• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
kogima

Rede ntfs

7 posts neste tópico

aí pessoal.... tudo ok....

Então eu montei um redinha aqui em casa, um micro com Win98 e o outro com WinXP, no XP a partição é NTFS, sendo NTFS não tem jeito do Win98 acessar o compartilhamento do XP????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não tem jeito, o win98 não ve partições com ntfs bota teu xp com fat32 tb é melhor pra ficar com essa rede.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por kogima@10 nov 2004, 00:27

Não tem jeito de converter a NTFS para FAT sem formatar????

Tem programas como partition magic que faz isso mas ele é pago, se você achar outro grátis você consegue.

se não achar outro jeito de instalar o partition magic ai vai ter que instalar de novo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que tem jeito sim, de você acessar os arquivos que estão no Windows XP.

A não ser que aqui em casa esteja ocorrendo um milagre, porque tenho 2 computadores, um com XP (NTFS) e o outro com Win 98 SE (FAT32) e ambos compartilham recursos e arquivos.

Se você criar o compartilhamento direitinho, não vai ter problema não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por edumcz@10 nov 2004, 00:19

não tem jeito, o win98 não ve partições com ntfs bota teu xp com fat32 tb é melhor pra ficar com essa rede.

Amigo, você está fazendo uma pequena confusão. O win98, assim como o 95 e o ME, só não podem GERENCIAR uma unidade NTFS, pois não reconhecem essa estrutura, no entanto, em uma rede, cada SO gerencia sua(s) própria(s) unidade(s), dessa maneira, em uma rede não importa qual seja o tipo de formatação da unidade, sempre existirá a possibilidade de comunicação entre os SOs, o que possibilita o compartilhamento.

Vamos exemplificar:

Maquina 01:

win98

HD 40GB em FAT32

Maquina 02:

WinXP

HD 40GB em NTFS

Como cada SO irá gerenciar seu próprio HD, ambos poderão se comunicar e trocar dados livremente, pois não será o win98 quem irá gerenciar o HD em NTFS, mas sim o próprio XP, que é o SO instalado nele.

O SO só gerencia o(s) HD(s) que está(ão) ligados na mesma maquina em um acesso remoto(rede), o SO visitante não gerencia, ele apenas pode enxergar e movimentar os dados, não precisando possui recursos para gerenciar a estrutura dos arquivos.

Certamente você já ouviu ou já deve ter visto, empresas que possuem servidores de rede com Linux, em que seu HD está em um formato totalmente estranho ao windows, que é o formato EXT. Neste caso, as estações tem livre acesso ao conteudo do HD, mesmo estanto em um formato totalmente estranho, pois o linux propicia a comunicação entre os dois SO. O mesmo ocorre entre as maquinas com windows, independente do formato da estrutura de arquivos.

Uma máquina com win98 só não irá ter acesso a uma partição NTFS no caso de um DUAL BOOT, pois não há uma forma de manter dois SOs ativos em um mesmo equipamento, ao menos não duas versões de windows, pois com o linux isso é possivel.

KOGIMA, se suas maquinas não estão se comunicando, seu problema pode estar na estrutura fisica, cabeamento, hub ou placa de rede ou na estrutura lógica, protocolos, configuração dos compartilhamentos e do próprio SO, lembre-se que em redes que possuem maquinas com win2000 ou XP ou qualquer outra baseada no NT, faz-se necessário adicionar permissões e incluir os usuários e senhas para acesso ou, se preferir, habilitar a conta de convidado, o que não é recomendado.

Verifique se você adicionou no XP o usuário e senha pertencentes à maquina com win98, lembre-se que devem ser identicos, tenha cuidado e atenção a esse detalhe, no win98, por costume, utiliza-se o login automático, uma vez que este foi montado para ser um simples desktop e não um terminal de rede, é muito comum ter problemas de comunicação entre estes dois SOs por não incluir o usuário e senha corretos no XP, uma vez que até esquecemos qual a senha, se foi colocada uma, na maquina com win98. Experimente habilitar o Logon de produtos Microsoft e o cliente de rede Microsoft no win98, propriedades de rede. Inclua este mesmo usuário na opção USUÀRIOS E SENHAS do XP pelo Painel de Controle.

Verifique também se os dois SOs estão usando os mesmos protocolos, utilize apenas o TCP/IP, desabilite no XP a opção de usar o NETBios do servidor DHCP, propriedades do protocolo TCP/IP, opção WINS.

Verifique o compartilhamento da unidade ou pasta desejada, veja se as permissões estão liberadas e se você não está apenas com o compartilhamento da unidade com o simbolo "$", está partição não será vista, é necessário criar uma nova.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara... valeu mesmo.... essa sua explicação foi otima pois você ja mata qualquer dúvida falando do Linux.... valeu mesmo.... e vou ver o que faço por aqui :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0