Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MAnual do Overclock (Teoria e Prática)


Power Tec Tony

Posts recomendados

Overclock - teoria e prática

É claro que você já deve ter ouvido falar em overclock (algumas verdades e mentiras), que é a "arte de envenenar" computadores e periféricos. Neste tutorial você saberá um pouco mais sobre ele ...

Afinal, o que é um overclock?

O overclock é um método que faz os processadores trabalharem com uma freqüência acima do normal, fazendo com que ele trabalhe de maneira mais veloz. Aumenta o clock do processador como se ele fosse um modelo mais veloz. Exemplo: se você tiver um Celeron 400 Mhz, poderá transformá-lo em um Celeron 550 Mhz (a quantidade de performance que você irá ganhar depende do processador)

Este "milagre" é possível pois a velocidade de trabalho dos processadores é definida pela placa-mãe (que usualmente fornece as informações necessárias para o processador funcionar corretamente) - então, dessa maneira, basta modificar a configuração da placa-mãe para que ela envie informações para o processador trabalhar com mais velocidade. É claro que existe um limite que o processador pode agüentar e você deve respeitá-lo - caso contrário você terá travamentos e diminuirá grande parte da vida útil do processador (ou poderá queimá-lo, fazendo com que ele não funcione mais).

Como ele funciona?

Existe uma velocidade em que a placa mãe opera em conjunto com o processador chamada de barramento: esta velocidade varia de processador para processador, podendo ser de 66 Mhz, 100Mhz... Além dessa velocidade há o multiplicador de clock (que surgiu na época do 486), que é uma tecnologia na qual a placa mãe e os demais dispositivos trabalham com uma velocidade inferior à velocidade dos processadores, sendo que somente o processador trabalhará com uma velocidade nominal.

Exemplo: se um processador possui um barramento de 200 Mhz e seu multiplicador de clock é de 4x, ele passa a operar a 800Mhz. Desta maneira ele opera a 800Mhz - mas ele se comunica com os demais componentes a 200Mhz.

O overclock pode ser feito aumentando a freqüência do multiplicador de clock. Conseqüentemente o barramento aumentará e o processador trabalhará mais rápido.

Aquecimento

No momento em que o processador começa a operar a uma velocidade maior do que a que ele foi projetado, ele esquenta mais do que o normal (e aceitável para o seu próprio funcionamento) e por esse motivo os amantes do overclock utilizam coolers cada vez mais modernos e potentes para compensar o aumento de temperatura. Com eles, diminui-se a temperatura do processador e prolonga-se a sua vida útil.

Devemos usar o bom senso na hora de efetuar um overclock: não devemos compensar um aumento exagerado de clock com resfriamento pois de nada adiantará tentar aumentar o clock em 2000% e depois colocar o processador em uma geladeira pois existem limites que devem ser respeitados.

%7Boption%7Dhttp://www.baboo.com.br/absolutenm/articlefiles/7857-2.jpg' border='0' alt='' />

Acima, um "ventiladorzinho" refrescando o processador :)

_______________________________________________________________

%7Boption%7Dhttp://www.baboo.com.br/absolutenm/articlefiles/7857-4.jpg' border='0' alt='' />

Acima, um esquema de refrigeração líquida, é muito eficiente e está se tornando popular.

Quando o processador sai de fábrica, ele é testado em várias freqüências diferentes, e por segurança, é vendido com um clock menor que o suportado. Caso fosse vendido em sua potência máxima, teria uma vida útil menor e poderia causar transtornos aos usuários com travamentos e outros problemas.

As limitações de um overclock

Alguns processadores possuem travas que impedem que o processador trabalhe com um multiplicador de clock maior (típico de processadores da marca Intel), mas ainda assim é possível realizar um overclock aumentando a velocidade do barramento. Algumas placas-mãe dispõem de recursos para que você possa aumentar a freqüência do multiplicador e/ou barramento no próprio setup da BIOS, enquanto em outras placas é possível efetuar isso por meio de jumpers e em outras, o processador é auto-detectado, dificultando o overclock

Meios de overclock

Existem três maneiras básicas de se fazer um overclock: overclock via software, por meio de jumpers, ou pelo setup. Eu pessoalmente prefiro o overclock via software que muitas vezes só faz efeito quando é inicializado no Windows (ele carrega logo após o Windows). Outro meio útil é pelo setup (BIOS), que é de fácil modificação, e em último caso escolha alterar os jumpers da placa-mãe (esse é o meio mais incômodo pois além de você ter que consultar o manual da placa mãe, também terá que abrir o computador e ter bastante paciência para encontrar os jumpers e modificar suas posições).

%7Boption%7Dhttp://www.baboo.com.br/absolutenm/articlefiles/7857-3.jpg' border='0' alt='' />

Overclock em placas de vídeo

Assim como nos processadores, é possível efetuar overclock em placas de vídeo. Estas não são tão complicadas como os processadores pois esquentam bem menos - mas é essencial ter um cooler de boa qualidade nelas para não ocorrer travamentos e problemas.

====================================================

Mãos à obra!

Veja agora como efetuar um overclock com o CPUFSB, um excelente software para overclock

O RISCO EM FAZER OVERCLOCK É SEU: NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR QUALQUER PROBLEMA CAUSADO NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS ABAIXO

%7Boption%7Dhttp://www.baboo.com.br/absolutenm/articlefiles/7857-1.gif' border='0' alt='' />

1. Primeiramente defina as configurações de acordo com a figura acima (não é para copiar, e sim, definir as configurações de acordo com a sua placa mãe e processador)

2. Veja em Current frequency e Multiplier qual é a sua freqüência atual em Mhz e o seu Multiplicador de clock

3. Em frequency to set, você deverá aumentar aos poucos a taxa (bem aos poucos) e logo depois, clicar em set frequency, fazendo isso você aumentará a freqüência aos poucos (caso o computador trave, reinicie o pc e entre no programa rapidamente para diminuir a freqüência)

4. O programa possui algumas outras opções, mas algumas delas são bem perigosas (fazer overclock é perigoso), caso queira mudar o idioma clique em Language choice.

5. Para aceitar as modificações clique em Save

:-BEER

Fonte: Nuclear Boy // Power Tec tony

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUOTE (Terrificus @ 10 nov 2004, 17:06)

Putz, fui eu quem fiz o artigo, com meu antigo nick de Nuclear Boy no Baboo.   

Brincadeira, o cara copiou na cara de pau, é fogo, da até desânimo...

Ao Amigo Boromir

Eu coloquei o artigo do NUCLEAR BOY,, porque Achei muito interessante, util e ainda não tinha aqui no forum......

e não precisa ser o autor para coloca-lo aqui no forum desde que coloque a fonte.....

as pessoas enteram no forum a nivel de conhecimento .... e não como você para julgar.......

Eu ajudo as pessoas...

você Julga..((((esta no lugar errado.....))))

falou!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera! Muito bom esse tópico! Eu tinha um mobile 2500+ e estava acostumado com o overclock dele na a7n8x Deluxe. Agora peguei um p4 2.8HT Northwood e o overclock é diferente, aumentando o fsb acima de 200...quanto vocês acham q eu devo por? Minha placa mãe é uma p4p800, memoria ram Kingston Value 256mb, placa víde fx5200 128mb 64bits.

Valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi galera, muito bom este tópico, parabéns "Power Tec Tony"!!! :palmas:

Acabei de ler este e o que "diablo" fez e criei coragem para tentar fazer meu Overclock, mas ainda estou com grandes duvidas!

Primeiro: após a modificação o windows vai reconhecer o meu processador como, ele vai continuar sendo um Duron 1.8 ou vai mudar?

Segundo: qual o programa que vocês me indicam para q eu possa fazer os testes de estabilidade?

Já fiz algumas mudanças, mas não sei se mudou alguma coisa! :huh:

Tirei algumas fotos do meu monitor quando acabei de configurar o setup, elas podem ser vistas no link: http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/pedro_pir...m/ph//my_photos

Gostaria de uma ajuda!

A configuração do meu computador esta na minha assinatura!!!

Acho que o meu processador esta trabalhando como um 1995mhz, estou certo?!

Gostaria de uma ajuda, quem puder olhar as fotos e me responder alguma das perguntas ficarei muito grato!! :rolleyes:

Aguardo retorno!

Obrigado dês de já! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PedroFP@15 nov 2004, 03:04

Oi galera, muito bom este tópico, parabéns "Power Tec Tony"!!! :palmas:

Acabei de ler este e o que "diablo" fez e criei coragem para tentar fazer meu Overclock, mas ainda estou com grandes duvidas!

Primeiro: após a modificação o windows vai reconhecer o meu processador como, ele vai continuar sendo um Duron 1.8 ou vai mudar?

Segundo: qual o programa que vocês me indicam para q eu possa fazer os testes de estabilidade?

Já fiz algumas mudanças, mas não sei se mudou alguma coisa! :huh:

Tirei algumas fotos do meu monitor quando acabei de configurar o setup, elas podem ser vistas no link: http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/pedro_pir...m/ph//my_photos

Gostaria de uma ajuda!

A configuração do meu computador esta na minha assinatura!!!

Acho que o meu processador esta trabalhando como um 1995mhz, estou certo?!

Gostaria de uma ajuda, quem puder olhar as fotos e me responder alguma das perguntas ficarei muito grato!! :rolleyes:

Aguardo retorno!

Obrigado dês de já! :joia:

Para testar estabilidade use o Stress Prime 95 que esta diponível para download no site da assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PedroFP@17 nov 2004, 01:41

Oi...

Tive um pequeno problema, coloquei o programa pra rodar, mas não entendi como o teste é feito, tipo ele rodando, mas não entendi como se pode saber se tudo ok ou não!! :tantan:

Alguem pde me ajudar? :help:

Obrigado!! :joia:

Ele tem que ficar rodando por no mínimo 6 horas sem dar nenhum erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ........eduardo........+17 nov 2004, 13:34QUOTE (........eduardo........ @ 17 nov 2004, 13:34) PedroFP@17 nov 2004, 01:41

Oi...

Tive um pequeno problema, coloquei o programa pra rodar, mas não entendi como o teste é feito, tipo ele rodando, mas não entendi como se pode saber se tudo ok ou não!! :tantan:

Alguem pde me ajudar? :help:

Obrigado!! :joia:

Ele tem que ficar rodando por no mínimo 6 horas sem dar nenhum erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...