Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como criar rede para mais de 100 dispositivos?


Posts recomendados

Olá amigos,

 

Enfrento um problema chato...

 

Tenho uma rede em um salão de eventos e quando está tendo algum evento normalmente se tentam se conectar na rede algo em torno de 100 dispositivos. 

 

Roteadores comuns como D-Link ou TP-Link suportam somente 30 conexões simultâneas. 

 

Eu comprei um Ubiquiti UniFi UAP-AC-LITE achando que isso resolveria meus problemas pois sei que ele aguenta mais de 100 conexões wireless simultâneas.

 

Acontece que somente agora descobri que esse UniFi não vem com servidor DHCP ou seja ele não tem a capacidade de "fabricar" e distribuir IP's. Ele apenas faz a ponte de conexão wireless com o IP fornecido por um roteador, switch ou servidor.

 

E como disse acima os roteadores de tenho liberam no máximo 30 IP's por DHCP.

 

Agora vem a dúvida real...

 

Existe algum roteador ou switch que tenha um servidor DHCP que libere 100 ou mais IP's ?? Ou a solução seria somente um PC rodando um servidor DHCP nele ? 

 

Tenho preferência pelo roteador ou switch por causa de otimização de espaço, não temos espaço pra colocar um PC na "central de comando" do salão.

 

Sou leigo quando o assunto é rede robusta ou corporativa. Redes domésticas eu até que me viro bem. 

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mesmo que comercialmente um AP diga que suporta 100 conexões eu não sugiro o uso.

 

No geral muitos dispositivos usam 802.11n, mas por causa da compatibilidade com 802.11g a largura fica em 20Mhz.

Então você consegue cerca de 35 Mbps reais por AP, se considerar 100 clientes, são 350 kbps por cliente. Isto estou considerando o melhor caso, que todos os clientes sejam 802.11n e no melhor perfil, como isto é raro ocorrer a velocidade tende a cair muito quando possuem muitos clientes, porque o cliente mais "simples" dita o ritmo de toda a rede.


Você pode usar um RB com MK para gerenciar seu DHCP. Outra opção é usar por exemplo um roteador melhor que aceite um firmware de terceiros como OpenWRT, dd-wrt, etc que também possibilitaria o DHCP grande.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Dwatashi!

 

Instalei o firmware DD-WRT em um TP-Link TL-WR841N pra ver o que dá. Configurei o limite DHCP para 150 só pra ver até onde ele vai. Vou esperar o próximo evento e monitorar os resultados. Se der certo posto aqui pra ficar registrado o sucesso.

 

Desculpe a ignorância, mas o que seria "usar um RB com MK para gerenciar meu DHCP" ??

 

Valeu amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...