Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entenda porque a geforce 3/4-ti sao ultrapassadas


edurm

Posts recomendados

Li na integra o artigo do toms hardware detalhando o novo 3dmark2003 e mais especificamente os recursos do directx-9 e os diferentes tipos de Pixel Shaders (1.1,1.3,1.4 e 2.0)

existe uma parte no artigo que diz

The use of PS1.4 is only a problem for cards of the DirectX 8 generation. More specifically, it primarily affects NVIDIA's GF3 and GF4 Ti series. ATi's RADEON 8500, on the other hand, already incorporated PS1.4, enabling cards based on this chip to complete certain calculations in a single pass, where other chips with PS1.1/ 1.2/ 1.3 would need two or more passes. DirectX 9 cards are also immune to problems with PS1.4, since they are required to support it to be considered DX9 parts (see above - each new shader has to be a superset of the previous shader(s)). Until 3DMark 2003 was released, PS1.4 didn't play much of a role in the graphics world. This presentation from ATi's "Meltdown 2001" event is very informative, however, according to this document, PS1.4 is much closer to PS2.0 (DirectX 9) than its version number implies. Futuremark also backs up this statement.

Ou seja é por isso que uma ati 8500 é muito superior que uma geforce3 no 3dmark, pelo simples motivo que a 8500 da ati suporta o P.S. 1,4 enquanto as geforce 3 e 4 só suportam até o 1.3

No artigo diz que o PS 1,4 é muito parecido com o ps2.0 (usado no direcxt-9), na pratica o ps 1.4 pode ser usado em jogos como o UT2003 , Madden 2003 , Nascar 2003 , NeverWinter Nights, Tiger Woods 2003 , DOOM3 e apresentou-se ser 14% mais rápido que o ps1.1 no 3dmark 2003, usando-se uma 9700-pro

O artigo também explicita o fato de as placas da ati serem bem mais otimizadas para codigos crus do que as da nvidia que só funcionam bem com seus drives otimizados

Na minha opinião mais um ponto positivo para a ATI :D

e mais dois pontos negativos para a Nvidia  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É meu, é isso ai agora q estou pensando em trocar a placa de vídeo, eu vou é comprar a Radeon 9500PRO sem dúvida. Apesar de que a minha agora tá rodando tudo mas não por muito tempo. O pessoa compara a 9500PRO com a Ti4200 mas muitos dos testes feitos entre eles a Radeon ficou uns 90% na frente dos testes. e na minha opinião ela se compara com a Ti4400 pelo desempenho q ela teve nos testes feitos no Tom's. Quando chega os testes com FSAA, AA etc ai a casa cai mesmo pra nVidia, é queda livre nos gráficos feitos por eles. não vou negar q 3DMark2001SE os FPS dos demos a Tí levou vantagem mas tecnologicamente as Radeon estão melhor.

T+

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Autor: Rodrigo Cuinto / Texto: Tudo é Ultrapassado

Na teoria "no papel e fisicamente" as placas de video podem até serem antigas, mas na prática se não falharem em nenhum jogo, elas são "novas", ou seja, se eu pegar um sistema integrado de 1700 processadores Pentium Pro, o resultado final vai ser muito melhor do que um sistema Dual com 2 Athlon MP 2400+. Isso foi um exemplo, mas vocês entenderam que ponto eu quis chegar??.

Ou seja, estou querendo dizer que para um consumidor, que esta interessado em rodar um UT 2003 uma GeForce 4 Ti 4600 da pro gasto e ainda é muito.

Seu titulo não foi muito legal:

Entenda porque a geforce 3/4-ti sao ultrapassadas

(eu sei que é um texto bem interessante)

Todas as placas são ultrapassadas, pois se eu criar um sistema 3D astronomico ne um editor de graficos 3d e colocar relosuções astronomicamente altas, o que vai acontecer? As placas de video não vão conseguir processar isso, então ela vai se tornar ultrapassada. Que é o caso do 3D Mark 2003.

Pois a gente sempre vai conseguir criar algo, quebrando as barreiras da tecnologia embutida numa certa placa, um exemplo disso é o Super PI, veja, hoje com um Processador TOP de linha você calcula em 38 segundos, pois imagina a hora que inventarem um Athlon XP 125000+ , o que vai acontecer? vão criar um Super PI que com este processador demora 1 minuto.

Por isso, tudo é ultrapassado e tudo é novo, isso é tudo muito relativo.

         "PS. desculpe se eu sai um pouco fora do assunto"

Há! E eu gosto de escrever!! hehehehehe :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente você esta 100% certo, eu errei em dizer que as geforce 3 e 4 ti estão ultrapassdas, deveria apenas mencionar que levam pequena mais considerável desvantagem em relação as da ati, especialmente em se tratando do processamento de pixel shaders

é isso aí, você levantou um ponto de vista válido  :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É importante lembrar que a questão do PS1.4 é uma das que levou a Nvidia a não aceitar o 3DMark2003 como um utilitário de benchmark válido... isso também está escrito no Tomshardware...

Está certo que os jogos atualmente não usam esse sistema, mas é algo mais avançado e eu imagino que a tendencia seja utilizá-lo daqui pra frente.....

Na minha opinião a Nvidia está tentando dimiuir o fiasco que foi a Geforce FX....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Edurm, com certeza, eu não discordo de nada que eles falaram antes.. eu só quis ressaltar que (na minha opinião) é ridiculo e meio desesperado da parte da Nvidia, não aceitar um Benchmark só porque ele usa uma tecnologia melhor com a desculpa de que a gente não encontra isso nos jogos de verdade...

Aconteceu a mesma coisa com o 3dMark 2001, mas naquela época a Nvidia estava melhor posicionada no mercado, então não questionou nada....

Só espero que a Nvidia consiga se sair bem dessa, porque se ela falir (apesar de improvável).. nós vamos entrar mais uma vez numa situação de monopólio, o que prejudica a gente tanto nos preços quanto nos avanços tecnológicos.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!