• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Fernando Mercês

Linux

6 posts neste tópico

Olá galera Linux Users!

Enfim eu consegui os 4 CD's do Conectiva Linux 8.0 e vou instalar. Só que tenho algumas dúvidas e perguntas básicas de iniciante. A propósito, todos os 4 CD's são o SO?

1 - Criarei 3 partições no meu HD. Na primeira colocarei o Windows 98 SE. Na segunda, o Windows XP Professional e na terceira o Conectiva Linux 8.0. O LILO conseguirá gerenciar os 3 sistemas? Permitindo que eu escolha entre os 3 no boot?

2 - O LILO é alojado no MBR certo? Então, se eu quiser desinstalar o Linux e retirar o LILO terei que refazer o MBR pelo FDISK/MBR. Então eu perderia meus dados do resto do HD. Não há uma maneira de retirar pelo Linux o LILO sem que precise refazer o MBR?

3 - Queria saber sites para iniciantes no Linux. Iniciante mesmo pessoal. E também sites de drivers para Linux pois pretendo instalar todos os meus dispositivos.

4 - Vocês podem me dizer alguma coisa a mais sobre a partição de arquivos Linux EXT2? Suas direfenças em relação à FAT32, NTFS.

Bom, é isso. Se você puder responder minha(s) pergunta(s) ficarei grato.

Valeu a atenção. Aquele abraço!  ;)

:)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá galera Linux Users!

>>> Olá !!!!

Enfim eu consegui os 4 CD's do Conectiva Linux 8.0 e vou instalar. Só que tenho algumas dúvidas e perguntas básicas de iniciante. A propósito, todos os 4 CD's são o SO?

>>> Não, se não me engano, no conectiva são só 2 de instalação... os demais são aplicativos adicionais e códigos fontes...

1 - Criarei 3 partições no meu HD. Na primeira colocarei o Windows 98 SE. Na segunda, o Windows XP Professional e na terceira o Conectiva Linux 8.0. O LILO conseguirá gerenciar os 3 sistemas? Permitindo que eu escolha entre os 3 no boot?

>>> Sim, o lilo consegue gerenciar, porém você esta se esquecendo de mais uma partição para o linux... a Swap que é a memoria de troca. Falando meio por cima, a swap é o espaço do seu hd usado "como se fosse" a memória ram...

2 - O LILO é alojado no MBR certo? Então, se eu quiser desinstalar o Linux e retirar o LILO terei que refazer o MBR pelo FDISK/MBR. Então eu perderia meus dados do resto do HD. Não há uma maneira de retirar pelo Linux o LILO sem que precise refazer o MBR?

>>> não, você não perde nada do seu hd (a não ser o lilo ou o q esteja alocado lá.) se digitar fdisk /mbr . você também pode colocar o lilo no root ( veja na instalação q ele pergunta se você quer no mbr ou root)

3 - Queria saber sites para iniciantes no Linux. Iniciante mesmo pessoal. E também sites de drivers para Linux pois pretendo instalar todos os meus dispositivos.

>>> Se você vai usar o conectiva, de uma olhada no link abaixo:

Dicas de Sites (Mensagem do Forum)

4 - Vocês podem me dizer alguma coisa a mais sobre a partição de arquivos Linux EXT2? Suas direfenças em relação à FAT32, NTFS.

>>> No link acima tem um link para documentação... lá tem um documento (não me lembro qual) que fala uma pah de coisa da partição ext2, e tem um quadro comparativo entre Fat16, fat32 e ntfs, suas vantagens e desvantagens.

Bom, é isso. Se você puder responder minha(s) pergunta(s) ficarei grato.

>>> Espero ter ajudado, e qualquer duvida manda aí de novo. Boa dorte

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu kako! Você me ajudou muito mesmo!  :D

Já me inscrevi no curso online do Linux. Estou ansioso para começar!

Voltando as dúvidas, sobre o swap, ele não pode ficar alojado na mesma partição que o Linux? Então o Linux precisa obrigatorioamente de, no mínimo, duas partições? Será um arquivo muito grande, deve dar pra limitar seu tamanho né?

Poxa, no site da Conectiva na parte de dispositivos suportados o meu modem Motorla SM56 está como não suportado, infelizmente. Mas ouvi dizer que existem drivers de terceiros não-oficiais que funcionam. Conhece algum site que disponibilize tais drivers?

falou cara, obrigado desde já!  :))))

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@06 July 2002,00:20

Valeu kako! Você me ajudou muito mesmo!  :D

Já me inscrevi no curso online do Linux. Estou ansioso para começar!

Voltando as dúvidas, sobre o swap, ele não pode ficar alojado na mesma partição que o Linux? Então o Linux precisa obrigatorioamente de, no mínimo, duas partições? Será um arquivo muito grande, deve dar pra limitar seu tamanho né?

Poxa, no site da Conectiva na parte de dispositivos suportados o meu modem Motorla SM56 está como não suportado, infelizmente. Mas ouvi dizer que existem drivers de terceiros não-oficiais que funcionam. Conhece algum site que disponibilize tais drivers?

falou cara, obrigado desde já!  :))))

Com relação a partição swap, ela que trata da "memória virtual" do GNU\Linux, para essa partição normalmente usamos um espaço igual ao dobro da memória RAM total do micro, claro que vale a pena avaliar para que tarefas o micro será utilizado e o espaço disponível no HD.

Geralemente é usado 128MB para a swap, tendo em vista um uso doméstico.

As vezes o sistema mesmo lhe indica qual seria o tamanho ideal para essa partição.

Com relação ao modem você pode dar uma olhada em http://jcmp3.org , lá você irá encontrar muitas dicas de como instalar e configurar esse tipo de modem no GNU\Linux.

[]'s...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Fernando

Eu não sei se serve e funciona para o seu caso.

Mas na Revista PC-Master nrº. 62 (Edição Especial Linux RedHat 7.3 - Estou usando ele !!!).

Tem uma dica da edição de Drivers para o Motorala SM 56.

Era de como colocar no Mandrake 8.2 - Deve servir pro seu caso. Com as devidas alterações...

O Kako e o Cmax podem ajudar melhor...

Estou usando o linux só a 8 dias... não manjo muito..

Vou transcrever e os Linux-Experts do fórum explicam melhor.

A Motorola lançou o driver para o SM 56 Winmodem, somente para a versão do Kernel 2.4.x - Maioria das distribuições atuais. - Acho que o Conectiva 8 usa esta mesma versão!

Para pegar o driver faça o seguinte:

Pegue no site da Motorola:

http://www.motorola.com/collateral/SM56_DRIVERS.html

E faça o download do driver. Ele está em dormato .RPM (acho que o conectiva que é baseado em RedHat usa este padrão também). Atualmente o driver está na versão RPM 4.0

Para instalar use:

#rpm -ivh sm56-85.1-10.i386.rpm

Vai ser criado o diretório em /usr/local/sm56, onde estão as fontes do módulo do modem, assim como o programa sm56setup.

Este programa é responsável por checar o sistema de arquivos, e a versão do kernel, e como trabalha com o modprobe. Também faz um link para /dev/modem, para o dispositivo cirado pelo programa: /dev/sm56, assim  como configura o arquivo /lib/modules/2.4.x/modules.dep e /etc/modules.conf

Para isto digite:

modprobe sm56

Feito isso, não deve retornar nenhuma mensagem com erro. Com o momando lsmod, você pode observar quais os módulos que estão carregados.

[root@localhot xxxx]#ismod

Module Size Used by

ppp_async 6160 0 (autoclean)

ppp_generic 15968 0 (autoclean)

[ppp_async]

sm56 1191040 0 (autoclean) --> modulo da motorola

etc... etc... etc...

Pronto o modem está instalado e pronto pra funcionar.

Agora é só confirmar com o pessoal se está tudo certinho...

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000080'>Olá Neo!

Deve funcionar sim... o problema é que eu ainda não posso testar porque não instalei o Conectiva Linux 8.0 ainda. Queria ter certeza da compatibilidade dos meus dispositivos, principalmente o modem, vídeo, etc. antes de instalá-lo.

Mas agora acho que vai dar pé!  :-DD

Obriagado você, kako e cmax pela grande ajuda!!!  ;)

Um Grande Abraço a Todos Vocês!!!  :laugh:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0