Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gerador de pulsos e placas coletoras


JUNIOR WB

Posts recomendados

Boa tarde meus amigos, como estão? Muita paz e saúde por mais este dia.

Estou esquematizando um projeto, e encontrei todas as dificuldades existentes nele. Trata-se de uma aparelho coletor de apitoxina, ou seja, "veneno de abelha". As pouquíssimas informações que encontrei na internet são totalmente irrelevantes, e os profissionais de elétrica, residentes na minha cidade, sequer conseguem me ajudar.

Encontrei em um estudo,pela internet, publicado pela Escola Agrotécnica de Colatina, que as peças necessárias são:

- 1 carregador de bateria de carro/moto 12v;

- 1 gerador de pulso 12v com 2a (Ninguém conhece esta peça, ou pelo menos por este nome não);

- 1 bateria de moto 12v com 2a; (Não encontrei nenhuma bateria nesta corrente);

- terminais de inox (fácil de encontrar)

- placas de acrílico ou vidro (fácil de encontrar) 

 

O sistema se dará da seguinte forma. 

O carregador, ligado na rede elétrica domestica de 110v, carregará a bateria da moto durante o tempo necessário de uma carga. Após isso, a bateria de 12v será ligada ao "gerador de pulsos" e este emitirá descargas elétricas de 2a para os terminais de inox, onde estarão as placas de acrílico ou vidro envolvido por diversos fios condutores de aspecto a uma grade de fios.. As descargas devem ser enviadas em sequência, porém, seccionadas, entre 40 a 50 descargas por minuto. As placas serão colocadas na entrada da caixa de abelha, e com as descargas seccionadas, estimula-se o músculo do abdômen da abelha, liberando o veneno sem a necessidade da perca do ferrão (abelhas morrem quando ferroam pessoas ou objetos onde consiga introduzir o ferrão, pois ao saírem, perdem o ferrão e um pedaço do intestino juntos).

 

Eu não consigo encontrar essa peça "gerador de pulsos" e também não sei como ligar os fios que saem do gerador até as placas de inox, que distribuirão as descargas até os pequenos fios, fazendo com que a abelha deixe o veneno no acrílico. As descargas não podem ser emitidas somente quando a abelha toca a grade de fios sobre o acrílico. As descargas devem ser emitidas continuadamente sobre o intervalo de 40 a 50 (ou mais, dependendo da população da colméia) descargas por minuto.

 

Desde já, muito obrigado pela oportunidade de expor minhas duvidas. Ótima tarde a todos. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi.

Projeto bem bacana. Com alguns cliques na net achei isso pra quem facilitar 1 pouco a ajuda

placacol.jpg

 

E esta "caixa preta"

gpulsos.jpg

que é a essência da sua inquietação.

 

Sua descrição da problemática até que foi clara (no aspecto conhecer suas limitações) mas foi insuficiente pra uma ajuda mais efetiva

Procure saber mais sobre o estudo que você falou naquela escola e nos informe algumas características eletroeletrônicas tais como:

-valor tensão aplicada (creio que não é 12V)

-tipo de pulso (triangular, dente de serra, senoidal quadrado e afins)

-duração do pulso 

-frequência do sinal de pulso ou largura do pwm

-que tipo de ajustes (essencialmente tensão,freq ,largura do pulso)

-e principalmente etc

 

Aparentemente a ligação é simples: aplica-se o sinal nas varetas alternadamente

 

Enfim... tamos aí....

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

de forma bem simples, voce precisa de uma coisa semelhante ao que uma cerca elétrica faz.  Choque!

 

Acredito que o mais importante é saber qual é a tensão que uma vez aplicada, não vai matar a abelha.

 

Você precisa dessa informação . 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Muito obrigado por me retornarem!! 
Procurei as informações acima, porém não tive êxito. No estudo encontrado na internet, a única informação que diz é que a saída deste gerador de pulso é de 12v e 2a http://www.niltoncometti.com.br/Projetos/Empresa junior apicola.pdf Este é o link do estudo. 

Quanto a parecer com uma central de choque, como cerca elétrica, esta dispara apenas quando o fio é tocado ou cortado (em alguns casos, quando cortado a central disca 1 numero de celular, automaticamente, para informar a invasão). E em TODOS os videos que já pesquisei (pode ter certeza que foram todos ou quase todos disponíveis), esse gerador fica emitindo as descargas mesmo que nada ou ninguém toque seus fios. 

Esta caixinha preta que a Isadora postou é o meu maior problema sim, pois não encontro para comprar em lugar algum. Contactei inúmeros vendedores de eletrônico/elétrica na internet, na minha própria região (cidade pequena e interior do paraná) e quando não possuem esta caixa, também não sabem me informar onde encontro.

Está parecendo mais uma....... "mina de ouro"... Ninguém sabe, ninguém viu.. kkkkk 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JUNIOR WB você pode fazer um circuito parecido com uma cesca elétrica,

 

ELA não precisa, necessariamente fazer o que uma cerca faz.

 

SEu dispositivo precisa apenas de dar choques.

 

A questão é saber qual é a tensão que aplicada a uma abelha não vai mata-la.

ACHO que 12V, é a tensão de alimentação do dispositivo apenas e não a tensão dos choques . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo preço do aparelho (na época 900,00) penso que quem o projetou não vai se sentir a vontade em deixar público. Mas penso também que é praticamente impossível você não achar com a ajuda do google as informações simples e básicas de (tipo de) corrente e tensão que o aparelho gera. Pode também procurar algum órgão como emater, alguma sociedade apícula, que deve ter interesse sim em te ajudar. Ou seja mãos à obra. e nem precisa sair do conforto da cadeira.

Algo que pode ajudar quem for te ajudar é você dizer qual o verdadeiro propósito de seu envolvimento neste projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...