Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como faço para q o modem disque?


KoRn

Posts recomendados

aê galera, estou com um problema aqui e espero que vocês possam me ajudar...

Bem, eu tenho instalado no micro o Linux Server da Conectiva 7.0 , e o modem da US Robotics está detectado normal...

Mas quando faço uma conexão pelo Discador KPPP , o Modem faz o barulho q saiu do gancho, escuto o sinal de linha claramente, só que o Modem não disca para lugar nenhum... fica assim com o sinal de linha mó tempo, até a linha dar ocupado e ele tenta novamente, e acontece a mesma coisa.

O discador está configurado para discar pra IG, tudo certo pelo o que eu vi... Mas estou achando que ele não está discando porque não consegui configurar que a Linha é por Pulso (linha analógica)... será que é esse o problema?

Ou é algo que não estou sabendo fazer?

Grato desde já!

Thks!  :-(P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola KoRn,

estou te mandando o tutorial de tres programsa para discagem... ai você ve qual você prefere... estou manadando do kpp, wvdial w minicom... qualquer duvida manda aí...

[]'s

Como configurar o kppp

Retirando o lock

Algo importante a ser lembrado é que, como padrão, o arquivo /etc/profile/options está em lock (travado) e, para se conectar a Internet, você precisa destravá-lo . Você precisa editar o arquivo em questão (/etc/ppp/options) e comentar a linha que contém a palavra lock . Para comentar a linha preceda a palavra lock com um sinal de # .

Configurando a conexão

Esta é a parte que realmente interessa : a conexão . Para começar, clique Setup . Uma nova janela irá se abrir com diversas orelhas de configuração . Clique em Accounts .

Dial

Em Connection Name informe o nome que terá sua conexão (o nome de seu provedor de acesso, por exemplo) . Em Phone Number informe a número de telefone de acesso do seu provedor . Em Authentication você escolhe qual o tipo de autenticação que seu provedor utiliza . Caso não tenha certeza, ligue para o suporte do provedor e solicite essa informação . No meu caso, o kppp não funcionava corretamente até eu escollher a opção PAP .

Deixe marcada a opção Store Password caso deseje que sua senha de acesso seja armazenada e lembrada a cada vez que se conectar, livrando você do trabalho de ter que digitá-la a cada nova conexão . Em Execute program upon Connect você pode especificar se deseja executar algum programa assim que a conexão seja estabelecida, e em Execute Program upon Disconnect, executar um programa quando você se desconectar .

IP

Como o maioria das conexões são baseados em IP dinâmicos, deixe marcada a opção Dynamic IP Address . Será usado o endereço IP fornecido pelo provedore de acesso a cada nova conexão . Se, ao contrário, sua conexão for baseada em um IP estático, marque a opção Static IP Address e indique o endereço de IP estático que utiliza para se conectar .

DNS

Informe em DNS Servers o endereço(s) do(s) servidor(es) DNS de seu provedor . Atenção para essa informação pois ela é essencial para que a conexão se estabeleça .

Accounting

O botão Enable Accounting habilita/desabilita a contagem de custos telefônicos . Habilite-o caso deseje controlar seus gastos telefônicos :-)

Volume Accounting

Esssa opção permite a você visualizar o número total de bytes recebidos, bytes enviados ou ambos . Dica : Quando a conexão se estabelece, clique em Details na janela principal do kppp e será exibida uma janela com uma ilustração de um modem trabalhando e o total de bytes enviados/recebidos ou de acordo com sua escolha na configuração .

Recomendo escolher a opção Bytes in and out (Bytes recebidos e enviados) para ter uma melhor visualização de tudo que esta entrando e saindo de sua máquina na conexão corrente .

Bem , essas são as informações básicas para se configurar uma conexão no kppp . É claro que existem mais opções que podem ser utilizadas em casos específicos, mas essas informações são o básico para a maioria dos casos .

Indicando onde está seu modem

Para indicar ao kppp onde está seu modem, escolha o dispositivo apropriado da lista Modem Device . Se já existe um link simbólico apontando para seu modem, escolha /dev/modem . Escolha também a velocidade aporpriada em Connection Speed . Em meu caso, com um modem de 33.600, escolhi a opção 115200 .

Dica : Caso você utilize o Red Hat Linux, para criar um link simbólico que aponte para seu modem você pode utilizar o Control Panel . Em um terminal digite control-panel . Clique no botão Modem Configuration . Então é só escolher em que porta está localizado seu modem, confirmar com OK e o link será criado .

Para testar se seu modem é reconhecido, clique na orelha Modem e clique em Query Modem . Isto fará um teste, enviando alguns comandos ATI ao modem . Caso o modem responda aos comandos ele está configurado corretamente . Caso contrário, certifique-se de ter destravado o arquivo /etc/ppp/options, como explicado no início deste tutorial . Caso isso ainda não funcione, pode ser que seu modem esteja instalado em outra COM (porta de comunicação) .

Importante : Antes de comprar um modem você deve ter o cuidado de verificar se o mesmo não é um modelo WinModem . Esses modelos são específicos para o Windows e não funcionam sob o Linux .

Usando o WvDial com multiplos provedores

Para utilizar mais de um provedor com o WvDial basta editar o /etc/wvdial.conf

Passo 1: dando nome ao seu provedor.

voce deve construir uma chave com o nome do seu provedor por exemplo:

[Dialer Meu_provedor]

Passo 2: Definir o modem

Isso deve ser igual ao gerado pelo WvDial por exemplo:

Modem = /dev/ttyS3

O exemplo mostra que o modem está na COM4.

Passo 4: Definindo a velocidade

neste campo voce coloca a velocidade por exemplo:

Baud = 57600

No exmplo temos um modem de 56K (isso também funciona com modens 33.6)

Passo 5: Inits

Eu recomendo copiar estes dois campos do Default do WvDial.

Passo 6: Detalhes do Provedor

preencha de acordo com seu provedor:

Phone = telefone_do_provedor

Username = seu_username

Password = suapassword

Passo 6: configuração da rede linux

Edite o /etc/resolv.conf seguindo os passos já descritos acima.

Passo 7: Escolhendo o provedor para se conectar:

Agora você deve escolher que provedor conectar:

Se você não der nenhum parametro ele se conecta com o provedor Default , agora se vocÊ quiser usar outro, digite:

# wvidial nome_do_provedor

nome do provedor é o nome que você colocou na chave , no caso do exemplo o nome é Meu_provedor

Algumas considerações....

O WvDial não roda no background como o ppp-go ou outros aplicativos então quando voce executá-lo, ele ocupará um terminal. Uma solução para isso é forçá-lo a rodar no background, para isso digite:

# wvdial [nome_do_provedor] &

Não existe um programa para finalizar o WvDial então é só usar o Cltr+C ou matar o wvdial usando o kill.

Minicom

Esteja também com a configuração do seu provedor de internet, como: gateway, servidor dns, e o host. Para editar os arquivos você usará um editor de sua preferência (joe, mcedit, pico). Bom, agora que você tem tudo em mãos é só seguir os passos:

1° - Passo:

joe (ou um outro editor que você use) /etc/resolv.conf

domain o_host_do_seu_provedor

nameserver gateway_do_seu_provedor

nameserver o_dns_do_seu_provedor

2° - Passo:

joe /etc/hosts.deny, coloque:

ALL:ALL

3° - Passo:

joe /etc/hosts.allow, coloque:

ALL:127.0.0.1

4° - Passo:

Você deverá configurar o minicom com o comando: "minicom -s" ai, é só salvar as configurações e entrar no minicom com o comando: "minicom".

ai depois que ele inicializar o modem você deverá dar o comando:

ATDT 5456456 ==> esse numero será o do seu provedor se a sua linha for tone.

ATDP 5456456 ==> se a sua linha for pulse.

Ai, ele vai conectar com o provedor, pedir o seu username e a sua senha, depois que você passaros seus dados para o seu provedor, você dará o comando: ALT + Q, ai ele irá sair do minicom sem desconectar, ai para estabelecer a conexão com o seu servidor voce dará o comando:

pppd-2.2 /dev/modem 115200 defaultroute.

Atenção: o numero 115200 varia com a velocidade, esse numero 115200 corresponde com o seu modem a 33.600 bps. Não se esqueça de salvar os arquivos que você editou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...