Western Digital, Seagate ou Hitachi, pois esse barulho enche o saco pra caramba, além de eu achar que ele é muito lento em relação aos outros. Esse Maxtor veio junto com a máquina quando comprei... achei barulhentão... e constatei que era esse HD aí... cara... nunca mais compro máquina montada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não necessáriamente irá "quebrar" assim tive um HD maxtor de 40gb IDE por mais de 4 anos e ele fazia esse "barulho monstro" e até hoje funciona normalmente...

só não se é normal, conheço muitos amigos com hd's maxtor que relatam que ele realmente é muito barulhento... mas nunca me falaram mal deles, apesar do barulho...

sempre ouvi comentários de que é um super hd ^_^

mas enfim...

só retirei ele porque era IDE, lento demais, pus esse atual WD Caviar Blue de 500Gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...