Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inversão de tensão placa de monitor de lcd


Posts recomendados

Ola pessoas,

Primeiramente quero que saibam que eu adotei todos vocês do forum como meus professores de pratica kkk A algum tempo eu parei de utilizar um monitor de LCD aqui pois a fonte havia se perdido na mudança, então ontem eu o encontrei e utilizei uma fonte de outro aparelho com as mesmas especificações da adotada pelo circuito, 12v 1A ... beleza ai eu pluguei essa porcaria de fonte e ela tava invertida o pino do meio era o negatico e o de fora o positivo e o circuito a entrada é ao contrario. até ai tudo bem, troquei o capacitor que foi o unico que aparentemente para um leigo estava estufado pela inversão de polaridade.... mas ai eu fiz a troca com todo o cuidado pra nao mexer nos SMDs da placa e beleza

inverti os fios da fonte o LED do monitor ligam mas nao liga a tela. Vou manda a foto dessa placa se puderem me dizer como eu faço a aferição de componentes SMD pois eu comprei um multimetro hj de manha pra isso kkkkk 

 

Obrigado pela ajuda  segue a imagem no anexo( meu cel nao ta focando n sei porque essa ***** ¬¬)

 

Robert

IMG_20161028_142516.jpg

IMG_20161028_142516_1.jpg

 

uma questão final tem um Diodo SMC modelo SK34 que utilizei o multimetro como medidor de continuidade e ele tem uma resistencia de 150 de um lado e 650 do outro esta certo? testei outros diodos normais e nao acontece isso se estiver errado tem algum diodo normal que se assemelhe a esse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Robert Gabriel Da Silva ,

OI.

Com o multímetro digital na escala de teste de diodos, ou no analógico na escala X1, o diodo deve apresentar baixa resistência num sentido(500 a 700 ohms, e no outro sentido uma resistência altíssima e seu multímetro nem vai marcar nada.

 

Como houve uma resistência muito baixa num sentido, o seu diodo está ruim.

 

Você deve substituir por outro igual. (Tem que ser do mesmo, pois ele é um diodo rápido).

 

DEPOIS que substituir, ligue o aparelho. se funcionar ,  ótimo, do contrário, posta aí o esquema do aparelho e informe as principais tensões lidas na fonte.

 

ABRAÇOS 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se este diodo estiver em paralelo com o plug de entrada é certeza que ele queimou. 

Analise a placa e veja como ele está ligado. Use sempre a escala do diodo, se aparecer um valor abaixo de 100 dos dois lados ele está em curto. 

Seria melhor retirar o diodo da placa, pois estando lá os outros componentes atrapalham. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 ele esta com uma ponta ligada no terminal negativo da entrada e outro no CI regulador de 5 pinos modelo 1506-50 

e se nao me engano ele vai para um indutor isolado e nao da pra ver direito mas vai pra baixo do indutor =P

 

corrigindo de um lado mede 655 do outro 151

 

o capacitor que eu ja troquei esta em paralelo com a entrada

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando fez o teste do diodo, você tinha retirado do circuito; Correto?

Outra coisa, você tem o esquema dessa TV aí, ou se possível poderia informar o modelo?

 

A questão é que para resolver um problema deste, é que não dá pra ser de qualquer jeito.

Tem que usar uma linha de raciocínio pra se chegar ao defeito mais rápido e com custos bem menores.@Robert Gabriel Da Silva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro monitor LCD 14'' widescreen  modelo: HD14W  Alimentação: DC12V - 3A  Numero de série: 611NMW4017027    nem com todos estas especificações eu nao achei a porcaria do esquema =/  se conseguir me avise  e se puder me ajudar a entender como descobrir o erro agradeço pois eu preciso aprender e nao somente fazer por fazer kkkk o diodo eu presumi por logica, o que esta mais perto da alimentação deve ser verificado primeiro =P  mas eu nao retirei o SMD do diodo vou retirar e mando novos valores de medida 

 

Obrigado amigo

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Robert Gabriel Da Silva Tudo bem, adoro isso.

adicionado 9 minutos depois

@Classificados Mineiro Vixi, parece que não existe um esquema, e tem gente que diz que nem a positivo tem!

 

Se alguém aí tiver este esquema vai ajudar bastante.

Até lá,

vamos ter que fazer de outro jeito.

É mais demorado, más se aprende muito.

 

No momento eu estou apostando um defeito na fonte.

Então, vamos trabalhar nela.

Pode levar alguns dias, porque não é toda hora que estou disponível.

 

Quer tentar assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro vamos lá.

Precisamos identificar as partes que são comuns ao terra antes de iniciar as medidas.

 

Para isso, pegue seu multímetro e coloque na escala X1.

 

Vamos dividir ela em duas fontes, fonte alta e fonte baixa.

 

A fonte alta é a entrada da rede, e a outra é a do circuito.

adicionado 3 minutos depois

@Robert Gabriel Da Silva

Coloque seu multímetro no terra dos capacitores.

 

Você verá um capacitor grande, com tensão próxima de 400V bem proximo do conector da rede. Portanto, coloque uma ponta de prova neste terminal;

a outra ponta, você vai tocar nas trilhas que contem os furos de fixação desta placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro vou tentar tirar alguma foto que presta com meu celular então perae

 

tirei o maximo de foto possivel pois n sei porque meu celular nao esta focando esse lixo alem de estar com a tela quebrada e eu nao conseguir ver direito  ¬¬  tomara que dê de ver alguma coisa nessas fotos... desculpe a demora

IMG_20161028_142601.jpg

IMG_20161028_142601_1.jpg

IMG_20161028_203207.jpg

IMG_20161028_203232.jpg

IMG_20161028_203236.jpg

IMG_20161028_203238.jpg

IMG_20161028_203242.jpg

IMG_20161028_203250.jpg

IMG_20161028_203549.jpg

IMG_20161028_203600.jpg

IMG_20161028_203620.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK.

 

adicionado 14 minutos depois

@Classificados Mineiro vixi, as fotos não ajudaram muito.

Você vai ter que me ajudar daí.

 

Bom, em relação ao estudarmos a placa da fonte, deixaremos pra outra oportunidade.

Agora vamos ir direto ao ponto.

 

Tome cuidado, porque muito embora a entrada seja baixa, existem pontos em que há alta tensão que pode ser danoso para seu multímetro e sua segurança.

 

Portanto, comece usando a escala de tensão Continua de uns 700V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...