• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
KoRn

Como faço para q o modem disque?

2 posts neste tópico

aê galera, estou com um problema aqui e espero que vocês possam me ajudar...

Bem, eu tenho instalado no micro o Linux Server da Conectiva 7.0 , e o modem da US Robotics está detectado normal...

Mas quando faço uma conexão pelo Discador KPPP , o Modem faz o barulho q saiu do gancho, escuto o sinal de linha claramente, só que o Modem não disca para lugar nenhum... fica assim com o sinal de linha mó tempo, até a linha dar ocupado e ele tenta novamente, e acontece a mesma coisa.

O discador está configurado para discar pra IG, tudo certo pelo o que eu vi... Mas estou achando que ele não está discando porque não consegui configurar que a Linha é por Pulso (linha analógica)... será que é esse o problema?

Ou é algo que não estou sabendo fazer?

Grato desde já!

Thks!  :-(P

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola KoRn,

estou te mandando o tutorial de tres programsa para discagem... ai você ve qual você prefere... estou manadando do kpp, wvdial w minicom... qualquer duvida manda aí...

[]'s

Como configurar o kppp

Retirando o lock

Algo importante a ser lembrado é que, como padrão, o arquivo /etc/profile/options está em lock (travado) e, para se conectar a Internet, você precisa destravá-lo . Você precisa editar o arquivo em questão (/etc/ppp/options) e comentar a linha que contém a palavra lock . Para comentar a linha preceda a palavra lock com um sinal de # .

Configurando a conexão

Esta é a parte que realmente interessa : a conexão . Para começar, clique Setup . Uma nova janela irá se abrir com diversas orelhas de configuração . Clique em Accounts .

Dial

Em Connection Name informe o nome que terá sua conexão (o nome de seu provedor de acesso, por exemplo) . Em Phone Number informe a número de telefone de acesso do seu provedor . Em Authentication você escolhe qual o tipo de autenticação que seu provedor utiliza . Caso não tenha certeza, ligue para o suporte do provedor e solicite essa informação . No meu caso, o kppp não funcionava corretamente até eu escollher a opção PAP .

Deixe marcada a opção Store Password caso deseje que sua senha de acesso seja armazenada e lembrada a cada vez que se conectar, livrando você do trabalho de ter que digitá-la a cada nova conexão . Em Execute program upon Connect você pode especificar se deseja executar algum programa assim que a conexão seja estabelecida, e em Execute Program upon Disconnect, executar um programa quando você se desconectar .

IP

Como o maioria das conexões são baseados em IP dinâmicos, deixe marcada a opção Dynamic IP Address . Será usado o endereço IP fornecido pelo provedore de acesso a cada nova conexão . Se, ao contrário, sua conexão for baseada em um IP estático, marque a opção Static IP Address e indique o endereço de IP estático que utiliza para se conectar .

DNS

Informe em DNS Servers o endereço(s) do(s) servidor(es) DNS de seu provedor . Atenção para essa informação pois ela é essencial para que a conexão se estabeleça .

Accounting

O botão Enable Accounting habilita/desabilita a contagem de custos telefônicos . Habilite-o caso deseje controlar seus gastos telefônicos :-)

Volume Accounting

Esssa opção permite a você visualizar o número total de bytes recebidos, bytes enviados ou ambos . Dica : Quando a conexão se estabelece, clique em Details na janela principal do kppp e será exibida uma janela com uma ilustração de um modem trabalhando e o total de bytes enviados/recebidos ou de acordo com sua escolha na configuração .

Recomendo escolher a opção Bytes in and out (Bytes recebidos e enviados) para ter uma melhor visualização de tudo que esta entrando e saindo de sua máquina na conexão corrente .

Bem , essas são as informações básicas para se configurar uma conexão no kppp . É claro que existem mais opções que podem ser utilizadas em casos específicos, mas essas informações são o básico para a maioria dos casos .

Indicando onde está seu modem

Para indicar ao kppp onde está seu modem, escolha o dispositivo apropriado da lista Modem Device . Se já existe um link simbólico apontando para seu modem, escolha /dev/modem . Escolha também a velocidade aporpriada em Connection Speed . Em meu caso, com um modem de 33.600, escolhi a opção 115200 .

Dica : Caso você utilize o Red Hat Linux, para criar um link simbólico que aponte para seu modem você pode utilizar o Control Panel . Em um terminal digite control-panel . Clique no botão Modem Configuration . Então é só escolher em que porta está localizado seu modem, confirmar com OK e o link será criado .

Para testar se seu modem é reconhecido, clique na orelha Modem e clique em Query Modem . Isto fará um teste, enviando alguns comandos ATI ao modem . Caso o modem responda aos comandos ele está configurado corretamente . Caso contrário, certifique-se de ter destravado o arquivo /etc/ppp/options, como explicado no início deste tutorial . Caso isso ainda não funcione, pode ser que seu modem esteja instalado em outra COM (porta de comunicação) .

Importante : Antes de comprar um modem você deve ter o cuidado de verificar se o mesmo não é um modelo WinModem . Esses modelos são específicos para o Windows e não funcionam sob o Linux .

Usando o WvDial com multiplos provedores

Para utilizar mais de um provedor com o WvDial basta editar o /etc/wvdial.conf

Passo 1: dando nome ao seu provedor.

voce deve construir uma chave com o nome do seu provedor por exemplo:

[Dialer Meu_provedor]

Passo 2: Definir o modem

Isso deve ser igual ao gerado pelo WvDial por exemplo:

Modem = /dev/ttyS3

O exemplo mostra que o modem está na COM4.

Passo 4: Definindo a velocidade

neste campo voce coloca a velocidade por exemplo:

Baud = 57600

No exmplo temos um modem de 56K (isso também funciona com modens 33.6)

Passo 5: Inits

Eu recomendo copiar estes dois campos do Default do WvDial.

Passo 6: Detalhes do Provedor

preencha de acordo com seu provedor:

Phone = telefone_do_provedor

Username = seu_username

Password = suapassword

Passo 6: configuração da rede linux

Edite o /etc/resolv.conf seguindo os passos já descritos acima.

Passo 7: Escolhendo o provedor para se conectar:

Agora você deve escolher que provedor conectar:

Se você não der nenhum parametro ele se conecta com o provedor Default , agora se vocÊ quiser usar outro, digite:

# wvidial nome_do_provedor

nome do provedor é o nome que você colocou na chave , no caso do exemplo o nome é Meu_provedor

Algumas considerações....

O WvDial não roda no background como o ppp-go ou outros aplicativos então quando voce executá-lo, ele ocupará um terminal. Uma solução para isso é forçá-lo a rodar no background, para isso digite:

# wvdial [nome_do_provedor] &

Não existe um programa para finalizar o WvDial então é só usar o Cltr+C ou matar o wvdial usando o kill.

Minicom

Esteja também com a configuração do seu provedor de internet, como: gateway, servidor dns, e o host. Para editar os arquivos você usará um editor de sua preferência (joe, mcedit, pico). Bom, agora que você tem tudo em mãos é só seguir os passos:

1° - Passo:

joe (ou um outro editor que você use) /etc/resolv.conf

domain o_host_do_seu_provedor

nameserver gateway_do_seu_provedor

nameserver o_dns_do_seu_provedor

2° - Passo:

joe /etc/hosts.deny, coloque:

ALL:ALL

3° - Passo:

joe /etc/hosts.allow, coloque:

ALL:127.0.0.1

4° - Passo:

Você deverá configurar o minicom com o comando: "minicom -s" ai, é só salvar as configurações e entrar no minicom com o comando: "minicom".

ai depois que ele inicializar o modem você deverá dar o comando:

ATDT 5456456 ==> esse numero será o do seu provedor se a sua linha for tone.

ATDP 5456456 ==> se a sua linha for pulse.

Ai, ele vai conectar com o provedor, pedir o seu username e a sua senha, depois que você passaros seus dados para o seu provedor, você dará o comando: ALT + Q, ai ele irá sair do minicom sem desconectar, ai para estabelecer a conexão com o seu servidor voce dará o comando:

pppd-2.2 /dev/modem 115200 defaultroute.

Atenção: o numero 115200 varia com a velocidade, esse numero 115200 corresponde com o seu modem a 33.600 bps. Não se esqueça de salvar os arquivos que você editou.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0