Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estrutura de rede


KingDavid

Posts recomendados

pessoal estou com uns problemas aqui...

tenho duas redes, uma em cada andar.

cada andar tem seu servidor de internet, e como ela é compartilhada pelo conection sharing do windows mesmo cada servidor assume 192.168.0.1, o q torna impossivel linkar os dois hubs. a solucao foi em um dos hubs jogar direto o cable modem no uplink, dessa forma todos os computadores ligados a ele tem acesso a internet sem precisar do 192.168.0.1

so q para isso, todos computadores desse hub precisam ter ip dinamico (se não a internet não funciona) e portanto não consigo comunicar uns com os outros. alguem sugere alguma coisa? já tentei no servidor do cable colocar uma segunda placa de rede que ligaria direto no cable modem, e compartilhar a net por wingate. porém quando eu ligo o cabo de rede no cable e no computador somente o cable linka e a placa de rede não. tentei o cabo crossover e o normal mas nenhum deu. qualquer dica é bem vinda. obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gegel@22 Feb. 2003,03:51

Ta tens duas redes o que? ADSL? de quanto? Se são dois andares para que dois servidores... já tentou usar DHCP para distribuição de ip´s?

é o seguinte. vou detalhar melhor:

primeiro andar:

HUB com 2 computadores + cable modem no uplink

usa DHCP pois para internet funcionar tem que ser em dhcp para o cable distribuir os ips

segundo andar:

HUB com 2 computadores sendo que um deles tem cable modem ligado direto na maquina e não no HUB

ip fixo 192.168.0.1 e 192.168.0.2

no uplink esta linkado um cabo que vem do hub do primeiro andar.

dessa forma a rede funciona em cada andar... mas não é possivel comunicar um andar com o outro (ping e etc) porque o primeiro andar usa ips do tipo 10.x.x.x e o segundo 192.x.x.x

gostaria de uma ideia para solucionar isso.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rzordan@24 Feb. 2003,20:25

Uma pergunta:

Não seria melhor um hub e um cable modem no uplink e as 4 máquinas ligadas neste hub?  Acho até que seria mais econômico.

na verdade não porque sao 60 metros de cabo que separam os dois andares.... =]

na realidade o meu problema todo é:

como trocar arquivos entre dois computadores que têm ip 10.0.x.x e 10.1.x.x ???

isso é a chave do meu problema agora.. o resto eu já resolvi.. =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acompanho a ideia do Rzordan, se você ligar as 4 maquinas em um unico hub e com apenas um cable, vai ficar muito mais fácil e barato manter essa rede ou usar dois hubs mas apenas um cable...

quanto a distancia entre as maquinas, isso não é problema, os cabo UTP podem chegar a 100m com um bom desempenho, mas você pode colocar um repetidor aos 90m para ficar mais seguro...

Qual So você esta usando nessas maquinas? se for w2k ou XP, talvez você possa fazer o mapeamento sem problemas... tente, no momento de mapear, colocar o nome de usuário e o grupo de trabalho da outra rede, mas lembre-se de cadastrar o usuário nessa rede...

Ou tente faze-lo via linha de comando... mas também deverá ter o usuário cadastrado...

Na linha de comando do executar digite:

net use h: \\nome_da_maquina\pasta_compartilhada

Onde H: pode ser qualquer letra não usada para identificar a pasta compartilhada pela outra maquina...

porque essa rede foi montada dessa forma, ou seja, duas redes distintas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por José@25 Feb. 2003,17:13

porque essa rede foi montada dessa forma, ou seja, duas redes distintas?

porque eu não quero um monte de cabo passando pela janela do banheiro ate meu quarto.. um já é demais... tamanho de cabo ou dinheiro "não" é problema... por isso eu fiz duas redes..... hehehehhehe vocês sao insistentes mas eu tambem sou =]

quanto aos SO acho que não é relevante.. mas so pra não falar que eu não falei ai vai: 2 win 2k, 1 winxp, 1 linux. =D

todos usuarios já estão criados em todas as maquinas.. todo o lance de configuração e tal já ta feito. estava tudo funcionando já, parou de funcionar quando ativei o DHCP em uma das redes =[

quanto ao NET USE, obrigado pela dica, mas tambem não vem ao caso =P drivers virtuais não é minha intencao, ate porque se a maquina não pinga a rede não esta acessivel. na realidade o que eu quero é somente saber como eu faco pra uma maquina 10.1.x.x conseguir pingar uma 10.0.x.x, como dito anteriormente sao os ips que as duas maquinas em dhcp sempre pegam (sempre de classes diferentes). sei que tem algo a ver com o mapeamento que voce disse.. mas não sei nada sobre isso... se voce pudesse me dar uma forcinha eu agradeceria =]

obrigado galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom é o seguinte,

Faça um link entre os dois hubs e coloque o Linuz como servidor de Internet.

Nesse linux você vai identificar a placa de rede nele e atibuir doi endereços ip's, um pra cada rede. Esses endereços ips servirão de Gateway para as duas máquina fazendo com que as duas redes se enxerguem!!!

Simples como instalar o windows, heheheheh!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Diogo Maia@27 Feb. 2003,17:58

Bom é o seguinte,

Faça um link entre os dois hubs e coloque o Linuz como servidor de Internet.

Nesse linux você vai identificar a placa de rede nele e atibuir doi endereços ip's, um pra cada rede. Esses endereços ips servirão de Gateway para as duas máquina fazendo com que as duas redes se enxerguem!!!

Simples como instalar o windows, heheheheh!!!!!

acho que a falha é minha desculpem =/

mas pelo visto ainda não ficou claro =P

as duas redes se enxergam. e o linux não pode ser o servidor de internet porque o cable modem esta diretamente ligado no HUB ou seja, distribui a internet pra todo mundo já, ele é o gateway.

então vamos resumir de novo:

tenho HUB 1 e HUB 2

no hub 1 esta tudo ok com todo mundo. o hub 1 enxerga quem ele deve enxergar do HUB 2.

o problema esta no HUB 2. Tem dois computadores e 1 cable modem. esses computadores apesar de ambos acessarem a internet atraves do cable, não se enxergam mutuamente. mais claro agora ? acho que isso é muito simples.. so não sei como fazer... talvez tenha alguma coisa a ver com o comando 'route' do win2000 e o equivalente do linux q não me lembro agora..

muito obrigado pessoal pela ajuda!!! =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...