Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Espelhamento em disco (raid)


j.meireles

Posts recomendados

Por favor quero implantar espelhamento em disco em servidor com o windows 2000 Server instalado que já tem um HD de 40 gb da Maxtor model:4k040h2 se eu comprar outro HD que não seja este modelo específico pode ocorrer algum problema ou pode ser qualquer modelo/fabricante de mesma capacidade EX.: Segate de 40GB??

PS.: O HD do servidor é o tal do Maxtor 40 gb(4k040h2) particionado em 3, a placa RAID cria automaticamente no HD destino as mesmas 3 partições? ou o HD destino só será duplicado se ambos os HD`s tiverem apenas 1 partição cada?

por favor ajudem-me.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, desconfio que o programa que cria espelhamentos ou divisão de dados (stripped), deva fazer modificações no seu hd principal ao criar o modo de espelhamento ou stripped, fazendo com que você precise formatar a unidade completamente, eu não tenho certeza disso, pois sempre fiz com hds novos (sem nada dentro), mas antes de fazer isto, faça um backup de seus dados e meta fogo!!

Ao dar o boot alguns programas pedem pra apertar ctrl+f, sei lá, mas veja por aee

quanto as marcas, pegue de qualquer marca mas com performace parecidas, para um não atrasar o outro!!

Valeuuuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom deixa eu ver se entendi... você tem um HD de 40G particionado em 3...  :(  "Meu Deus"... existe um porém ... para que você quer espelhar o HD... pois dependendo da aplicação que você quer implementar... o espelhamento pode não ser viavel...vou colocar como se você tem uma máquina e tem um HD de 40G "sem partições" e quer apenas duplicalo.. por segurança....  bom vamos lá... você quer usar "raid 1"... no "raid 1" o que é mais aconselhavel "no meu ver"... é você deixar o Hd com uma só partição ...com sistema operacional e tudo...

Raid = 1 Mirror ou Duplexing (espelhamento)

Visa tolerancia a falhas de dados pois faz uma replicação completa do Hd de systema...só pode ser implementado com o max. de 2 discos (dá para se burlar isso com hardware)...Unico nivel de raid que pode ser implementado em partição de sistema..."Vantagem para quem trabalha com arquivos, pois se o Hd principal travar...é só colocar o outro no lugar..pois são identicos"..."para quem tem dinheiro tambem..hehehe..pois é um Hd que você não tem acesso..."

Obs.. eu coloquei esse caso...mas como você disse "servidor"... existem servidores para varias aplicações.. se for de banco de dados por exemplo pode-se deixar uma Hd só para o sistema um HD para o armazenamanto de dados "que pode inclusive estar em outra máquina" e sua cópia... para se caso esse HD parar ou ter problemas... o espelhamento também se faz aos servidores web de forma que, existem servidores inteiros replicados... assim se a máquina principal parar, a máquina que é seu espelho, começa a funcionar...pois são identicas... fora outras mais aplicações que o "RAID 1" tem a nos oferecer....

:**  há... os Hds não nescessariamente tem que ser do mesmo tamanho... mas o espelhamento só vai aceitar o tamanho do Hd que está sendo espelhado, e os hds tem que ser de mesma performance...pois diferente disso fica uma porcaria...

EX.

Hd1 = 40G

Hd2 = 60G

espelhando os dois o Hd2 só espelharia 40G ... os outros 20G estariam sobramdo... que poderia servir para se fazer uma partição.."""mas""" isso vai depender muito do software e do Hardware que você está usando...

Falou....  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...