• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
dragao

Fonte de casemod

16 posts neste tópico

Pessoal me tirem umas duvidas....

Meus parametros de fonte quando verificados quase sempre extrapolam os limites, como segue:

- (-12) com (-13,60)

- (-5) com (-6,10)

Os outros ficam em media dentro dos limites do ITE Smart Guardian.

O que vocês acham disso???? já conversei com alguns integradores e eles não se importaram com isso, dizendo ser normal.......

E ai???

Uma outra coisa, quais as marcas de fonte que seriam consideradas de qualidade????

Tem tanta marca que a gente fica louco e nem da pra basear por preco pois os precos sobem e descem....... :-(P

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Dragao,

Eletrônica não é a minha praia... Mas, como você conseguiu medir a tensão ? Só usou programas ou foi no Multímetro mesmo ??

Eu não confio em programas, prefiro usar o multímetro pra checar na real...

Eu não sei se vou falar besteira, porque disso não entendo nada... Mas será que não da pra colocar reguladores de tensão nas saidas e estabilizar tudinho... tipo 12 volts ser 12volts, 5 ser 5 e etc... ??

Seria um CASE de Fonte !!!

Compartilhar este post

Link para o post

As tensões estão muito altas ... mas antes de trocar a fonte utilize um multimetro e meça.. se tiver tudo ok tudo bem .. mas se estiver alto aconselho a trocar a fonte...

já vi muitas maquinas assim e depois de um tempo começa a estourar capacitor na placa por excesso de tensão

Compartilhar este post

Link para o post

Neo, o meu gabinete já passa por um estabilizador......alias, tudo que tenho ligado passa por um estabilizador.......

Daniel, estive pensando nisso.......os parametros eu vejo pelo ITE Smart Guardian que veio junto com a Dragon.

Seria o caso de trocar a fonte?????? Mas que marca???????

Compartilhar este post

Link para o post

Dragao,

Tipo eu quis dizer, modificar eletronicamente a fonte. Colocar (um monte de capacitor, resistência, diodo, e etc... dessas peças legais..) Dentro da fonte.

Nas saidas dos fios...

Entendeu ? Modificar eletronicamente a fonte. Eu também tenho tudo ligado em estabilizadores... aqui.

Minha tensão está normal... eu medi com o multímetro.  Compreende...

É que eletrônica não é minha área, vou ver se compro o livro de eletrônica do Gabriel pra brincar um pouco e aprender mais...

falou....

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acabei de ver no meu aqui,q também é dragon, e deu:

-12V: -12,70

-5V: -5,15

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui eu tenho problemas com o +12V (as vezes vai para 14,32 ou 10,16 - nunca outro valor fora da faixa 12+- 0,6) e no 5, e as vezes no Vcore...

Sei que o meu problema é na fonte (Makrex 350w) testei com uma outra (Satelite P4 - 450w) e funcionou legal... To esperando chegar uma dual fan para poder trocar...

Compartilhar este post

Link para o post

Dragão,

o negativo não é muito importante. É pouco usado e baixa corrente.

Importante mesmo é você falar qual é o +3.3V, +5V e +12V. Esses sim são bons parâmetros para se saber se a fonte está ok ou está arreando.

A regra geral é que pode ter uma variação de 5% para o 5V e 10% para o 12V. Já o 3.3V é um caso a parte. A variação dele é pequena, mas fabricantes como Asus e Abit (só para citar duas) usam por padrão 3.45V e até 3.6V em algumas placas, tudo para dar maior estabilidade.

O 12V do carvalhoso não está muito legal. Com 14V você arrisca a vida dos HD's e CD's.

Neo: não é o software que mede. A medição é feita por um chip instalado na placa, o software apenas retira a informação. Esse chip pode ser o próprio chipset (acho que todos os chipsets atuais tem), mas especificamente na Southbridge (exceção feita a SIS que usa chip único e não NB+SB) ou então algum chip específico usado pelo fabricante da board. Os que já vi são chips da Winbond, da Maxim, da National (os LMs) e da própria Asus.

Não tem porque desconfiar deles. Os de temperatura o problema não é o programa, é o sensor ou a calibração.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Sledge,

Show de aula...

Valeu mesmo pelas dicas, e a bela explicação...

Eu aproveitei inclusive pra checar os dados do PC-Probe da Asus, para verificar as voltagens.

+12 Volts = 12,224 Volts

+05 Volts = 05,026 Volts

+3.3Volts = 03,296 Volts

Vcore = 1,472

O Celeron de 1Ghz Taulatin usa de VCore 1,45

Acho que está dentro do padrão né !!

Compartilhar este post

Link para o post

Está muito bom.

Mas agora lembrei que esqueci de falar que é bom olhar a variação no momento em que o processador está consumindo bastante. O ideal é rodar o CPUBurn (http://users.ev1.net/~redelm) e ver até quanto variam as tensões. O CPUBurn maximiza o consumo, e ai faz com que a fonte seja testada na pior situação.

Compartilhar este post

Link para o post

Sledge, foi isso que o integrador me disse por isso nem quis ouvir muito sobre os (-) da fonte........porém, não deu uma explicacao um pouco melhor como a tua......HOHOHOHO

Meus parametros estão assim:

+12 = de 12.60 a 12.80

+5  = de 4.83 a 4.91

VCC 2.5= de 2.41 a 2.51

VCC 3= de 3.26 a 3.28

Vcore= de 1.80 a 1.84 (rodando normal)

O que você acha disso????

O que seria o VCC??

Neo

cara, nem pensar em mexer nestas fontes......não tenho conhecimento tecnico suficiente pra isso.........e ta louco.....vou acabar tomando choque........HOHOHOHOHO

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por sledgehammer@05 Jul. 2002, 02:37

O 12V do carvalhoso não está muito legal. Com 14V você arrisca a vida dos HD's e CD's.

Se o problema for só este não vou nem trocar a fonte (brincadeira)...

Monitorando as saidas (para HD, floppy,...) não consegui pegar nenhuma variação (usando multimetro). Só consegui pela placa mãe. Sei também que o problema não é da placa-mãe porque eu testei com outra fonte e parou de dar problema, foi só voltar com a q estou usando q voltou a ter variações. O interessante é que a variação é sempre para um valor fixo (10,16 ou 14,32) n unca para um valor intermediario entre estes e a faixa normal...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por dragao@05 Jul. 2002, 22:21

Meus parametros estão assim:

+12 = de 12.60 a 12.80

+5  = de 4.83 a 4.91

VCC 2.5= de 2.41 a 2.51

VCC 3= de 3.26 a 3.28

Vcore= de 1.80 a 1.84 (rodando normal)

O que você acha disso????

O que seria o VCC??

Estão dentro da faixa correta.

O VCC 2.5V é da memória DDR (acho que na sua placa não tem regulagem). O 3.3V é o Vio que vai para o barramento PCI e as placas alimentadas por ele. O chipset também recebe essa tensão (por isso que o pessoal aumenta para ganhar estabilidade quando se mexe no FSB, além da tensão da memória).

O Vcore está mais alto porque você fez um over, não?

Acho que para um XP 2000+ (pelo que entendi da sua assinatura) e as nossas maravilhosas fontes, está ok. Mesmo que fosse o 1800+ com Vcore 1.75V não estaria ruim.

4.83V em 5V é obtido quando? Em full com o processador em over ou em uso normal?

Compartilhar este post

Link para o post

o 4.83 é em uso normal pois ainda não medi em uso dentro de um jogo. porém, acho que a variacao deve ser minima ou nem existir...

O oc esta para 2.0......claro........

Com relação a tensão da memoria acho que deve ser fixa pois não sei aonde configurar um possivel aumento......

por isso que quando eu subo o fsb para 146 e o vcore para .01 a mais a maquina roda legal mas se entrar no gp4 ela não aguenta.

Na verdade é maravilhoso fazer configuração via software....porém as vezes se fica restrito a alguns limites onde no antigo chaveador seria possivel. De qualquer forma sempre que possivel irei optar por uma placa-mãe com configuração via software porque ficar se lascando mudando chavinha nem pensar.........tenho a maior bronca disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Hey galera, assim vocês me desapontam!!!! ninguém fez curso de manutençao?? Qualquer cursinho fala disso... ehehe (brincadeira).

Assim, as voltagens da fonte, tem uma tolerancia de 15%, para mais ou para menos. Ou seja, 12V, pode variar de 10.2V ~ 13.8V, fora disso, ta com problema a fonte e certamente ira gerar problemas no resto do micro.

Neste caso, os -12V estariam dentro do limite, só os -5V que deviam estar no maximo a 5.75V.

valeu!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por dragao@06 Jul. 2002, 22:29

o 4.83 é em uso normal pois ainda não medi em uso dentro de um jogo. porém, acho que a variacao deve ser minima ou nem existir...

Rode o CPUBurn que consome muito mais que qualquer jogo (só se você tiver uma placa de video realmente faminta).

http://users.ev1.net/~redelm/cpub4gi.zip

Rode ele (escolha K7 e burn)  e acompanhe as tensões e temperatura e depois me fale.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0