Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ahtlonxpxpentium4


gok5

Posts recomendados

O Athlon tem um IPC extremamente alto em relação ao P4 (com aquele pipe dele), que tem um clock alto em relação ao Athlon (justamente por ter um IPC baixo  :;): )

Vou copiar um exemplo que vi no site da Amd há um tempo atrás:

Imagine o Athlon como um adulto, e o P4 como uma criança.

O adulto da menos passos, mas cada um deles é mais eficiente (é maior, seria o Athlon). Por isso ele não precisa dar tantos passos para andar na mesma velocidade da criança, que dá uma porção de passinhos (seria o P4).

A coisa funciona mais ou menos por aí....clock por si só não quer dizer mais eficiencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O P não é Pipeline. IPC significa Instructions per clock, seria quantidade de "trabalho" que o processador realiza por cada ciclo de clock.

O P4 possui um clock alto, mas seu IPC é baixo, isso porque ele tem um Pipeline enorme (isso facilita chegar a frequências mais altas, e diminui o IPC).

O AthlonXP possui um clock baixo em relação ao P4, mas sua arquitetura é mais enxuta, por isso ele faz muito mais trabalho por cada ciclo de clock que o P4.

É exatamente o exemplo que eu aí citei em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...