Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível criar uma fonte comum com trafo de tv de fonte chaveada?


Posts recomendados

Ola pessoas,

Eu estive pensando em fazer uma fonte para minha bancada uma que tenha uma corrente boa. Após achar duas placas de televisores antigos de tubo 14p  da CCE, me veio em mente de aprender como funcionam os trafos de fonte chaveada, ( ate o momento apenas sei como funciona os trafos normais ligados diretamente a rede alternada e ele diminui a corrente para determinada tensão. Procurei no google mas creio q nao sei como o algoritimo do velho google funciona, pois, ele nao me retorna nada com relação a fonte com trafo de tv, então peço aos amigos que me ajudem a aprender mais este passo da caminhada kkkkk 

Quem puder me explicar como esses trafos funcionam e se tiver como transformar eles em uma fonte retificada de tensão regulavel agradeço. Projeto Bancada com fonte regulavel kkkkk 

 

Obrigado pela atenção

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionam da mesma forma que o trafo normal, porém com uma frequência 1000 vezes maior que a da rede elétrica, isso faz com que diminua o tamanho dele. 

Esses trafos de TV de tubo são feitos para tensões altas e baixas correntes, a maioria dessas TVs trabalham com uma tensão de 115V. Existe uma saída com tensão menor entre 15 e 30V, porém com corrente baixa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria das fontes chaveadas são para tensões fixas, são feitas para baratear mesmo.

Alterando a frequencia, você consegue alterar a tensão. Só que o circuito não é tão simples quanto parece. Tem realimentação, controle de largura de pulsos (PWM) e etc.

 

Respondendo a pergunta: Se ligar esse trafo em 60Hz a tensão é minima, não vai acender nem um Led. Isso é devido a "meia dúzia" de espiras que tem nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 entendi então para conseguir a minha finalidade que era conseguir uma tensão de 15v na saida do trafo eu tenho que ter todo o circuito com CI, indutor, mosfet e etc, que ja tem na placa correto?

 

essa placa segundo o que eu andei analizando o problema ta no flayback, as trilhas da fonte chaveada sao separadas literalmente do resto do circuito eu posso aproveitar essa parte da fonte e o trafo para retirar os 15v dessa fonte? 

 

quantos amperes mais ou menos esses trafos produzen?

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá pra saber ao certo, pois não conheço o esquema dessa TV. 

O que sei é que são duas tensões, uma de 115V para alimentar o flyback e outra mais baixa que fica entre 15 e 30V dependendo da marca da TV. A segunda tensão alimenta os circuitos de áudio, sintonia e o micro do controle remoto. As duas ficam entre 100 e 500mA. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Bom dia,  então mesmo que eu utulize do jeito que ta nao passa de 500mA? realy? então nem vou perder meu tempo é que eu queria uma fonte variavel pra bancada e to sem transformador acho q vou ter que comprar =/   outra duvida sao os componentes dessa fonte chaveada, todos os diodos eu nunca vi na vida, eles sao SK1/08 algo assim eles sao pra alta frequencia ou seja nao posso utilizar eles em uma ponte retificadora linear correto?

 

Robert

adicionado 6 minutos depois

Edit este é o circuito da placa da tv

HPS1497_EE.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 sim, bem isso que você falou eles estão retificando a entrada =P   to muito com vontade de utilizar esse esquema completo da fonte chaveada para a fonte da bancada kkkkk . nao consegui achar nenhum trafo descente tudo de alta frequencia aqui q porcaria viu....   ja q você entende. eu sei que existe a técnica de enrrolamento de trafo e alguns tecnicos o fazem para criar o enrrolamento perfeito para a necessidade dele, vendo isso, tem como utilizar um ferrite de flyback e fazer um enrrolamento que tenha corrente nescessaria para a bancada e que seja de baixa frequencia?  se sim como eu faria os calculos para isso ou se tem uma base pronta com determinada bitola de fio.

 

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 bom pelo menos minha pergunta serviu para aprender kkk achei q existisse trafo de 60Hz de ferrite. bom mas eu utilizo a fonte do meu pc quando preciso. mas vou comprar mesmo um trafo descente de uns 5~10A. é que eu vi um video  de um cara fazendo o enrolamento de um trafo de ferrite mas como você mesmo falou e ele complementou no video, é pra fonte chaveada. bom muito obrigado pela explicação @Mestre88  e se puder eu tenho uma lista de componentes aqui que eu gostaria de pedir pra você se tem algum esquema que possa ser utilizado pois sao de driver de flyback, a lista é essa.

 

MD1803DFX  e BU2506DX  (acredito q seja um mosfet)

 

TDA1013B e LA42051 (que sao amplificadores de 3W e 5W mas nao encontrei nada na internet mostrando como utilizar os mesmos)

 

no datasheet deles nao tem uma aplicação para eles mas eu gostaria de aprender mais com eles montando e vendo como funcionam unica coisa que eu sei é que esses amplificadores sao controlados pela tensão então acredito que sejam muito diferentes dos que eu ja utilizei como LM386 e TDA2822 e assim por diante

 

tens como me ajudar @Mestre88  ?

 

OBG pela atenção 

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule Muito interessante seu artigo, então o que eu entendi ate agora:

Fonte chaveada significa que ela trabalha em uma frequência muito mas muito maior mesmo que a rede eletrica, sendo efetuada através de um circuito oscilador e um mosfet de potencia, podendo ser regulada de acordo com componentes, a frequencia de atuação da mesma. Portanto o trafo tem q ser com fio fino de alta frequência.

E fonte de alimentação linear é aquela que o trafo oscila com na frequencia da rede eletrica normal.

 

Se eu estiver errado me corrijam.

 

Obrigado pelas esplicações =)

 

 ainda preciso de ajuda com aqueles componentes que comentei anteriormente: 

29 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

MD1803DFX  e BU2506DX  (acredito q seja um mosfet)

 

TDA1013B e LA42051 (que sao amplificadores de 3W e 5W mas nao encontrei nada na internet mostrando como utilizar os mesmos)

 

no datasheet deles nao tem uma aplicação para eles mas eu gostaria de aprender mais com eles montando e vendo como funcionam unica coisa que eu sei é que esses amplificadores sao controlados pela tensão então acredito que sejam muito diferentes dos que eu ja utilizei como LM386 e TDA2822 e assim por diante

 

 

 

Obrigado pela atenção e informação

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@albert_emule Muito interessante seu artigo, então o que eu entendi ate agora:

Fonte chaveada significa que ela trabalha em uma frequência muito mas muito maior mesmo que a rede eletrica, sendo efetuada através de um circuito oscilador e um mosfet de potencia, podendo ser regulada de acordo com componentes, a frequencia de atuação da mesma. Portanto o trafo tem q ser com fio fino de alta frequência.

E fonte de alimentação linear é aquela que o trafo oscila com na frequencia da rede eletrica normal.

 

 

Obrigado pela atenção e informação

 

Robert

 

A coisa toda é mais simples de entender.

 

Em fonte chaveada só usa ferrite por dois motivos motivo: 

1º Pois Ferrite não é condutor de eletricidade ou no mínimo possui resistência elevada à passagem de corrente elétrica. 

Com isso o ferrite não perde potência com um fenômeno que é chamado de corrente parasita. Veja a explicação no link a seguir: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_de_Foucault

 

2º Devido ao ferrite ter capacidade para ser magnetizado e desmagnetizado em altíssima velocidade. 

Ferro por exemplo, não pode ser magnetizado e desmagnetizado em velocidade muito alta. O ferro passa a não responder em altas freqüências.

 

Já o transformador de fonte chaveada é pequeno em relação a potência pelo seguinte motivo: 

Devido a alta freqüência em que o transformador trabalha.

O tamanho tem apenas haver com a freqüência.

Quanto maior a freqüência, menor o trafo fica e ainda é capaz de fornecer a mesma potência. Isso tem limites. Claro. 

 

É como um pêndulo:

Se você amarra uma pedra num barbante com 1 metro de comprimento, a pedra irá balançar em freqüência bem baixa. 

 

Mas se você diminuir o barbante de 1 metro para 10 centímetros, a freqüência do balanço irá aumentar muito.

Acontece o mesmo com os transformadores. 

 

 

A questão dos transformadores de rede elétrica, é que eles podem ser alimentados diretamente pela rede elétrica, já que trabalham em 60Hz.

 

Os de fonte chaveada, por trabalharem em freqüência alta, precisa de um inversor para converter por exemplo de 60Hz para 50Khz. 

 

O inversor é o circuito da fonte chaveada propriamente dita. 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule entendi muito bem explicado obrigado por compartilhar essa informação muito util, agora estou com uma visao muito melhor sobre uma forma e outra obrigado mesmo.

 

Robert

adicionado 2 minutos depois

@Mestre88 @albert_emule  então voltando ao inicio, se eu quiser utilizar o trafo de fonte chaveada com o proprio inverssor da placa da TV mesmo q seja possivel pois eu ja percebi q é, eu nao terei uma corrente alta por conta desses televisores utilizarem corrente baixa na saida do trafo correto?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@albert_emule entendi muito bem explicado obrigado por compartilhar essa informação muito util, agora estou com uma visao muito melhor sobre uma forma e outra obrigado mesmo.

 

Robert

 Outra coisa:

A fonte chaveada não necessariamente precisa ser estabilizada. 

A empresa Yamaha possui um amplificador profissional de 1000W de potência lançado no mercado, que usa uma fonte chaveada sem estabilização. 

 

A fonte só é chamada de chaveada pelo fato de possui um circuito inversor que converte os 60Hz da rede elétrica em 50Khz... 100Khz ou outra freqüência que o projetista escolheu hehehe E o transformador é alimentado com a freqüência alta. 

 

A maioria das fontes chaveadas usadas em amplificadores de módulos automotivos não são estabilizadas.

 

 

Vai um exemplo de fonte chaveada não estabilizada.

O transformador (Trafo) Que está sendo alimentado com 60Hz, apenas alimenta os 12V que o CI precisa para funcionar. 

É um transformador pequeno de 100mA.

 

Já os dois transformadores de alta freqüência podem trabalhar facilmente com até 1000 watts ou mais.  

 

 

ir2153-2x50v-atx-irf840-smps-devresi-v1.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule então no caso do circuito  entra 220v no trafo apenas para alimentar o CI IR2153 com 15v que saem do regulador 7815, o CI 2153 faz a inversão e transforma na frequência que os 2 trafos de ferrite funcionam correto?

porque tem ali escrito -50v nao seria +50 como o de cima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 entendi eu ja tava lendo sobre isso kkk nao aguentei kkk mas com relação aos componentes que eu mandei antes tem como vocês mandarem algum circuito para utilização deles? pois eu nao achei nada na internet e nem no datasheet.

 

2 horas atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

MD1803DFX  e BU2506DX  (acredito q seja um mosfet)

 

TDA1013B e LA42051 (que sao amplificadores de 3W e 5W mas nao encontrei nada na internet mostrando como utilizar os mesmos)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...