Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer p/ um scripit rodar automaiticamento?


infoeduardo

Posts recomendados

É o seguinte.

O kylix3 open só executa um programa se for pelo mesmo, tem um jeito de executar um programa sem ter que iniciar o Kylix3 open, é através de um script dentro da pasta /kylix3/bin/

a linha de commnado para executar o script é a seguite:

source /usr/local/kylix3/bin/kylixpath > /dev/null

O problema é que toda vez que quero rodar um programa tenho que entrar no terminal e executar essa linha de commando.

Tem algum jeito de fazer essa linha de commando ser executada automaticamente

OBS. JÁ TENTEI, EDITADO O bashrc no diretório /home e EDITANDO o rc.local, mas não tive sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa ver se eu entendi... esse script adiciona os diretórios do Kylix no path e você quer que ele seja executado automaticamente toda vez que iniciar o sistema e logar como um usuário qualquer ??? É só adicionar a linha de comando no arquivo /etc/profile ...

Agora se o que você quer é agendar a execução do script, é só usar o crond... olha o man crontab que é bem simples...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por PedroWerneck@23 Feb. 2003,11:25

Deixa ver se eu entendi... esse script adiciona os diretórios do Kylix no path e você quer que ele seja executado automaticamente toda vez que iniciar o sistema e logar como um usuário qualquer ??? É só adicionar a linha de comando no arquivo /etc/profile ...

Agora se o que você quer é agendar a execução do script, é só usar o crond... olha o man crontab que é bem simples...

O crond tem uma função diferente do que ele quer...

O crond é para agendar tarefas em dias/horarios programados e não para rodar serviços na hora de ligar o computador.

O certo seria o que ele fez mesmo, ou seja, editando o bashrc (o melhor para editar é o do /etc) ou o arquivo rc.local...

Teria que ver o log ou a mensagem de erro para ver o q realmente está acontecendo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela explicação muito clara, mas eu sei o que é e pra que serve o crond...

Não existe bashrc no etc... o bashrc é o arquivo de inicialização do bash quando é rodado interativamente mas sem ser o login... o bash não é rodado como daemon pelo sistema, apenas por um usuário... existe o arquivo das configurações globais dele e de todos os shells compatíveis que é o /etc/profile... se você adicionar o comando no .bashrc no diretório ~, ele só será executado se você criar uma nova instância do bash quando já estiver logado, ou seja, se você executar outro bash estando no bash... o rc.local é justamente o contrário... ele executa os comandos como daemon ou simplesmente como root, mas pra executá-los o script cria um novo processo do shell padrão, ou seja, o link /bin/sh, que normalmente aponta para o bash ou tcsh, e executa nesse processo... se você criar um path nesse processo, ele irá sumir no vácuo quando o rc.local terminar de executar tudo e finalizar o processo que ele criou...

É o /etc/profile que carrega as configurações de todos os shells, e logicamente é ele que define os paths... se o único problema é o path, é só adicionar ele ou o script que seta eles nesse arquivo e pronto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!