Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multímetro mic 3300a


paulo celio

Posts recomendados

Bom Dia:

 

Eu tive durante muito tempo um multimetro MIC 3300A. Alguém conhece algum multimetro em produção que tenha características semelhantes?

 

Ou seja: Que não precise mudar os cabos de posição para passar de Volts para mA (até 2000mA - fusível de 2A)

 

A maioria dos meters atuais sõ medem até 200mA numa posição, na outra até 10A ou 20A mas precisa mudar o cabo vermelho de posição...

 

É ruim medir 450mA nesses multimetros, pois precisa mudar o cabo vermelho de posição e se lê no display 0,45A (perde precisão)

 

Se alguém tiver alguma informação, me ajude!

 

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia@Mestre88

 

O objetivo é inspecionar fontes chaveadas de 5V x 500mA com e sem carga com rapidez e precisão, coisas que eu conseguia com o multimetro antigo (MIC 3300A). Infelizmente tive que me desfazer do mesmo e agora eu não acho um novo com as mesmas características.

 

OBS: Tenho quatro multímetros digitais, dois analógicos e um alicate amperímetro.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
36 minutos atrás, paulo celio disse:

O objetivo é inspecionar fontes chaveadas de 5V x 500mA

Permita-me observar.. se for este e tão somente este o objetivo, penso que não precisa "se arriscar" ao usar a escala de corrente. Basta-te uma carga apropriada pra verificar a queda de tensão.

 

A dica prática que dou é colocar 4 resistores de 10R duns 3W: 2 em paralelo em serie com outros 2 em paralelo. Um led (+R) em paralelo com um dos pares só como 'piloto'. Meça a tensão teórica de 2.5V. Pronto: está passando 500mA. Pra rapidez, use um push buttom pra ligar a carga, 2 multímetros (afinal você tem 4! rico é outra coisa): 1 pros 5v (tensão em aberto), outro pro 2.5v("corrente")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, novamente@Isadora Ferraz

 

O objetivo não é somente este...

 

A comodidade de se mudar de uma leitura de tensão para uma leitura de corrente (até 2000mA) sem ter que mexer nos fios do meter é muito aprazível.

 

E a leitura de um valor de 650mA com 3 dígitos e não 0,65A na escala de 10A é preferível, pois confere maior precisão.

 

Agradeço a sugestão da giga de testes.  Mas se você conhecer algum multímetro em produção, de qualquer marca que preencha os requisitos, por favor  me informe.

 

Paulo

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá de novo @paulo celio

Neste caso...

1 hora atrás, paulo celio disse:

E a leitura de um valor de 650mA com 3 dígitos e não 0,65A na escala de 10A é preferível, pois confere maior precisão.

...que tal isso...

Multimetro-Digital-com-Detector-de-Tensa

vai continuar com o desprazer de trocar as entradas mas o visual vai ficar mais aprazível.

 

Todos os multímetros que vi nesta efêmera existência tem esta característica...

6 horas atrás, paulo celio disse:

mudar os cabos de posição para passar de Volts para mA

por isso a cômoda dica de 2 "aprazíveis" multímetros que te dei

Um caminho do meio é você colocar uma chave seletora "por fora" e usar um multimetro só. Mas penso isso não ser nada seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

Infelizmente, eu não sou rico. Eletrônicos ricos são tão raros quanto cabeça de bacalhau, enterro de anão ou mulheres eletrônicas. Acumulei meus instrumentos ao longo dos anos, tenho um meter para cada ocasião.

Me permita uma alteração na sua sugestão de giga: só precisa de um meter (5V). Se ao conectar a carga (de 10 ohms, fazendo todas as contas) a tensão cair, é porque a fonte não está fornecendo 500mA, está " arriando".

 

Obrigado pela sugestão do FLUKE, farei cotações.

 

Veja uma foto meu meter vintage, que infelizmente tive que me desfazer.

 

Paulo

 

multimetro MIC-3300A.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua sugestão é valida sim obviamente. De fato é mais minimalista e tende a ser mais interessante mesmo. É que algum lugar no passado parece que li '4 multimetros, rapidez, precisão' quase na mesma frase ou algo assim. Neste caso, ao invés de deixar 3 na gaveta aguardando sua 'ocasião', ficar trocando escalas, tirando-pondo pino banana e etc me ocorreu aquele desprezível insight.

 

Mundo pequeno..tenho um quase =  duns 20 anos .. ou+

 

Sobre riquezas.. são muitos tipos. Umas são importantes, outra$... nem tanto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...