Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc dando choques - por favor me dêem uma luz.


rvaliati

Posts recomendados

Senhores, o tópico é um pouco extenso, mas preciso de sua ajuda.

Eu tinha um athlon xp 1.6, com uma k7vta-pro. Fui numa lan party com tensão em 220. Ao retornar, o meu pc começou a dar choques no próprio gabinete.

A linha da minha casa não é aterrada, mas em 7 anos, foi a primeira vez que isso aconteceu.

Tive a sorte de ser sorteado na lan e ganhei um pentium 4 2.4 ghz com a respectiva placa mãe da intel. Fiz a montagem da máquina, troquei a fonte, mas os choques continuaram. Chamei um eletricista que fez o aterramento de minha linha (através de um terra na própria caixa de ferro), comprei um filtro de linha e um establizador novo. Ontem, ao encostar atrás do gabinete (no parafuso que prende a tampa) levei mais um choque. O pior - a máquina estava desligada e o estabilizador idem, mas o filtro de linha estava com o interruptor ligado (o que mesmo assim não justifica, pois não há passagem da corrente pelo estabilizador).

Estou desconfiado de energia estática. Mas por que em ambas as máquinas (a antiga e a nova ) ? Troquei praticamente tudo - processador, mb, memória ram, fonte...

De onde deve estar vindo estas descargas ?

Se ninguém aqui souber responder não sei mais prá onde correr.

Obrigado por sua audiência e sua paciência :)

Minha máquina:

MB D850EMD2 intel

Pentium 4 2,4 GHZ

512 mb RAM Rambus

MSI geforce 4 TI 4200

HD 20 GB

CD ROM Creative 48x

CD RW LG 24x10x40

Monitor Samsung SyncMaster 550 15"

Fax Mode Lucent 56 kbps

Rede LG (uma novinha, não lembro o nome)

Gabinete ATX Médio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você trocou fonte, colocou filtro de linha, fez aterramento, acredito q na propria maquina, no entanto esqueceu de um pequeno detalhe... a eletrecidade estatica não está apenas nos equipamentos eletricos, mas principalmente em nos mesmos... você já levou um choque ao encostar em uma janela metalica ou ao toca na maçaneta de uma porta, pois bem, isso é eletricidade estática também... por isso sempre aconselhamos a quem trabalha com montagem de micros a não ficar descalço ou trabalhar sobre ambientes forrados com carpete... e sempre usar pulseiras anti-estatica, pois muita gente já queimou alguma peça ao tocar nela, simplesmente por estar com o corpo carregado de estatica... você já fez aquela brincadeira de passar um tubo plastico no cabelo e depois colocar esse tubo proximo a pedaços de pape? isso é pura estatica...

quando o eletricista veio a sua casa, ele também tomou um choque ao tocar na maquina? outros também sentem a descarga eletrica?

Eu o aconselharia a verificar se a placa-mãe dessas maquinas não estão tocando a chapa do micro, isso também poderia provocar descarga eletrica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Houve um fato interessante: Após fazer o aterramento, colocamos o micro direto na tomada: sem choque. Ao ligarmos no estabilizador: choque. Dedução ?: Defeito no estabilizador.

E teoricamente minha linha está corretamente aterrada, visto o ocorrido acima. Estes testes foram feitos na presença do eletricista.

Como os choques continuam, parece que desfiz do meu estabilizador à toa.

Caso o a mb esteja com contato com a carcaça (o que não acredito, mas vou verificar), a tensão seria apenas de 12v, o que não justificaria uma descarga relativamante forte. Não chega a doer, mas é muito incômodo.

O curioso foi o fato de o pc e o estabilizador estarem desligados, porém ligados à corrente elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha , ta parecendo que o problema não é o ceu pc eim, por um acaso , onde fica o seu pc tem carpet ? carpet retem eletrecidade ....... e se você estiver descalço é mais do que normal você toma choques .......... outra coisa , o sol e um vilão cuidado ......... caso você não tenha carpet e você já tome cuidado com o sol , o problema pode ser você mesmo  :D , as vezes eu passo uma ou duas semanas tomando choque em tudo que eu encosto , até naquelas mesas de praia ........ cada vez é um susto ...... qualquer dia eu morro de susto ..........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você deve estar com o mesmo problema que tive.

Tenho uma tomada aterrada (só para o micro) e um no-break (bondade chamar ele de no-break). Quando ligo apenas ele na tomada e o micro nele, tudo bem. A besteira é quando ligo ele no filtro de linha.

O filtro de linha tem algum problema, que não sei se mistura o terra ou o que ele faz que dava cada choque...

Bom, se você está ligando o estabilizador no filtro ou o contrário, pode ser isso.

Ligue ou apenas o estabilizador ou o filtro.

Se tiver problema ainda, ligue direto (a fonte é estabilizada e deveria estragar antes de queimar algo mais grave) ou compre um outro filtro de linha/estabilizador.

Pode ser problema com inversão de fase e misturar com neutro. Vai entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...