Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa ide ata 100


Rberardo

Posts recomendados

Olá para todos,

Estou com 2 dúvidas e se vocês pudessem tirá-las, eu agradeceria.

1) Possuo uma placa mãe ATA 66, se eu colocar uma controladora IDE ATA 100, usarei ela a 100 MHz ou a 66MHz.

2) Colocando meu HD na placa controladora IDE ATA 100 que comprarei posso iniciar o sistema pelo HD.

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

respondendo a 1ª pergunta:

- quem determina a o ATA é a placa mãe , se sua placa é 66 e sua controladora é 100 valerá o da placa mãe! (pra entender melhor leia a revista Info Exame desse mês tem um artigo sobre o assunto)

- a respeito da 2ª pergunta - vou pesquisar e logo q tiver  resposta entro em contato!! beleza!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Rberardo@10 Jul. 2002, 12:49

Olá para todos,

Estou com 2 dúvidas e se vocês pudessem tirá-las, eu agradeceria.

1) Possuo uma placa mãe ATA 66, se eu colocar uma controladora IDE ATA 100, usarei ela a 100 MHz ou a 66MHz.

2) Colocando meu HD na placa controladora IDE ATA 100 que comprarei posso iniciar o sistema pelo HD.

Obrigado a todos.

1) O que vale é a controladora. O que tem na placa-mãe não é nada mais do que uma controladora IDE on-board. Se você usar os discos num controladora IDE PCI ATA100, ela será ATA100

2) Sim pode da boot sim. No manual da placa explica como você deve proceder.

Mas ai vai uma dica. E por favor espalhe para que te fizer essa pergunta. Usar ATA100 ao invés de ATA66 não irá melhor quase nada. 5% na melhor da hipóteses.

O que pode melhorar é se você comprar uma boa controladora de alto desempenho da Promise, HighPoint ou AMI (não sei se essas duas tem placas apenas IDE ou só RAID, a promise com certeza tem).

Ficará mais rápido por causa da controladora e não por que é ATA100 ou ATA133, etc.

Não sei qual é o modelo do seu HD, mas os mais rápidos não conseguem enviar mais do que 50MB/s, o que ainda é inferior a 66MB/s.

A única chance de um ATA muito maior fazer melhorar o desempenho consideravelmente é se o seu HD tivesse muito cache (mais de 8MB). Como os HDs só tem 2MB, isso é bobagem e acho que você não deveria gastar dinheiro numa controladora IDE por causa disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...