Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Para instalar Linux


ferochajr

Posts recomendados

Amigos,

Estou há muito tempo com uma distribuição em CD do Kurumin e gostaria muito de instalá-la em meu computador. O problema é que eu uso atualmente o Windows XP, com sistema de arquivos NTFS e por isso não consigo particionar a unidade a partir do Linux para sua instalação. É então realmente necessário ter uma partição FAT32 para instalar? Tentei com o Partition Magic e também não consegui particionar a unidade.

Como devo fazer?

Desde já agradeço a atenção e colaboração de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente você reinstala o seu windows, criando duas partições. Ambas NTFS. Duas de 40 Gb, por exemplo. Instala o Windows primeiro. Mas antes de configurar o Windows e tal, instale o kurumin. você cria uma partição SWAP de 512, por exemplo e outra com o tamanho restante da partição. Ponto de partição / e tipo de arquivo pode ser ReiserFS ou EXT 2/3. Espero ter ajudado! :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É então realmente necessário ter uma partição FAT32 para instalar?

Não, você pode ter uma partição não formatada que o linux vai instalar numa boa.

  Como devo fazer?

Uma das possibilidades é dar boot pelo cd do XP, na opção de formatar o disco tem a opção de diminuir o tamanho da partição detectada pra instalar o XP. Por exemplo, se o instalador do XP detecta uma unidade de 20G, você pode mandar o cd instalar em 10G, deixando os outros 10G livres, sem formatação.

Depois é só formatar esses 10G extras da maneira que quiser e instalar o linux. Não tenho certeza se o kurumin tem essa opção, mas o cd do conectiva 10 tem a opção de auto-formatar essa partição livre, o que ajuda muito quem tem problemas com partições swap e outras. Se não tiver, tenta alguma coisa desses links(imagino que a parte que fala a respeito das partições não muda de distro pra distro):

Particionamento

http://www.conectiva.com.br/cpub/pt/incCon...cionamento.html

Linux+Win

http://www.conectiva.com.br/cpub/pt/incCon...o.linuxwin.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ferochajr@09 nov 2004, 23:56

Amigos,

Estou há muito tempo com uma distribuição em CD do Kurumin e gostaria muito de instalá-la em meu computador. O problema é que eu uso atualmente o Windows XP, com sistema de arquivos NTFS e por isso não consigo particionar a unidade a partir do Linux para sua instalação. É então realmente necessário ter uma partição FAT32 para instalar? Tentei com o Partition Magic e também não consegui particionar a unidade.

Como devo fazer?

Desde já agradeço a atenção e colaboração de todos!

Em toda as soluções apontadas, eu terei então que ter um backup dos meus dados, pois do contrário vou perdê-os.

Será que há uma maneira de fazê-lo sem perder esses dados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples, use um gerenciador de partições como o PARTITION MAGIC da Power Quest (Symantec) e reconfigure seu HD, redimensionando o tamanho ocupado, liberando espaço, o qual deverá ser divido em 2 partições, sendo uma em EXT2 ou 3 e outra em SWAP, o PM faz isso facilmente, depois é só instalar o linux. Lembre-se que a partição SWAP deve ter como tamanho o dobro de espaço em referencia a quantida de memória RAM que possue, ou seja, se tiver 512MB de RAM, deverá configura-la para 1GB.

Com o PM você não precisa formatar todo o seu HD, nem retirar seus dados e refazer as partições e depois ter que reinstalar tudo, mas um backup do que é mais importante sempre é aconselhavel, pois sempre existe a possibilidade de falha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por shang_tsung@11 nov 2004, 00:42

Eiiiii, eu coloquei 512 de SWAP, fiz errado?? Eu uso 512 MB de RAM. :blink:

No meu já deu certo e só falta conseguir usar o Velox. Estarei inclusive abrindo um novo tópico para o assunto. Mas não utilizei o swap porque durante a instalação, houve uma mensagem que dizia que se eu tivesse menos de 512MB de Ram, não seria aconselhável utilizar, então como tenho 256, eu não usei. Outro diferencial foi que não consegui usar ext3, nem o 2, só consegui com o reiserfs. Mas está tudo em ordem, como disse, só falta o velox.

Obrigado a todos pela atenção e pelas colaborações!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...