Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mito ou verdade sobre fonte/filtro


Posts recomendados

Boa tarde, estou usando o pc direito na tomada pois me falaram que estabilizador em vez de ajudar, atrapalha a fonte, mas de uns tempos pra cá estou com receio de deixar o pc assim direto na tomada sem proteção nenhuma, então estou querendo adquirir um filtro de linha da clamper, o que vocês acham ? deixo direto na tomada? uso estabilizador ? ou adquiro um filtro da clamper? no caso o filtro que estou pretendendo adquirir seria o do link a baixo:
http://www.lojaclamper.com.br/protecao-eletrica/clamper-energia-8?gclid=CMXZpoyY_s8CFcQHkQod0A4AKw

se alguem quiser me recomendar algum outro fico grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem problema deixar com estabilizador. Use com ele para evitar problemas como a queima de seu computador.

 

Sobre deixar direto na tomada, não é totalmente seguro. Pode haver quedas de energia, ou então luz "Meia Fase", isso vai queimar sua fonte, ou quem sabe outras peças de seu computador. Se você não costuma deixar o seu PC direto ligado, tudo bem, só não use em tempestades/quedas de energia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente eu pesquisava na época fontes de boas qualidades, verificava as especificações contra pico de corrente, curto, tensões e bla bla bla... Daí então, eu comprava. Hoje em dia eu nunca tive problemas com pc em relação ao que você postou e ele fica ligado direto na tomada, sem estabilizador sem nada... E isto que você postou eu já houvi falar também entretanto deixei de usar estabilizadores. ^^ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o seu caso o melhor a ser usado é um Módulo Isolador (algo bem parecido fisicamente com um estabilizador), apropriado para locais sem aterramento.

 

"O Módulo Isolador é um equipamento microprocessado que, por meio de um circuito eletrônico, consegue simular aterramento a partir de uma ligação elétrica. Muito utilizado em computadores residenciais, nos quais a instalação de aterramento pode não ser um processo simples. Isto é realizado valendo-se de isolação física da rede elétrica da concessionária de energia, por meio do uso de um transformador de isolação, cujo princípio de transferência de energia é puramente magnético. O módulo isolador é vastamente utilizado na prevenção de sobrecargas elétricas provadas pela rede (raios ou faltas de energia)."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui já responde a sua pergunta amigo:

 

adicionado 3 minutos depois

@ShadowRX Uma dica importante amigo, sempre verifique a qualidade de sua fonte! Porque uma fonte de qualidade provavelmente vai possuir a filtragem completa!! Fonte universal com pfc ativo, mas da uma olhada nesse vídeo. Já explica tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WinChip disse:

Aqui já responde a sua pergunta amigo:

 

adicionado 3 minutos depois

@ShadowRX Uma dica importante amigo, sempre verifique a qualidade de sua fonte! Porque uma fonte de qualidade provavelmente vai possuir a filtragem completa!! Fonte universal com pfc ativo, mas da uma olhada nesse vídeo. Já explica tudo.

Eu utilizo uma cx600w, já tive problema uma vez com uma placa de video que queimou, mas foi por que no dia estava caindo muitos raios e eu teimei de continuar usando o pc, mas fora isso nunca tive problemas de usar direto na tomada, mas como esse mês vou comprar uma placa nova, por desencargo de consciência queria tirar essa dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WinChip disse:

@ShadowRX Nesse dia que sua fonte queimou era a mesma fonte cx600w?

minha fonte não queimou, apenas a placa de video queimou, estava saindo até faisca da tomada no dia haha, a fonte está tudo ok com  ela, uso ela até hoje

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, braconius disse:

Não é bem assim. Existem filtros de linha, como os da Clamper, que tem proteção mesmo se não existir aterramento.

então me recomenda usar um filtro da clamper?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, ShadowRX disse:

Boa tarde, estou usando o pc direito na tomada pois me falaram que estabilizador em vez de ajudar, atrapalha a fonte, mas de uns tempos pra cá estou com receio de deixar o pc assim direto na tomada sem proteção nenhuma, então estou querendo adquirir um filtro de linha da clamper, o que vocês acham ? deixo direto na tomada? uso estabilizador ? ou adquiro um filtro da clamper? no caso o filtro que estou pretendendo adquirir seria o do link a baixo:
http://www.lojaclamper.com.br/protecao-eletrica/clamper-energia-8?gclid=CMXZpoyY_s8CFcQHkQod0A4AKw

se alguem quiser me recomendar algum outro fico grato.

Colega,

 

Desconsidere tudo que foi dito aqui nesse tópico sobre estabilizadores e módulos isoladores. Eles não servem pra nada e são altamente prejudiciais à qualquer equipamento elétrico ou eletrônico. Esse tipo de porcaria não deve ser usada em nenhuma hipótese.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

 

 

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, ShadowRX disse:

minha fonte não queimou, apenas a placa de video queimou, estava saindo até faisca da tomada no dia haha, a fonte está tudo ok com  ela, uso ela até hoje

adicionado 0 minutos depois

então me recomenda usar um filtro da clamper?

Ta na mão: https://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multiprotecao-8

 

Um dos melhores À venda no nosso mercado atualmente.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, braconius disse:

Colega,

 

Desconsidere tudo que foi dito aqui nesse tópico sobre estabilizadores e módulos isoladores. Eles não servem pra nada e são altamente prejudiciais à qualquer equipamento elétrico ou eletrônico. Esse tipo de porcaria não deve ser usada em nenhuma hipótese.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

 

 

adicionado 0 minutos depois

Ta na mão: https://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multiprotecao-8

 

Um dos melhores À venda no nosso mercado atualmente.

muito obrigado, acho que no começo do mês irei adquirir um desses, pois vou pegar uma gtx 1060, quero correr o minimo possível de riscos de dar qualquer tipo de problemas do gênero de eletricidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ShadowRX Bem, se você utilizar uma fonte atx de boa qualidade e tomar alguns cuidados, em relação a isto não vai ter problema, enfim...

 

1º É verdade sim que estabilizadores não é muito utilizável hoje em dia, por que? porque com uma fonte de boa qualidade com as devidas proteções necessárias de filtragem ira satisfazer você mesmo.

 

2º Veja aquele vídeo que te passei ele explica com alguns detalhes.

 

3º Não te recomendo deixar nenhum aparelho ligado com temporais muito forte com queda de luz enfim...Porque não é muito aconselhável para nenhum aparelho eletrônico...  

adicionado 3 minutos depois

@ShadowRX E esse filtro que você mencionou, veja se a sua tomada possui aterramento para poder desfrutar. Espero ter ajudado. Abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que quem sempre usou estabilizador receia botar direto na tomada, mesmo quando há estudos dando embasamento técnico. Talvez minha experiência prática ajude a tranquilizar?

 

Sempre tivemos computadores nesta casa. Se eu disser que "sempre" significa 25 anos não estou exagerando, pelo contrário. Jamais utilizamos estabilizadores, tampouco há aterramento. No máximo filtros de linha sem vergonha, daqueles com fusíveis que não ajudam muito. A incidência de raios por aqui é alta no verão. Durante a maioria das tempestades desligamos os computadores, porém nem sempre.

 

Apenas uma vez perdemos componentes devido à raios. Durante uma tempestade meu pai estava trabalhando online e eu eu estava jogando MMO à toda em outro computador. Usávamos um terceiro computador para gerenciar a rede, firewall, etc, carinhosamente apelidado de proxy. Um raio atingiu um poste da minha rua. A luz foi momentaneamente derrubada, e subiu um cheiro agourento de eletrônico queimado.

 

Nenhuma fonte queimou, e eram fontes meia boca. A descarga elétrica viajou através dos cabos de rede e queimou a placa de rede do proxy e de um pc (não usávamos wifi ainda). Minha placa de vídeo deu pane, mas não queimou. Ela se tornou levemente sensível à poeira, dando artefatos quando ficava suja, e ainda viu mais 5 anos de uso.

 

Jamais sofremos avarias por queda de luz ou oscilação de tensão, e houve um verão particularmente ruim quando a luz caía cerca de 2 vezes por semana, a estação inteira. Outro fim de ano dois geradores da minha linha elétrica explodiram e derrubaram a energia com poucos dias de intervalo.

Em termos práticos, a probabilidade de dar algum problema por estar direto na tomada é bem baixa; sequer teríamos os problemas que tivemos pois usamos wifi atualmente. As fontes aguentaram a descarga e não repassaram para os outros componentes, e minha placa de vídeo só foi afetada pois houve também descarga através da rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...