Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que será o futuro dos processadores ?


edurm

Posts recomendados

Pessoal, vendo o trabalho do tom's hardware sobre a evolução dos computadores nos últimos 8 anos fica evidente a fantastica evolução dos mesmos

Existe uma "lei" que regula o mercado de processadores chamada "lei de mooroe" (não sei se é assim q escreve), enfim, esse cara é presidente da intel e essa lei diz que a cada 18 meses o processamento tende a dobrar suas capacidades, ou seja, a cada 18 meses existe um processador 2x mais rápido que a 18 meses atras ...

fiz algumas projeções com uma calculadora financeira e como hoje o processador mais rápido tem 3gigas, fiz alguns calculos de como estaremos daqui alguns anos

*é claro que os gigahertz não significam necessariamente desempenho mais dá pra se ter uma base

Hoje: 3GZ

daqui a 2 anos: 7.6GHZ

daqui a 4 anos: 19,1GHZ

daqui a 6 anos: 48,1GHZ

daqui a 8 anos: 121,4GHZ

daqui a 10 anos: 306,2GHZ

locura né? deve ser por isso que um alto executivo da AMD disse que esse lei de mooroe iria fazer que só uma empresa conseguisse existir no mercado enquanto as outras morreriam

e ai? alguma opinião

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A lei de Moore já foi corrigida. Se você ver o estágio em que era pra estar o clock dos processadores, você veria uma grande diferença.

Na verdade, essa lei dele não é sobre clock dos processadores (ela foi incluida pois também funcionava muito bem), mas sim sobre o número de transistores de um processador. Parece que essa sim tem seguido bem essa evolução, mas é por que a Intel segue isso como mandamento, e dá a impressão que irá incluir a quantidade de cache que for necessária pra estar dentro da previsão (veja o Itanium, que em pouco tempo terá mais de 1 bilhão de transistores, com um cache imenso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais então sledge, mesmo que seja o número de transistors, isso não emplica mais ou menos em desempenho? quero dizer se agente dobrar o número de transistor de um processador ele não terá + ou - o dobro do desempenho?

olha pra voce ter uma ideia, peguei a data que o p-75 foi lançado, março de 1994 (de acordo com o toms) e peguei a data que o p4-3ghz foi lançado, dezembro de 2002 (acho q é isso)

bem , isso nos dá 3.197 dias (segundo minha hp-12c) = 266 meses,

usando: vf = 3000

vp = 75

i = ?

n= 266

calculando i = 1,3965

isso significa que o clock vem dobrando a cada exatos 50 meses, deu exato mesmo 50,00000000 ou seja, de acordo com meus calculos o clock vem dobrando a cada 4 anos e dois meses .... isso na média é claro

você tem razão, se agente for seguir o clock essa lei não funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Processador do futuro não vai usar Silício, e nóz famos escolher o processador por necessidade, você vai até alija de informática e pede, eu gostraria de comprar um processador AMD com 3 MB de L1, 6 MB de L2 e com 16 de L3 á e coloca um pouquinho de L4, uns 6 placas-mãe ta bom.

Beleza! Vai ser do jeito que você quiser! custa 20 Reais o Megabyte!!!

Huahuahuahuahuhauh!!!! ESCREVAM ISSO!!!! :laugh:  :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RC777@24 Fev. 2003,18:50

O Processador do futuro não vai usar Silício, e nóz famos escolher o processador por necessidade, você vai até alija de informática e pede, eu gostraria de comprar um processador AMD com 3 MB de L1, 6 MB de L2 e com 16 de L3 á e coloca um pouquinho de L4, uns 6 placas-mãe ta bom.

Beleza! Vai ser do jeito que você quiser! custa 20 Reais o Megabyte!!!

Huahuahuahuahuhauh!!!! ESCREVAM ISSO!!!! :laugh:  :laugh:

você já escreveu.... não precisa escreve d novo... heheh

concordo com você RC777

hje em dia eles já possuem tecnologia e conhecimento o suficiente para fazer algo do tipo equivalente a um pentium 8... manjo?!

veja q hje em dia quem não faz um upgrade no computador a pelo menos cada 6 meses fica totalmente desatualizado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lei de moore serviu muito bem até um tempo atrás, mas hoje num é bem assim como citaram anteriormente.

A questão da desatulização está ligada às novas tecnologias que estão sendo lançadas, na verdade, se você comprasse um athlon 2800+ por exemplo, pra tudo o q está no mercado hoje, ele daria conta, sem mudança de SO, etc... mas daqui a pouco vão lançar, sei lá, impressoras com resoluçào muito maior e impressão em tempo real, clicou e já sai a página...webcans com resoluções maiores, sem aquelas famosas travadas.

Claro que nem tudo isso está relacionado ao processador propriamente dito, mas se for pensar bem, a mudança de um processador não é "realmente" necessária se você não está usando um software ou hardware que "realmente" precise de uma maior velocidade do processador.

A evolução creio que seja mais na parte de software e desses conceitos, já que tem gente que usa o computador só pra textos, pra que placa de vídeo e hd com 40gb?... pra que DVD se um gravador de CD já supri como reprodutor e até Drive de 1.44???

Os processadores vão ficar mais velozes, com certeza, mas hoje em dia, as pessoas querem é que fiquem mais barato e essa é  a evolução que acho necessária, afinal, nem todo mundo quer um videogame com peças desmontáveis ou mesmo um estação para tratamento de imagens caseira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só pra comentar, a nove anos atrás eu lembro que um professor meu disse que no futuro agente não iria mais comprar cds de música em lojas do modo convencional,

ele dizia que agente iria na loja, escolheria as musicas que quisessemos e na hora o cd iria ser gravado, ele quase acertou, tirando o fato q nem mais comprar cd agente precisa (isso se for só pela música) :D

talvez o rc tenha razao, no futuro agente vai chegar e personalizar o cpu do jeito que agente queira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por edurm@22 Fev. 2003,21:54

Mais então sledge, mesmo que seja o número de transistors, isso não emplica mais ou menos em desempenho? quero dizer se agente dobrar o número de transistor de um processador ele não terá + ou - o dobro do desempenho?

olha pra voce ter uma ideia, peguei a data que o p-75 foi lançado, março de 1994 (de acordo com o toms) e peguei a data que o p4-3ghz foi lançado, dezembro de 2002 (acho q é isso)

bem , isso nos dá 3.197 dias (segundo minha hp-12c) = 266 meses,

isso significa que o clock vem dobrando a cada exatos 50 meses, deu exato mesmo 50,00000000 ou seja, de acordo com meus calculos o clock vem dobrando a cada 4 anos e dois meses .... isso na média é claro

você tem razão, se agente for seguir o clock essa lei não funciona

você errou nas contas (principalmente ao dividir 3197 por 30,4, número médio de dias em um mês). de março de 1994 até março de 2002 são 8 anos ou 8*12=96 meses apenas, dai some 9 meses até dezembro de 2002. Como já estamos em março de 2003, são 108 meses (9 anos). Pelas minhas contas, deveriamos estar com um processador de 4.8GHz agora. E fiz uma conta, com o P4 ainda dá pra dizer que o clock tem dobrado a cada 20 meses.

Ah. Não necessariamente o desempenho dobro com o número de transistores. Cada transistor tem uma finalidade, e está pode não influenciar em nada no desempenho. O Pentium foi o primeiro processador x86 superescalar, ou seja, o primeiro que capaz executar mais de uma operação por ciclo de clock. E é este conceito que vai influenciar esse aumento no desempenho não somente pelo clock. Os processadores fazem cada vez mais cálculos em paralelo. Esse aumento no número de transistores pode realmente se aproximar do que você pensou (você dobra o número de transistores pois duplicou o número de pipelines). Já os transistores que irão no cache não tem uma relação clara com o aumento do desempenho (dobrar o cache pode aumentar muito pouco o desempenho médio).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem, estas informações de T X Ghrz nós estamos aplicando em função da tecnologia atual e dos processadores atuais, informações estas retiradas de revistas, sites .... Mas já "ouvi" falar aqui na empresa onde trabalho (joint venture) que a tecnologia atual já está obsoleta e que a Sun já possui processadores infinitamente superiores aos atuais sendo testados em lab. Nada destes boatos que se fala que a intel tem no lab cpu rodando a 10GHZ, pobres nós mortais que somos os últimos a saber.... O que parece que eles querem tirar o "suco" desta(consumismo), após lançam outro e assim por diante.....

Ps( me lembro do meu atari :P )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também acho ke a tecnologia já esta bem mais avançada... mas os fabricantes seguram os lançamentos conforme for mais conveniente para eles comercialmente.

Sobre como serao no futuro, pode ser que surja um zeh ai com uma ideia nova de arquitetura da CPUs e revolucione td!

vai saber né...

minha bola de cristal quebrou e ainda não pode mandar pra consertar!!

ehehehaeheehehaehaehhehehheahaehhehe

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa sledge você tem razao errei feio no calculo,

3197 / 30,4 = 105 meses (até dezembro quando foi lançado o p4 com 3.06)

refazendo as contas

n=105

vf=3060

vp= 75

i=?

i=3,6 o que significa que vem na média o clock vem dobrando desde 1994 a uma taxa de 20 meses, exatamente como você disse :)

muito interessante sua essa análise de cache, escalabilidade e nº de transistors X CLOCK, como você disse, o clock em si, bem como o numero de transistor não querem dizer muita coisa se análisados sozinhos,

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo

não lembro direito

mas eu ouvi aí q tavam fazendo proc de diamante sintetico (não vale milhoes não)

tipo q ele era muito mais poderoso q o silicio q transmitia dez x mais rápido e o escambau

só q

esquentava 10x mais também aí fizeram o proc mais rápido do mundo só q por esses problemas não podiam revender

eu acho q ainda estão testando isso e o futuro pode ser por aí... a um tempo ouvi q tavam fazendo pcs organicos também (vih um comentario num forum americano www.pcgameworld.com) mas não sei nada não só isso...

agora viajando um pouco acho q vai ser assim

vão lancara um proc q fica ligado diretamente com (gigas ou teras ) de cache L1 e q esse L1 vai ser o hd (e q você pode botar mais ) aí acabou

você pluga uma placa de video (ou algo do tipo) nele

pluga o som (e o que mais tiver de plugar) e pronto

isso poupa um trabalho enorme de memoria 1 2 3 hd parafernalha 1 parafernalha 2 e por aí vai

po q massa se fizessem isso

os programas iam ser carregados na hora sem problemas

sem loadings sem nada (a sim o proc vai ser forte o suficiente pra dar conta de ler todo o L1 dele ao mesmo tempo)

aí vem o problema

a intel vai lancar esse proc por 50000000

aí a amd lanca o dela amd naoseioq 4383768736387532+

a diferenca é q o da amd vai ter muito menos l1 e ainda vai ter l2 e ainda assim vai ser pau a pau

hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

bom ...... a 4 anos atrás a evolução de processador para processador não ultrapassava os 50 mhz...... hoje os pulos são de 1/2 ghz ou seja 500 mhz......  é fácil notar que esses valores não fogem da realidade..... ainda mais que ultimamente tem-se estudado a possibilidade de substituir o silício por materiais muito mais condutores e baratos .....

um exemplo seria o fulereno.... material com a formula química c60..... esse material é 500 vezes mais agil que o sílicio e pode revolucionar o mundo da informatica......

se tudo der certo talvez dentro de 10 anos já tenhemos esse tipo de tecnologia funcionando em nossos computadores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...