Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 6700k skylake ou i7 6800k broawell-e? entenda o contexto.


Posts recomendados

Boa noite caros colegas!

 

Estou montando uma nova máquina, comprei ssd e uma GTX 1070, tudo para aumentar meu rendimento em produção de vídeos, porém minha mobo e processadores são antigos um i7 870 1º geração socket 1156, mas a pergunta é o i7 6700k skylake esta em desempenho próximo ao 4790k, embora o último ganhe em cache, perde na engenharia do skylake que oferece nos novos sockets 1151 a possibilidade de chegar aos 64 GB de memória, talvez este é o máximo que posso sonhar em colocar rs, pois hoje uso o limite da minha placa de que é de 16 GB, Sabendo disso, não sonho tão alto nos 128 GB oferecidos pela arquiteturas do Broadwell, não preciso de tanto, nem gastaria tanto, mas ele tem algo a mais, 6 núcleos e 12 threads, porém clock mais baixo de 3.4 podendo em overclock chegar até 3.8, um pouco menos que a arquitetura skylake que nativo já tem 4.00 de cache.

 

Então para finalidade de edição, render e uso de programas mais voltados para fins profissionais, vale mais a pena, um skylake 6700k ou um BoadWll-E 6800K? Independente da escolha de um ou outro, vou usar uma placa mid da Asus provavelmente uma maximus, vai mudar o socket né, mas o chipset seria z170 para o 1151, ou x99 v3 para 2011.

 

Aguardo opiniões obrigado.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago_Rodrigues acho que tudo depende do orçamento. Se você tem clientes e serviços que logo vão cobrir esse gasto extra, obviamente que é mais "profissional" comprar o i7-6800K e ter um gás extra até mesmo na hora de apresentar um produto em produção para o cliente.

 

Se a grana está contada, ou se o retorno será em longo prazo, acho que o i7-6700K seria mais indicado, pois você economiza não só no processador, mas na placa-mãe, já que as LGA2011-V3 são muito caras, mesmo as de entrada. Mas hexacore é hexacore.

 

Você também pode comprar um bom air cooler e fazer um over (profissa) de 4.4GHz nesse i7-6700K que ele talvez alcance o i7-6800K -- não sei como o Skylake está de over. Obviamente que você também poderia fazer um over no i7-6800K e ficariam elas por elas, mas o overclock é uma solução simples para ter um ganho extra, especialmente nesses programas que usam todos os threads do processador.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago_Rodrigues leve em conta que, no caso da atividade de renderização, os seis núcleos do 6800k renderá mais do que os quatro do 6700k. Agora, tudo é uma questão de investir certo de acordo com o quadro, como ressaltou @Contiusa!

 

Se pensas em investir profissionalmente e tem condições pra isso, invista no 6800k, que é uma plataforma mais cara, mas mais potente, principalmente pra rendereização. Se for esse o caso e optar por uma mobo x99 e um air cooler para o cpu, veja bem o espaço que ele vai ocupar pra baixo, em direção ao primeiro slot pci-e, onde deve ir a vga, pois na maioria, pelo menos que vi até agora, fica muito rente. Air Coolers grandes quase tapam o primeiro slot pci-e. Mas isso não inviabiliza a escolha, é apenas um cuidado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Contiusa disse:

@Thiago_Rodrigues acho que tudo depende do orçamento. Se você tem clientes e serviços que logo vão cobrir esse gasto extra, obviamente que é mais "profissional" comprar o i7-6800K e ter um gás extra até mesmo na hora de apresentar um produto em produção para o cliente.

 

Se a grana está contada, ou se o retorno será em longo prazo, acho que o i7-6700K seria mais indicado, pois você economiza não só no processador, mas na placa-mãe, já que as LGA2011-V3 são muito caras, mesmo as de entrada. Mas hexacore é hexacore.

 

Você também pode comprar um bom air cooler e fazer um over (profissa) de 4.4GHz nesse i7-6700K que ele talvez alcance o i7-6800K -- não sei como o Skylake está de over. Obviamente que você também poderia fazer um over no i7-6800K e ficariam elas por elas, mas o overclock é uma solução simples para ter um ganho extra, especialmente nesses programas que usam todos os threads do processador.

Olá Obrigado pelas dicas, pelo que li, os dois podem ser realizado boost o 6800k de 3.4 para 3.8 e o 6700k de 4.0 para 4.2, não sei exatamente se este processo hoje em dia diminui a vida útil do processador como antigamente, mas é a ser pensado sim, uma coisa dar para perceber um placa básica lga 2011 tem muito mais recursos gerados pelo processador do que uma lga 1151, porém investindo mais, temos também placas similares para o Skylake, mas obrigado pelo comentário.

adicionado 9 minutos depois

@marianoazevedo Boa observação sobre os coolers, sobre os processadores estou tentando acertar com a escolha, embora acredite que os dois são adequados, mas qual teria melhor desempenho, certo? Acho que tem razão sobre o procedimento de render, acho que 6 núcleos podem ser mais eficientes que a velocidade do skylake, mas ainda tenho dúvidas sobre o funcionamento destes no processo, mas esta é a questão, em certos jogos assim como em certos programas, ambos funcionam diferentes e tem resultados hora melhor que o outro, assim o skylake e o Broadwell tem benchmarks que dão resultados para um e outro, dependendo do jogo que usam, mas e o premiere? Acho que dá 6800k, mas ainda tenho que ler um pouco mais sobre.

Obrigado brother.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago_Rodrigues o i7-6800K é mais ou menos 20% mais forte do que o i7-6700K se os dois processadores rodarem em stock, configuração de fábrica (turbo boost habilitado).

 

http://www.anandtech.com/bench/product/1543?vs=1727

 

O turbo boost não deteriora o processador (nunca deteriorou). Se você fizer um overclock mais pesado, aí você corre risco. Mas tubo boost não é igual ao overclock. São duas coisas completamente diferentes.

 

Você pode fazer um overclock no i7-6700K e alcançar o i7-6800K em stock. Mas como você também pode fazer over no i7-6800K, acaba saindo elas por elas.

 

A questão é: vale a pena gastar o dobro em um i7-6800K (o kit acho que sai perto do dobro) para ganhar 20% de desempenho? Se o retorno é garantido -- em outras palavras, quem está 'pagando' por isso é o cliente -- acho que sim, talvez até um i7-6850K. Caso contrário, é um gasto desnecessário e sem o menor custo benefício.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa, valeu pelo gráfico! Sim eu já tenho clientes, faço uso para trabalho, até pensei no 6850k, mas ainda estou vendo se vale a pena um esforço extra por ele, pois apesar de forçar menos ele no turbo boost entrega os mesmos 3.8 em cache que o 6800k, talvez no dia a dia possa usar os 3.4 e deixar para dar o turbo no processo de execução mais pesados, acho né rs, pois mesmo em 3.4 com 16 gb ele vai estar atendendo bem a média demanda. Por isso a dúvida maior pairou entre o 6800k e 6700k, pois em stock tem maiores diferenças e em termos de grana de processador e infra também mudam, não me incomodo em pagar um pouco mais, porém só se de fato tiver maior desempenho, pois no nosso país é difícil pequenos empreendedores investirem em tecnologia, muito pesado! Em alguns países montaria uma boa máquina só com o valor de uma boa placa de vídeo daqui. 

adicionado 12 minutos depois
9 minutos atrás, Thiago_Rodrigues disse:

@Contiusa, valeu pelo gráfico! Sim eu já tenho clientes, faço uso para trabalho, até pensei no 6850k, mas ainda estou vendo se vale a pena um esforço extra por ele, pois apesar de forçar menos ele no turbo boost entrega os mesmos 3.8 em cache que o 6800k, talvez no dia a dia possa usar os 3.4 e deixar para dar o turbo no processo de execução mais pesados, acho né rs, pois mesmo em 3.4 com 16 gb ele vai estar atendendo bem a média demanda. Por isso a dúvida maior pairou entre o 6800k e 6700k, pois em stock tem maiores diferenças e em termos de grana de processador e infra também mudam, não me incomodo em pagar um pouco mais, porém só se de fato tiver maior desempenho, pois no nosso país é difícil pequenos empreendedores investirem em tecnologia, muito pesado! Em alguns países montaria uma boa máquina só com o valor de uma boa placa de vídeo daqui. 

Corrigindo só uma informação ví que o tubo boost do 6850 vai até 4.0, então é mais rápido mesmo, tenho que pesquisar a média de preço para não inflacionar meu investimento rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visando jogos = i7 6700k

 

Visando uso profissional e/ou jogos e mais desempenho Multi-Thread = i7 6800k[

 

Jogos atuais não rodam melhor em processadores com mais poder de multi processamento devido a defasagem das apis, engines otimizadas ainda para as antigas apis, poucos programadores experientes em apis da baíxo nível para pc neste inicio de geração DX 12 e Vulkan, o que manda em jogos é i7 quad-core e HT + ipc alto + clock alto + maior desempenho Multi-Thread desde que seja 4 núcleos + HT.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 29/10/2016 às 23:36, RS Faria disse:

 

 

Creio que dependa bastante do caso.. E ele tá usando um 6900k, que tem 2 núcleos e 4 threads a mais.. 

 

 

@Thiago_Rodrigues

 

Veja o vídeo acima..

Então, este já sobe muito o custo, o 6850k já subiria bastante, o 6850 já é muito top, quanto a este (6850k) nem tinha dúvidas,. até porque no turbo boost 3.0 ele chega até 4.0 de clock sem fazer overclock, agora o 6800k já era mais proximo em alguns aspectos com o Skylake 6700k, minha dúvida era se valia a pena pelo investimento no socket 2011 que tem peças mais caras, mas pelos reviews que vi até vale a pena, porém esta ali, tem que ser para uso de programas de edição e tal, pois para jogo a diferença é bem pouca, aí não valeria a pena mesmo. No Turbo bost 3.0 ele vai até 3.8, tem gente fazendo 4.0 no overclock, mas não sei se ficar no over é uma boa ideia também, não costumo fazer, não sei se vale. Mas amigo, agradeço mesmo que tenha opinado, aqui no Brasil é muito caro investir em hardware, por isso temos que pesquisar muito em forúns, pois para fazer upgrade tem que ser tiro certo.

adicionado 4 minutos depois

@OCCT Sim. acho que em tudo, mas este já é muito caro, pensei ainda no 6850k, mas também foge muito do orçamento, daria para comprar quase dois 6700k rs, então vou arriscar no 6800k com placas com tecnologia para turbo boost 3.0 ele chega até 3.0 sem overclok, tem gente que faz over para 4.0 ficaria igual o nativo 6700k no clock, mas não sei se força demais, não sei se da para confiar, creio que no 3.8 no turbo boost já entrega muito, uso mais programas de edição. Valeu por opinar, sempre ajuda, aqui no Brasil temos que pesquisar e saber muito para não errar no investimento do upgrade que é bem alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago_Rodrigues

 

Era só pra você ter noção do desempenho, dessa linha de CPUs, não uma sugestão de compra... Pro seu caso, vale esse post..

 

Em 26/10/2016 às 21:11, Contiusa disse:

acho que tudo depende do orçamento. Se você tem clientes e serviços que logo vão cobrir esse gasto extra, obviamente que é mais "profissional" comprar o i7-6800K e ter um gás extra até mesmo na hora de apresentar um produto em produção para o cliente.

 

Se a grana está contada, ou se o retorno será em longo prazo, acho que o i7-6700K seria mais indicado, pois você economiza não só no processador, mas na placa-mãe, já que as LGA2011-V3 são muito caras, mesmo as de entrada. Mas hexacore é hexacore.

 

Reveja o vídeo e pese bem essa questão..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também estou com a mesma dúvida do Thiago, qual plataforma pegar neste momento em que vou montar uma máquina nova...6700k ou 6800k...sendo z170 ou x99...

único medo é lançarem os novos chipsets 200 da intel e junto anunciarem os substitutos do x99...aí eu desanimo de comprar x99...pois estou quase pegando um 6800k 

se alguém souber a respeito e puder falar aqui, eu agradeço, e desculpe-me thiago, por usar o seu tópico para sanar minhas dúvidas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...