Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito anti-curto


Garfield_

Posts recomendados

Boa noite pessoal !!!!

 

Estava eu navegando aqui pelos tópicos, e topei com um artigo interessante , que fala de um circuito anti curto, debatido por vários membros deste Fórum, e se não me engano, foi postado em 11 de janeiro de 2012.

O colega (Mister Nintendo) , postou um circuito muito bom , mas aí vai minha pergunta, "O circuito é um limitador de corrente" ou "Circuito Anti Curto" , falo isso, pois montei o circuito e ele funcionou perfeitamente até certo ponto, mas o que não está batendo, são os cálculos dos resistores de 10k e o outro de 0,2 ohms para 3,5A.

Alguém poderia me ajudar, segue o tópico abaixo:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/909498-fonte-ajustável-0-11-volt-1a/?page=1

 

post-908995-13884961578553.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso no resistor de 10k como tendo um valor muito alto.. Com uma corrente de gate da ordem de 200 uA se teria uma queda de tensão da ordem de 10.000 Ohms x 0,0002A = 0,2 Volts somada aos 0,7 Volts da tensão Vgate, ou seja, seria necessário uma queda de 0,9 Volts sobre o resistor amostrador de 0,2 ohms para acionar o relé. Ora 0,9/0,2 = 4,5 Amperes como corrente da fonte para acionamento do relé.

 

Qual exatamente sua dúvida ainda?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Faller !!!!


Agradeço por me responder !!

 

Veja bem faller, a teoria é uma coisa e na prática a coisa complica um pouco, em testes que fiz no LiveWire, o sistema funcionou perfeitamente, colocando no lugar da resistência de 10k , uma de 2.3k e fazendo os cálculos de corrente cheguei a 0,2 ohms para a segunda resistência para que o relé atracasse em 3,5 amperes.
Pois bem, no LiveWire o sistema funcionou perfeitamente, mas nos testes que fiz em placas de notebook, 19v por 3.3 amperes, ao forçar o curto ou deixar subir os 3.3 amperes , o relé não atraca.
Ao colocar uma resistência maior de 3, 4 ou 5 ohms, o relé atraca, mas como você sabe, com uma corrente muito baixa, impossibilitando que a placa do note starte.
Já refiz os cálculos umas 10 vzs, e nada da coisa funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 minutos atrás, Garfield_ disse:

Ao colocar uma resistência maior de 3, 4 ou 5 ohms, o relé atraca, mas como você sabe, com uma corrente muito baixa, impossibilitando que a placa do note starte.
Já refiz os cálculos umas 10 vzs, e nada da coisa funcionar.

O que será que queres dizer com isso????

Tem de entrar em curto para startar um note???

Onde entra um note ai, numa proteção contra curto circuito????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, o que estou querendo dizer é que, a corrente ao chegar a 3.3 ou 3.5 amperes, o relé deveria atracar para desligar a fonte e evitar a queima do equipamento OU DA FONTE de bancada.

Tem placas tanto de note, quanto de PC, que já vem em curto, e ao espetar a fonte de bancada, ela já sai nos 3.5 amperes, e as ASUS Gamer, já saem em curto com 8 amperes, por isso estou tentando limitar a fonte para 3.5 amperes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Garfield_ disse:

Faller, o que estou querendo dizer é que, a corrente ao chegar a 3.3 ou 3.5 amperes, o relé deveria atracar para desligar a fonte e evitar a queima do equipamento OU DA FONTE de bancada.

Tem placas tanto de note, quanto de PC, que já vem em curto, e ao espetar a fonte de bancada, ela já sai nos 3.5 amperes, e as ASUS Gamer, já saem em curto com 8 amperes, por isso estou tentando limitar a fonte para 3.5 amperes.

Agora espere ai. O cálculo deu 0,2 ohms e ai você, para ajustar coloca 3,4 ou 5 ohms????  De 15 a 25 vezes maior????

 

Isso não é ajuste fino é cegueira de sua parte. Tente algo como 0,3 ou 0,35 Ohms..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hallelujah !!!!!!!!

 

Caso resolvido, e não é cegueira da minha parte não, eu falei desde o início que os cálculos não batiam, mas o sistema todo funcionou da seguinte maneira, ao invés da resistência de 10k, coloquei 220 ohms, e para o segundo resistor  0,40 ohms para um atracamento do relé a +- 3A.

Pelo que percebi, vários fatores podem modificar os valores de cálculo, e não vou entrar no mérito da questão.

Muito obrigado ao amigo Faller, que  dispôs do seu tempo para ajudar outro colega.      

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Garfield_ disse:

Hallelujah !!!!!!!!

 

Caso resolvido, e não é cegueira da minha parte não, eu falei desde o início que os cálculos não batiam, mas o sistema todo funcionou da seguinte maneira, ao invés da resistência de 10k, coloquei 220 ohms, e para o segundo resistor  0,40 ohms para um atracamento do relé a +- 3A.

Pelo que percebi, vários fatores podem modificar os valores de cálculo, e não vou entrar no mérito da questão.

Muito obrigado ao amigo Faller, que  dispôs do seu tempo para ajudar outro colega.      

Agora sim fica mais coerente e cálculo nenhum está errado.. Te falei sobre o resistor de 10k, valor muito alto..

E quanto ao outro resistor, de amostragem, colocares resistores de 3, 4 ou 5 Ohms isso sim estava errado... 0,4 Ohms é perfeitamente coerente e de bom senso...

 

Fico contente que resolvestes teu problema ai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...