Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu Xp2.6+ Esta muito quente?


shindy

Posts recomendados

Olá pessoal, sou novo por aqui e ainda um pouco leigo no assunto temperatura, tinha um duron 1.8 e não me preucupava muito com a temperatura que oscilava com a asus probe entre 46 a 55c em pico de100% da cpu.

A 3 dias atras fiz um upgrade para um xp2.6+, estou uitlizando um cooler da Vcom modelo S462-22C715B todo em cobre segue o link ( http://www.verycom.com.br/produtos/proddet...d=S462-22C715BE ) .

A temperatura do processador medido pela asus Probe marca 71c 75c em pico. Meu quarto é meio abafado não cheguei a medir a temperatura ambiente. Li uns topicos que a asus probe não mede muito bem a temperatura, instalei o everest e nesse programa ele esta marcando 58 e 65+ou- em pico de 100%.

Essa temperatura é normal?? acredito que não né... O everest esta marcando a temperatura corretamente?? Qual devo acreditar??

Qual Cooler devo pegar para ter uma temperatura boa para até poder fazer Um Overzinho...???=)

Só mais uma dúvida até qual overclock posso fazer em um 2.6+? hoje ele esta rodando ao default de 2.08Ghz...

Desde já agradeço...=)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode confiar nas duas medições.

Tanto o Asus Probe quanto o EVEREST estão corretos. O detalhe é que eles medem temperaturas usando critérios diferentes.

O Asus Probe deve estar dando a temperatura do DIE (núcleo) do processador eo everest a temperatura de algum sensor (ambiente).

Se você for na BIOS imagino que você vai ver que lá a temperatura bate com a do Asus Probe porque ela deve medir pelo núcleo também.

Você pode melhorar a ventilação da maquina instalando mais coolers em pontos estrategicos e de forma planejada (existem vários tópicos aqui sobre isso) ou nos dias mais quentes, enquanto você estiver usando abra o gabinete na lateral, isso pode reduzir sua temperatura em uns 10 graus em poucos minutos num DIA MUITO QUENTE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja postei isso em outro tópico mas vamos lá, a minha placa-mãe tem um painel frontal que mostra a temperatura através de um software que busca informação na bios e me mostra a temperatura em um visor neste mesmo painel frontal, esse programa que acompanha a minha placa-mãe é 100% confiável e o Everest mostra a mesma temperatura desse programa, acho que o Asus PC Probe deve estar indicando a temperatura de forma errada, o Everest busca as informações na bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por netadmin@10 nov 2004, 19:55

ja postei isso em outro tópico mas vamos lá, a minha placa-mãe tem um painel frontal que mostra a temperatura através de um software que busca informação na bios e me mostra a temperatura em um visor neste mesmo painel frontal, esse programa que acompanha a minha placa-mãe é 100% confiável e o Everest mostra a mesma temperatura desse programa, acho que o Asus PC Probe deve estar indicando a temperatura de forma errada, o Everest busca as informações na bios.

Interessante, eu não tenho painel na minha máquina...

Mas acabei de olhar a temperatura no Evereste e reiniciei e entrei na BIOS a diferença de temperatura é de 6 graus a mais na BIOS.

MINHA BIOS ESTÁ COM A VERSÃO MAIS ATUALIZADA.

E então????? Porque o EVEREST não mostra a mesma temperatura de minha BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fabiano Andrade+10 nov 2004, 21:18QUOTE (Fabiano Andrade @ 10 nov 2004, 21:18) netadmin@10 nov 2004, 19:55

ja postei isso em outro tópico mas vamos lá, a minha placa-mãe tem um painel frontal que mostra a temperatura através de um software que busca informação na bios e me mostra a temperatura em um visor neste mesmo painel frontal, esse programa que acompanha a minha placa-mãe é 100% confiável e o Everest mostra a mesma temperatura desse programa, acho que o Asus PC Probe deve estar indicando a temperatura de forma errada, o Everest busca as informações na bios.

Interessante, eu não tenho painel na minha máquina...

Mas acabei de olhar a temperatura no Evereste e reiniciei e entrei na BIOS a diferença de temperatura é de 6 graus a mais na BIOS.

MINHA BIOS ESTÁ COM A VERSÃO MAIS ATUALIZADA.

E então????? Porque o EVEREST não mostra a mesma temperatura de minha BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por netadmin+10 nov 2004, 23:47QUOTE (netadmin @ 10 nov 2004, 23:47)
Postado Originalmente por Fabiano Andrade@10 nov 2004, 21:18

netadmin@10 nov 2004, 19:55

ja postei isso em outro tópico mas vamos lá, a minha placa-mãe tem um painel frontal que mostra a temperatura através de um software que busca informação na bios e me mostra a temperatura em um visor neste mesmo painel frontal, esse programa que acompanha a minha placa-mãe é 100% confiável e o Everest mostra a mesma temperatura desse programa, acho que o Asus PC Probe deve estar indicando a temperatura de forma errada, o Everest busca as informações na bios.

Interessante, eu não tenho painel na minha máquina...

Mas acabei de olhar a temperatura no Evereste e reiniciei e entrei na BIOS a diferença de temperatura é de 6 graus a mais na BIOS.

MINHA BIOS ESTÁ COM A VERSÃO MAIS ATUALIZADA.

E então????? Porque o EVEREST não mostra a mesma temperatura de minha BIOS?

acho que isso ocorre nas placas-mãe asus, você não é o primeiro que fala isso acho que a asus só trabalha certo com o pc probe, a minha placa-mãe o Everest mostra a temperatura da bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velu pelas respostas Galera... Bom na Asus Probe ainda continua marcando a mais do que o everest....

Consegui fazer a temperatura cair...

Fiz o seguinte: Comprei uma Baia Fan, essa baia é coloada no lugar de 2 baias de cds.. como tinha um gravador de dvd e um leitor de dvd ainda sobraram 2 baias e foi nela que instalei. adicionei um cooler de 80mm x 80mm da akasa. Em 100% cpu antes ficava a uma temperatura de quase 70 pela asus probe agora com esse cooler a temperatura caiu para 54. aí paroveitei e fiz um overzinho to rodando a meu xp 2.6+ a 2.25Ghz... A temepratura subiu com o over a 100% para 58... Ta bom essa temperatura??? será que se eu lapidar o cooler melhora ainda mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por shindy@11 nov 2004, 13:54

Velu pelas respostas Galera... Bom na Asus Probe ainda continua marcando a mais do que o everest....

Consegui fazer a temperatura cair...

Fiz o seguinte: Comprei uma Baia Fan, essa baia é coloada no lugar de 2 baias de cds.. como tinha um gravador de dvd e um leitor de dvd ainda sobraram 2 baias e foi nela que instalei. adicionei um cooler de 80mm x 80mm da akasa. Em 100% cpu antes ficava a uma temperatura de quase 70 pela asus probe agora com esse cooler a temperatura caiu para 54. paroveitei e fiz um overzinho to rodando a meu xp 2.6+ a 2.25Ghz... A temepratura subiu com o over a 100% para 58... Ta bom essa temperatura??? será que se eu lapidar o cooler melhora ainda mais?

Pela minha assinatura você já deve ter visto que minha máquina é quae igual a sua: processador, placa mãe... enfim.

Eu tb fiz esse over que você fez. A minha tá marcando 51 graus pelo MBM5 e pelo everest e +/-60 graus pela bios e Asus probe.

Esse seu 58? Vem de onde??? do Everest ou do Asus Probe? Se for do Everest então tá meio quente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por shindy@11 nov 2004, 13:54

Velu pelas respostas Galera... Bom na Asus Probe ainda continua marcando a mais do que o everest....

Consegui fazer a temperatura cair...

Fiz o seguinte: Comprei uma Baia Fan, essa baia é coloada no lugar de 2 baias de cds.. como tinha um gravador de dvd e um leitor de dvd ainda sobraram 2 baias e foi nela que instalei. adicionei um cooler de 80mm x 80mm da akasa. Em 100% cpu antes ficava a uma temperatura de quase 70 pela asus probe agora com esse cooler a temperatura caiu para 54. paroveitei e fiz um overzinho to rodando a meu xp 2.6+ a 2.25Ghz... A temepratura subiu com o over a 100% para 58... Ta bom essa temperatura??? será que se eu lapidar o cooler melhora ainda mais?

já vi aqui fórum um tópico sobre um problema da asus a7v8x de medir temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por shindy@11 nov 2004, 13:54

Velu pelas respostas Galera... Bom na Asus Probe ainda continua marcando a mais do que o everest....

Consegui fazer a temperatura cair...

Fiz o seguinte: Comprei uma Baia Fan, essa baia é coloada no lugar de 2 baias de cds.. como tinha um gravador de dvd e um leitor de dvd ainda sobraram 2 baias e foi nela que instalei. adicionei um cooler de 80mm x 80mm da akasa. Em 100% cpu antes ficava a uma temperatura de quase 70 pela asus probe agora com esse cooler a temperatura caiu para 54. paroveitei e fiz um overzinho to rodando a meu xp 2.6+ a 2.25Ghz... A temepratura subiu com o over a 100% para 58... Ta bom essa temperatura??? será que se eu lapidar o cooler melhora ainda mais?

Acho legal você lapidar sim, no meu Silent Boost não tive muito resultado porque ele já vem muito bem acabado. Quando comprei o meu Silent tinha esse VCom 22c, parecia bem acabado mas era muito menor que o Silent, estava por R$60,00, então optei pelo Silent.

Muitos Coolers da VCom como 21b, 39b são bons mas não vem muito bem acabados, muitas imperfeições na base, acho que você teria feito um melhor negócio pegando um 21b pela metade do preço, de acordo com o que vi na internet o 22c mesmo sendo todo em cobre fica uns 2ºC acima do 21b, mas não é muito, mas...

Você fez muito bem colocando fans para ventilar melhor o gabinete, se puder coloca na lateral também. Isso em Idle as vezes não faz muita diferença mas em Full melhorar muito, aqui com meus vários fans, em full só aumenta 2ºC, dificilmente 3ºC.

Achei que sua temperatura melhorou consideravelmente mas ainda não é o ideal, aqui consegui transformar meu 2000+ num 2600+ com o ganho de 2ºC, num dia bem quente, chegou a 48ºC, agora sem over está em 41ºC~43ºC com temp ambiente mais baixa.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o mesmo problema, o Everest monitora a temperatura do processador diferentemente do Asus Probe. Verificando o Probe, ele me mostra a mesma temperatura da BIOS. Confio mais no PROBE e na BIOS do que o Everest, já que o Everest monitora a temp. de um dos sensores da MB.

Abraços !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu já venho à algum tempo notando que as medições via "BIOS" ou "Asus Probe" ( Obviamente nas placas ASus apenas ) não são confiáveis, porque dá uma diferença média de 4 ou 6 graus em relação à temperatura real... Por exemplo, costumo usar o SANDRA e o MBM pra medir as temperaturas reais de algumas placas, e particularmente nas Asus, tende a oscilar bastante

Exemplo: Uma Asus A7V600 com XP2000+ de um amigo meu, instalei o SANDRA e o MBM pra ele, juntamente com um VCOM 19B lapidado

Temperatura na BIOS

CPU - 51,5º/53º

BOARD - 36º

Temperatura no SANDRA:

CPU - 44,0º/45º

BOARD - 35,0º

Temperatura no MBM:

CPU - 44,5º/45º

BOARD - 36º

Lembrando que você pode utilizar outros programas como o SpeedFAN tb pra monitorar sua temperatura e algumas coisas mais....

Abraços :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SAPO-BOMBA@17 nov 2004, 16:09

Galera, eu já venho à algum tempo notando que as medições via "BIOS" ou "Asus Probe" ( Obviamente nas placas ASus apenas ) não são confiáveis, porque dá uma diferença média de 4 ou 6 graus em relação à temperatura real... Por exemplo, costumo usar o SANDRA e o MBM pra medir as temperaturas reais de algumas placas, e particularmente nas Asus, tende a oscilar bastante

Exemplo: Uma Asus A7V600 com XP2000+ de um amigo meu, instalei o SANDRA e o MBM pra ele, juntamente com um VCOM 19B lapidado

Temperatura na BIOS

CPU - 51,5º/53º

BOARD - 36º

Temperatura no SANDRA:

CPU - 44,0º/45º

BOARD - 35,0º

Temperatura no MBM:

CPU - 44,5º/45º

BOARD - 36º

Lembrando que você pode utilizar outros programas como o SpeedFAN tb pra monitorar sua temperatura e algumas coisas mais....

Abraços :bye:

Sei não... a BIOS não ser confiavel???

Como é que o pessoal da ASUS não vê isso??

Nã dúvida prefiro considerar que a BIOS e o ASUS PROBE estão certos.

Eu já notei o seguinte... em dias bem quentes a temperatura do BIOS/Asus Probe em relação a outros programas é de 6 ou até 10 graus para mais.

Quando eu abro o micro essa diferença cai para uns 3 ou 4 graus, ou seja com o micro aberto a dfierença diminui.

Eu não creio que a nenhum dos programas estejam errados e sim que eles meçam a temperatura usando criterios difentes.

Pelo que já li a respeito a BIOS/Asus Probe dão a temperatura do núcleo, por isso são mais quentes e outros programas estão medindo por sensores, por isso mais frios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que deve ser isso mesmo Adriano... Acho que a Asus Probe deve ter um sensor que só ela utiliza para essa medição, afinal o programa é do fabricante da placa e também acho muito difícil ela medir errado... Mas também já vi vários tópicos dizendo que o modelo A7v8x-x mede a temperatura errada... Alguém sabe me informar se isso é verdade?? Se comprovado quais os testes que fizeram para comprovar isso!?!?!

Abraços galera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...